/Blog

Como surgiu o desenvolvimento de software e por quê?

Vamos destrinchar mais acerca desse universo e contar como surgiu o desenvolvimento de software; sua história, quando e porque surgiu essa necessidade.

A área de desenvolvimento de software é vasta, lucrativa e em franca expansão.

Os investimentos em software atingiram a marca de 517 milhões de dólares só em 2021, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior.

Statista

O cenário brasileiro acompanha a tendência mundial: o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021”, realizado pela ABES – Associação Brasileiras das Empresas de Software com dados do IDC, mostra que a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de US$ 13 bilhões apenas em software.

Portanto, não é difícil entender as razões deste crescimento: as demandas tecnológicas cresceram após a pandemia da Covid-19 e muitos procedimentos presenciais hoje ocorrem mediados por softwares.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Como surgiu o desenvolvimento de software?

Primeiramente, o software foi desenvolvido para atender às necessidades dos primeiros programadores de computador. Até mesmo os computadores mais modernos de hoje, não entendem nenhum tipo de linguagem humana. 

Bom, o marco zero da história dos softwares possui algumas controvérsias: alguns estudiosos consideram o primeiro software criado em 1948 por Tom Kilburn e Freddie Williams na Universidade de Manchester (especialmente por ser o primeiro armazenado em memória eletrônica), em um computador batizado de Manchester Baby.

Kilburn e Williams desenvolveram colaborativamente um dispositivo de armazenamento baseado em um tubo de raios catódicos e capaz de armazenar somente um bit.

Em dezembro de 1946 Williams entrou para a Universidade de Manchester, e recrutou Kilburn. Os dois desenvolveram a tecnologia de armazenamento, e, em 1948, Kilburn colocou a ideia em um teste prático na construção da Small-Scale Experimental Machine, que tornou-se o primeiro computador com armazenamento de programas a executar um programa de fato, em 21 de junho de 1948.

Posteriormente, Kilburn desenvolveu colaborativamente o Ferranti Mark I, o primeiro computador comercial. Nas três décadas seguintes, Kilburn liderou o desenvolvimento de uma sucessão de computadores de Manchester, como o Atlas e o MU5. Para alguns assim foi como surgiu o desenvolvimento de software.

Há controvérsias

Porém, o conceito de software já existia: o primeiro algoritmo de computador foi criado por Ada Lovelace no século XIX. Por essa razão muitos consideram Ada como a primeira programadora. 

Ada começou a trabalhar com o cientista Charles Baddage e participou do seu projeto da “Máquina Analítica”, que tinha como objetivo criar uma máquina capaz de imprimir cálculos matemáticos. 

Ada percebeu todo o potencial desta máquina, considerando que ela seria capaz de processar outras informações além de números, como notações musicais e artísticas.

Em 1843, Lovelace traduziu uma publicação do engenheiro e matemático Luigi Menabrea, sobre a máquina de Baddage, adicionando a ela anotações de sua autoria. É nesta publicação que se encontra o “primeiro algoritmo da história”, que computava os números de Bernoulli.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Os primeiros computadores

O ensaio “Sobre números computacionais” de Alan Turing publicado em 1936 foi a primeira teoria moderna dos softwares.

Os primeiros computadores apareceram entre o final da década de 40 e os anos 50: a programação era realizada através de cartões perfurados representando código binário (0 e 1). Posteriormente foram substituídos por fitas magnéticas.

Os softwares foram essenciais para o Programa Apollo nos anos 60, que levou a humanidade para a Lua: foram usados para programar os módulos de aterrissagem. Uma das principais programadoras do Programa Apollo foi a americana Margaret Hamilton (também criadora do termo “engenharia de software”).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Os primeiros softwares disponíveis

O advento dos microcomputadores nos anos 70 fizeram com que aparecessem os primeiros softwares disponíveis comercialmente, a primeira empresa a distribuí-los para o cliente médio foi a IBM.

Um dos primeiros sistemas operacionais foi o MS-DOS, o sistema operacional usado por muitos dos primeiros computadores IBM.

O MS-DOS proporciona um modo de se dizer ao computador qual o programa ou comando que se deseja executar, onde ele encontrará este programa ou comando e o que ele deve fazer com ele.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

O futuro do desenvolvimento de software

O armazenamento dos programas em disquetes (floppy disk) foi dando lugar ao CD-Rom e posteriormente às tecnologias em nuvem. As linguagens de programação que inicialmente eram códigos binários (que ainda são utilizados) foram se tornando mais acessíveis e diversificadas.

Nesses mais de 100 anos de história, muitos conceitos e tecnologias se mantiveram e outras se tornaram obsoletas. O fato é que os softwares continuaram a evoluir até o formato que conhecemos hoje.

Com os computadores e a tecnologia desempenhando um papel tão importante em nossas vidas – além do crescimento iminente da Internet das Coisas (IoT) – há poucas dúvidas de que o software continuará a moldar nossa sociedade. 

Inclusive, diversos analistas acreditam que estamos agora mesmo no meio de uma quarta revolução industrial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Conseguiu entender como surgiu o desenvolvimento de software? Quer saber mais curiosidades do mundo da tecnologia? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse? 

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.