Aqui você vai encontrar:

* A escolha da empresa certa é fator-chave no sucesso do projeto.
* Defina seus objetivos e orçamento disponível
* 6 aspectos cruciais que a empresa precisa ter: prova social, cases confiáveis, processos sólidos para cumprir prazo e qualidade, metodologia transparente, UX design excelente e custo-benefício.
* Alguns aspectos que fazem a parceria ir além: velocidade para início, sustentação após o lançamento, flexibilidade para aumentar ou reduzir equipes ágeis.

Escolher uma empresa de desenvolvimento de software para um novo projeto é uma decisão importante e às vezes difícil de tomar. A empresa certa vai oferecer um suporte inestimável na construção do seu produto e será um fator-chave para o sucesso. 

Além disso, é uma relação que vai fazer parte dos seus negócios nos próximos meses e talvez até anos. Por isso, é preciso avaliar alguns aspectos importantes.

Neste artigo você vai saber como escolher uma empresa de desenvolvimento de software, com dicas importantes para tomar a decisão mais adequada para o seu projeto.

ANTES da sua busca, a primeira coisa a fazer é saber exatamente o que você deseja da empresa. Para isso, defina e anote suas ideias, requisitos e faça um escopo de trabalho. Lembre-se de especificar o orçamento disponível para o projeto.


5 aspectos importantes na escolha de uma Empresa de Desenvolvimento de Software

Agora que você já sabe o que deseja, é hora de escolher a software house que melhor se adapta ao seu novo projeto. As dicas a seguir são úteis para tornar a busca mais confiável e facilitar o “match”.

1. Verifique a prova social da empresa de TI

Confira se a empresa já trabalhou com marcas relevantes no mercado que exigem alto nível e se já participou da criação de projetos complexos. 

Vale a pena conferir se a empresa já implementou com sucesso projetos que tenham semelhanças com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio. Visite o site e analise a seção de casos de sucesso (cases). Se houver projetos semelhantes à sua ideia, é um bom sinal.

Também vale analisar as avaliações sobre a empresa no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram. Também veja se a empresa possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia.

2. Analise a experiência da empresa de TI

Aqui, você pode ir um pouco além da prova social: procure também por certificações que asseguram a qualidade dos processos. 

Escolha uma software house que também dispõe de profissionais especializados e experientes em solucionar problemas complexos de tecnologia e que atuam em projetos de alto nível de exigência utilizando metodologias ágeis

3. Qual o nível de confiabilidade do time?

Enfim, se você já escolheu a empresa e o perfil de seu negócio combina com o dela. Agora é o momento do meeting.

Durante o encontro, uma software house de qualidade vai fazer perguntas específicas e precisas sobre o seu projeto para obter o máximo de informações. A equipe também pode perguntar coisas nas quais você nem pensou e até mesmo apontar erros em seu projeto. Quanto mais detalhadas forem as perguntas, mais confiável é sua nova parceira de negócios.

Alguns pontos importantes que comprovam a confiabilidade do time:

  • Garantem qualidade? Como?
  • Qual a garantia de entrega no prazo?
  • Como são as etapas do trabalho? 
  • Como o cliente acompanha os indicadores do projeto? 
  • Como lidam com problemas e mudanças no escopo?

4. Saiba avaliar os preços dos serviços de uma software house

É natural que o preço do projeto seja o fator decisivo na hora da escolha, mas preço mais baixo não significa a melhor solução.

Estimativas muito abaixo do valor cobrado pelo mercado podem significar que todo o processo de desenvolvimento é de baixa qualidade, com pouca ou nenhuma senioridade no time e até mesmo falta de experiência. 

Mais à frente, isso vai gerar problemas no funcionamento do produto acabado.

Resultado: a economia inicial se transforma em custos de reparos, além de comprometer o prazo de entrega e exigir constante manutenção. 

Se o orçamento é limitado, divida o projeto em etapas ou comece com um MVP. É melhor desenvolver um bom MVP com um parceiro experiente do que desenvolver um escopo completo mais barato de baixa qualidade.

5. Procure por garantias concretas de entrega

Uma parceria transparente poupa desgastes desnecessários e oferece o controle total sobre o projeto em cada etapa. A empresa de desenvolvimento de software deve ter um excelente processo de comunicação com o cliente, assim como ser altamente transparente sobre o andamento do projeto, apresentando indicadores e entregas frequentes (semanais ou quinzenais) do produto/MVP. Esses fatores precisam ser levados em conta ao escolher um parceiro de software para a sua demanda.


A parceria de desenvolvimento de software não termina aqui

Pense no futuro! A empresa de TI tem uma equipe abrangente de especialistas em produtos digitais? Possui velocidade para dar início rapidamente ao projeto? São flexíveis o suficiente para fazer as alterações necessárias ao longo do projeto? Será capaz de oferecer sustentação após o lançamento? 

Importante fazer tais perguntas. 


Outros aspectos que você não deve ignorar

Além de todos os aspectos técnicos e comerciais do projeto, preste atenção ao fator humano. É importante que durante as conversas com a equipe da software house haja confiança mútua; ou seja, é preciso existir reciprocidade como em qualquer relação humana de qualidade.

Pensa em contratar uma empresa de desenvolvimento em São Paulo? Nem sempre a solução ideal está nos grandes centros. Com a normalização do trabalho remoto, as empresas que buscam serviços e soluções de TI estão se voltando para outros estados, economizando até metade dos recursos que gastariam. 


Cuidados antes de fechar o contrato

Errar na escolha da empresa de desenvolvimento de software ou na hora de assinar o contrato pode custar caro.

Para minimizar esses riscos, observe:

  • O preço dos serviços está baixo demais? Se a resposta for sim, suspeite.
  • Prazos curtos fora da realidade. 
  • O contrato garante que os direitos autorais do código-fonte serão da sua empresa?
  • As condições de comunicação permitem que você converse com os tomadores de decisão ou seja atendido rapidamente em caso de problemas?
  • A empresa não está tentando forçar a escolha de uma tecnologia ou solução que pode ser arriscada para você?
  • Oferece garantias de qualidade e prazo? 
  • Possui escopo de trabalho bem definido?

Procurando uma empresa especialista em desenvolvimento de software, web e app?

Nós somos especialistas em desenvolvimento de software para grandes líderes do mercado e estamos entre as três melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas e entender como podemos acelerar o seu projeto.

Leave A Reply