Lançar com sucesso novos produtos é um desafio gigantesco para qualquer tipo de negócio. Não existe fórmula mágica, muito menos um caminho único correto, mas existem metodologias ágeis capazes de ajudar a tornar esse processo muito mais assertivo e menos custoso para as empresas. 

O MVP é uma dessas. Entenda agora o que é, seus benefícios e a importância no Desenvolvimento de Software. 

Na imagem, a maneira certa e errada de criar o MVP, o mínimo produto viável, em um desenvolvimento de software sob demanda.
Fonte: Business Model Analyst.

O que é MVP?

Basicamente, um MVP ou mínimo produto viável, é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento

O objetivo é apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto. Dessa forma, o time saberá o que está faltando no produto e quais são seus pontos fortes e fracos

O MVP é capaz de provar (ou não) se a sua ideia inicial terá sucesso no mercado.

Paulo Cheles, CGO da UDS Tecnologia

Lean Startup e MVP

O MVP é um conceito do Lean Startup, livro onde são explorados um conjunto de processos para desenvolver produtos junto ao desenvolvimento ágil de software

Eric Ries, criador do conceito, enfatiza que o MVP mostra se os clientes comprarão, de fato, o seu produto. A versão deve ser capaz de coletar a quantidade máxima de aprendizado com o mínimo de esforço. 

A técnica já ajudou empresas gigantes como Apple e Facebook a se consolidarem com o mínimo de recursos, inicialmente. 

Essas são as principais características de um bom Mínimo Produto Viável: 

  • Oferece valor suficiente para os usuários desde o início;
  • Mostra seus benefícios futuros para atrair os primeiros usuários;
  • Gera feedback valioso para orientar o desenvolvimento.
Na imagem, como se chega ao MVP, o mínimo produto viável, em um desenvolvimento de software sob demanda.
Fonte: Business Model Analyst.

Quais as vantagens do MVP no Desenvolvimento de Software

O novo produto é introduzido no mercado com características básicas, mas suficientes para chamar a atenção dos consumidores. Além disso, o produto final é lançado no mercado somente após receber feedback suficiente dos usuários iniciais do produto e essa é a principal vantagem da construção de um MVP no desenvolvimento de software. 

Entender o interesse do cliente em seu produto antes de desenvolvê-lo totalmente pode ser valioso e definir o sucesso da sua empresa nos próximos anos. 

Quanto antes você entender a viabilidade do seu produto, menos dinheiro e esforço você gastará em um produto que não terá aderência no mercado. 

Quando olhamos para o Desenvolvimento de Software, especificamente, o MVP pode ser a solução perfeita, já que nem todo negócio tem as condições adequadas para criar um software do zero no início.

O Airbnb é um exemplo clássico disso: os fundadores decidiram usar o próprio apartamento para validar a ideia de aluguel de curto prazo. Com um site simples, publicaram fotos e detalhes do imóvel para locação curta e encontraram usuários rapidamente.

Outro exemplo é a Calvin Klein: partimos de dinâmicas de Design Sprint para criar um MVP de alta fidelidade. Em apenas 1 semana, nosso cliente tinha em mãos o design final do seu app para começar a validá-lo. Confira o processo:

A sua equipe pode recorrer ao MVP se precisa:

  • Desenvolver e lançar um produto o mais rápido possível.
  • Testar uma ideia com usuários reais antes de fazer grandes investimentos financeiros.
  • Compreender o que é viável no produto e o que deve ser descartado.

4 dicas para criar um MVP de sucesso

  1. Quais são as hipóteses que precisam ser validadas? Esse é o principal objetivo da construção de um MVP, portanto, é a primeira pergunta!
  2. Benchmark do que já funciona no mercado: aprender com o erro de outros economiza tempo de desenvolvimento e dinheiro.
  3. Ter a persona clara definida e aprender o máximo possível sobre o seu universo determinará o sucesso do que está tentando vender para ela.
  4. Trabalhe com squads ágeis. Se você ainda não tem um time multidisciplinar de especialistas para a construção do seu MVP, precisará contratar esses profissionais internamente ou terceirizar com uma consultoria experiente de Hunting em TI como a UDS.

Veja na prática, como fica, neste post que fizemos no nosso Instagram:

Após desenvolver, iterar, coletar feedbacks e analisar as métricas, você poderá decidir lançar o produto real no mercado ou mudar a rota e traçar uma nova estratégia. 


Desenvolvimento ágil de software 

Precisa criar um produto de sucesso? Somos parceiros no desenvolvimento de software customizado de alta qualidade para grandes empresas. Cuidamos de todas as etapas de desenvolvimento de um projeto, incluindo o MVP, com equipes ágeis altamente especializadas. 

Preencha agora o formulário para bater um papo com um de nossos especialistas.

Leave A Reply