Ir para o conteúdo

/Blog

  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
Menu
  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS
Menu
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS

Neste post

Habilidades esperadas do profissional de TI

  • Paulo Cheles
  • 19 de outubro de 2018
  • Carreiras e TI

Inteligência artificial, big data, internet das coisas e blockchain são algumas das soluções em ascensão que aquecem o mercado de Tecnologia da Informação (TI). A estimativa do Gartner é que, até o fim de 2018, os gastos com TI cheguem a 3,7 trilhões de dólares, um crescimento de 6,2% em comparação ao ano passado. Por consequência, a demanda por profissionais acompanha esse crescimento. Mas, com todas as mudanças do mercado, quais serão as habilidades que se espera do profissional de TI?

Robert Half, empresa de executive search, destaca em seu Guia Salarial 2019, que o perfil e as competências valorizadas pelas empresas mudou, junto com as atualizações dos sistemas.

Assim sendo, o típico profissional introspectivo, que não se comunica bem, está com os dias contados, segundo o relatório, que afirma que esse estereótipo não reflete o momento atual da área.

Afinal, o departamento de TI ganhou espaço nas organizações, deixando de ser visto apenas como suporte. A competitividade e automação de tarefas o tornou vital e estratégico. Para interagir com outros setores a comunicação é requisito básico e agrega valor ao profissional.

Além disso, listamos outras quatro habilidades que valorizam o currículo do profissional de TI e estão sendo buscadas pelos recrutadores.

Leia também:
- Hunting TI: o que é e como ter sucesso
- Como a UDS faz alocação de profissionais de TI

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

1. Big data e análise de dados

  • Juntos, big data e analytcs devem somar 8,5 bilhões de dólares até 2023, só no mercado latino-americano. Nesse sentido, a previsão da Frost & Sullivan é de que as possibilidades deste tipo de solução serão cada vez mais relevantes para o mundo corporativo.
  • Afinal, saber analisar dados de diferentes origens, possibilita definir perfis de comportamento, desenvolver novos projetos a partir da avaliação de históricos, e condensar relatórios com indicadores estratégicos essenciais para a tomada de decisão.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

2. Conhecimento em aplicativos

  • Em virtude do crescente e significativo uso de aplicativos o uso de dados aumentou consideravelmente. Esse recurso é essencial para complementar a estratégia omnichannel que vêm ganhando destaque em companhias de diferentes setores.
  • Sem dúvida o fato de que 138 milhões pessoas possuem um smartphone no Brasil (segundo o IBGE) reforça a relevância dos apps quando o assunto é ampliar as opções e canais de relacionamento com o cliente.
  • Logo, conhecer as particularidades dos aplicativos é característica básica de um profissional que, espera-se, possa contribuir com a integração de soluções e na otimização da comunicação da companhia.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

3. Domínio em outros idiomas

  • O dia a dia de um profissional de TI passa por alguns idiomas. Termos em inglês, espanhol, francês, alemão e até mesmo no mandarim, são comuns na área.
  • Vale lembrar que o suporte técnico de alguns sistemas e soluções são de outros países, e essa comunicação exigirá um grau mínimo de fluência no idioma.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

4. Visão estratégica

  • Com a disseminação da tecnologia e sua utilização no ambiente corporativo, por exemplo, o profissional de TI precisa praticar suas habilidades de negociação e garantir que os propósitos do seu trabalho sejam compreendidos por equipes e setores que não possuem o mesmo conhecimento técnico.
  • Em síntese, aplicar uma visão de negócios estratégica fará parte da sua atuação!
  • Possui ou deseja aperfeiçoar suas habilidades?
  • Faça parte do nosso time!

Paulo Cheles

Empreendedor e especialista em Growth, já foi responsável por mais de 50 milhões em vendas via funis digitais. Fundou a Capptan, uma das top 3 especialistas em apps na América Latina e adquirida pela UDS. Redigiu pautas para Stanford e atuou com apps freemium que somam +90 milhões de downloads.
  • Compartilhe

Posts Relacionados

imagem ilustrativa para contratar DevOps

Contratar DevOps: faça uma seleção assertiva

15 de agosto de 2025

Se a sua empresa busca um profissional para aliar práticas de desenvolvimento e operações e

Ler artigo →
iamgem ilustrativa sobre reduzir custos contratação TI

Reduzir custos contratação TI: como ser eficiente sem perder qualidade 

14 de agosto de 2025

Reduzir custos contratação TI vai além de cortar salários: envolve escolher o modelo ideal, acelerar

Ler artigo →
imagem ilustrativa para reduzir custos contratação TI

Reduzir custos contratação TI: como ser eficiente sem perder qualidade 

13 de agosto de 2025

Reduzir custos contratação TI vai além de cortar salários: envolve escolher o modelo ideal, acelerar

Ler artigo →
imagem ilustrativa para empresa de Squad as a Service

Empresa de Squad as a Service: escale times de TI com agilidade e controle 

12 de agosto de 2025

Descubra o que faz uma boa empresa de Squad as a Service, quais os sinais

Ler artigo →

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.

© Copyright UDS Tecnologia – Todos os direitos reservados.