Adotadas por empresas como Uber, Netflix e Airbnb, as metodologias ágeis trazem maior alinhamento entre a equipe envolvida, mas as vantagens vão muito além disso. 

A metodologia ágil é uma maneira de lidar com um ambiente incerto e turbulento, é a capacidade de responder rápidos às mudanças e, mesmo assim, ter sucesso. Algo extremamente importante nos dias de hoje, certo?

Cada vez mais organizações utilizam metodologias ágeis para lançar produtos de sucesso, otimizar processos e aumentar a eficiência do seu time.  

Utilizadas primordialmente para o Desenvolvimento Ágil de Software, as metodologias ágeis também são utilizadas por empresas de outros setores como marketing, extração de petróleo (Noble Energy), planejamento de eventos (Redgate), desenvolvimento de produtos (LEGO Digital Solutions) e finanças (LMAX Exchange).Ou seja, a metodologia ágil é útil em qualquer projeto onde exista um time com o objetivo de entregar valor rápido ao cliente através do desenvolvimento de um produto ou da prestação de um serviço.


Metodologia Ágil na prática 


Alistair Cockburn sugeriu que uma metodologia é o conjunto de convenções que uma equipe concorda em seguir. Isso significa que cada equipe terá sua própria metodologia, que pode ser diferente em pequeno ou maior grau de todas as outras equipes. Assim, as metodologias ágeis são as convenções que uma equipe escolhe seguir levando em consideração os valores e princípios ágeis

Quer conhecer esses valores e os benefícios de aplicar as metodologias ágeis em sua empresa? Continue a leitura!


Leia também:
- Manifesto Ágil: os 12 princípios para o Desenvolvimento Ágil de Software

Quais as vantagens das metodologias ágeis para empresas?

Se você deseja que a sua empresa viva na prática a cultura ágil, faça e estimule as pessoas a fazerem a seguinte pergunta: “Como podemos estruturar e operar nossa organização de maneira que nos permita criar e responder às mudanças e lidar com a incerteza?”. 

Para que as pessoas de uma organização operem com uma mentalidade ágil, é importante o apoio de toda a organização. 


Confira as 6 vantagens das metodologias ágeis:

1. Entregas ágeis

Os projetos que seguem metodologias ágeis têm seus ciclos reduzidos com entregas mensais ou até mesmo semanais. Isso garante agilidade ao desenvolvimento e possibilita feedbacks do cliente em cada etapa, além de possibilitar que tome decisões baseadas nas entregas parciais.

A possibilidade de lançar produtos de sucesso em menor tempo é uma vantagem competitiva enorme. 

2. Previsibilidade e controle do projeto

O fato das entregas terem um tempo determinado e obedecerem a um cronograma traz previsibilidade, facilitando o planejamento de forma geral e o gerenciamento de recursos.

Os relatórios diários de progresso, a forte transparência, constante feedback e recursos de controle de qualidade reforçam ainda mais o sucesso da entrega final. 

O Scrum, por exemplo, é um framework padronizado para gerenciamento de projetos que estrutura o trabalho em sprints, ou seja, em ciclos de intervalos definidos (geralmente duas semanas a 30 dias), pontuados por reuniões retrospectivas que ajudam a manter as tarefas em movimento. 

Cada sprint é dividida em tarefas predefinidas que devem ser concluídas antes da próxima sprint, o que permite analisar desempenho e planejar corretamente.

3. Adaptabilidade

A estruturação do projeto em etapas permite que a empresa que desenvolve o sistema possa atuar rapidamente em caso de imprevistos e adicionar recursos ao produto antes da conclusão do desenvolvimento.

Quando realmente conseguimos implementar os princípios ágeis no projeto, a sua capacidade de adaptação e flexibilidade são incomparáveis. 

Em outras metodologias tradicionais de gerenciamento de projetos, as mudanças são muito mais demoradas e caras.

4. Qualidade Superior

Testes constantes são aplicados ao software para que o desempenho e a segurança sejam continuamente aprimorados. 

Além disso, as entregas ágeis e feedbacks constantes permitem que as falhas sejam identificadas e corrigidas já nos primeiros estágios do processo, aumentando a qualidade do produto final e criando soluções mais completas.

Em um cenário como esse, as equipes multidisciplinares continuam evoluindo rapidamente e aprendendo com os erros para entregar uma solução cada vez melhor.

5. Equipes menores e mais independentes

Equipes ágeis são menores e mais independentes: esta descentralização facilita o gerenciamento, diminui a burocracia e confere mais autonomia a cada profissional para buscar soluções e identificar falhas.

A autogestão estimula a satisfação do time e a inovação, então eles são mais propensos a propor soluções alternativas. Além disso, a constante comunicação entre a squad e os clientes em todas as fases do desenvolvimento do produto ajuda a evitar surpresas no estágio final e torna a equipe mais confiante.

Leia também: 
- O que é Squad? Veja as vantagens para a sua empresa

6. Personalização/Customização

A interação empresa/cliente ao longo de todo o desenvolvimento do produto, é uma peça fundamental: o produto será embasado nas necessidades do cliente e oferecerá soluções relevantes e customizadas.

Afinal, o primeiro princípio ágil já coloca a satisfação do cliente como o valor mais relevante.

Pense na metodologia ágil como um mindset. Quando incorporamos os princípios e valores ágeis na empresa, conseguimos entender com mais facilidade como respondemos às mudanças e lidamos com as incertezas de maneira mais assertiva. 


Desenvolvimento de software sob medida com metodologias ágeis

Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida para líderes de mercado e fomos considerados pela Clutch uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina. 

Além de priorizar metodologias ágeis, um dos nossos princípios é desenvolver projetos em total colaboração com o cliente, garantindo não só agilidade na entrega, mas também uma gestão participativa durante todo desenvolvimento.

Já ajudamos empresas como C&A, DHL, Brastemp, Calvin Klein e outras a desenvolver sistemas e aplicativos de forma ágil. Fale agora com um especialista.

Leave A Reply