Contratar desenvolvedores é um dos principais desafios nas empresas, seja ela de tecnologia ou não. Isso acontece porque esse tipo de profissional está cada vez mais procurado e, consequentemente, se tornou raro encontrar um candidato com perfil ideal para preencher uma vaga.
Embora existam inúmeras plataformas de busca e recrutamento na internet, encontrar o desenvolvedor perfeito é uma tarefa difícil para profissionais de RH, mas não totalmente impossível.
Entrevistamos a Talita Galanti, Tech Recruiter na UDS, para entender mais a fundo as dificuldades e os segredos para contratar bons desenvolvedores.
Qual o maior desafio na hora de contratar desenvolvedores?
Talita Galanti: quando falamos em contratações no contexto de tecnologia, sabemos que estamos diante de um enorme desafio, principalmente, se olharmos especificamente para os desenvolvedores de software.
As vagas abertas estão a todo vapor para suprir as demandas tecnológicas das empresas, e empresas de diversos setores passaram também a disputar esses profissionais, o que trouxe uma competitividade ainda mais acirrada.
Com esse cenário, as organizações enfrentam diversos pontos a serem transpostos nessa maratona por talentos especializados, sejam eles relacionados ao mercado ou a fatores internos da própria empresa.
Destaco, portanto, os tópicos que mais impactam na hora de contratar desenvolvedores:
- Falta de conhecimento técnico para encontrar e identificar os perfis dos profissionais adequados para a vaga.
- Capacidade de atrair e engajar candidatos qualificados e experientes para o processo.
- Conseguir equilibrar conhecimentos técnicos com skills comportamentais ao abrir uma posição no time.
- Ser capaz de estruturar processos de recrutamento e seleção ágeis e eficazes.
- Não fornecer informações claras sobre o processo e sobre a vaga.
Como tornar uma vaga atrativa?
Talita Galanti: a divulgação de uma vaga é uma das principais etapas de recrutamento e seleção. Precisa ser bem estruturada para ser atrativa e alcançar os talentos certos para a organização.
Por isso, ter uma comunicação clara e objetiva é uma peça chave na atração dos melhores talentos, principalmente, na área de tecnologia. Um bom descritivo de vaga traz informações suficientes para que a pessoa candidata entenda quais os conhecimentos serão necessários nas tarefas do seu dia a dia e também conheça a cultura da empresa.
Portanto, ressalto alguns pontos que não podem faltar para contratar desenvolvedores bem qualificados:
- Elabore um bom título.
- Descreva os requisitos técnicos obrigatórios.
- Descreva requisitos desejáveis, ou seja, aquele algo a mais.
- Faça uma breve descrição do contexto das atividades a serem desenvolvidas.
- Conte os desafios técnicos da vaga.
- Descreva os benefícios oferecidos.
- Não deixe faltar os elementos da cultura organizacional: foco de atuação, setor, projetos, frameworks de agilidade, estrutura dos times etc.
Resumindo, o descritivo precisa trazer informações suficientes para chamar a atenção sem ser excessivamente longo. Outro ponto importante é a escolha estratégica dos canais de comunicação das vagas. Esse aspecto também interfere na forma como a mensagem será transmitida e no tipo de abordagem. Para uma escolha assertiva, tenha em mente onde estão os talentos que você procura.
Você tem dicas para tornar o processo seletivo mais ágil?
Talita Galanti: um processo seletivo ágil é capaz de trazer excelentes talentos para o time, melhorar os resultados e, como consequência, aumentar a satisfação do cliente.
Para isso, destaco 5 dicas essenciais para transformar positivamente o seu processo de seleção de talentos:
1) Mapeie a sua demanda: entenda qual profissional o seu time precisa, dimensione quantos talentos serão necessários para atender o seu projeto, qual a senioridade exigida e, por fim, em qual prazo a posição precisa ser preenchida.
2) Elabore um bom descritivo das vagas: indique quais as qualificações técnicas são mandatórias para a posição aberta, descreva quais serão as responsabilidades atribuídas, destaque o diferencial da empresa, os pontos positivos da cultura, benefícios e projetos.
3) Defina quais estratégias de recrutamento serão adotadas: recrutamento interno ou externo; time próprio de recrutamento ou consultoria especializada; quantas etapas irão compor o processo e quem serão as pessoas envolvidas.
4) Escolha os canais de comunicação: página de carreiras, mídias sociais, eventos, entre outros.
5) Mantenha a comunicação com o time de recrutamento: atue como um parceiro do time de recrutamento, acompanhando as evoluções dos processos e comunicando qualquer alteração nos objetivos previamente estabelecidos.
Lembre-se que um pequeno detalhe pode alterar completamente as buscas pelo talento ideal, fazendo o ciclo recomeçar da estaca zero e, por consequência, atrasar todo o seu planejamento.
Norteado por esses pontos, será muito mais fácil trazer agilidade para tornar o seu processo ainda mais eficiente.
Como a UDS faz para contratar desenvolvedores de forma ágil e eficaz?
Talita Galanti: aqui na UDS, contamos com um processo estruturado, composto por etapas que garantem os melhores resultados tanto para os nossos clientes quanto para as pessoas candidatas.
Através de um atendimento totalmente customizado, entendemos qual demanda de profissionais precisa ser atendida e em qual prazo, e mapeamos as skills técnicas e comportamentais ideais para o preenchimento da posição.
Com essas informações em mãos, endereçamos ao nosso time de recrutadores especializados que farão a busca ativa dos perfis desejados, entrevistas, pareceres técnicos e o acompanhamento do talento durante todo o processo.
Além disso, contamos também com uma inteligência artificial que otimiza a busca pelos talentos mais aderentes.
Tudo isso contribui pra termos resultados assertivos e vagas fechadas em menos tempo.
Como aprendemos, contratar desenvolvedores tem seus desafios e fatores diferentes impactam no sucesso. Lembre-se de focar em um processo bem estruturado, utilizar tecnologias disponíveis e seguir todas as etapas que tornam o processo seletivo mais ágil.
Quer se aprofundar no tema e receber mais conteúdos como esse em primeira mão? Assine agora a nossa newsletter de tecnologia e inovação.