Ir para o conteúdo

/Blog

  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
Menu
  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS
Menu
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS

Neste post

Habilidades esperadas do profissional de TI

  • Paulo Cheles
  • 19 de outubro de 2018
  • Carreiras e TI

Inteligência artificial, big data, internet das coisas e blockchain são algumas das soluções em ascensão que aquecem o mercado de Tecnologia da Informação (TI). A estimativa do Gartner é que, até o fim de 2018, os gastos com TI cheguem a 3,7 trilhões de dólares, um crescimento de 6,2% em comparação ao ano passado. Por consequência, a demanda por profissionais acompanha esse crescimento. Mas, com todas as mudanças do mercado, quais serão as habilidades que se espera do profissional de TI?

Robert Half, empresa de executive search, destaca em seu Guia Salarial 2019, que o perfil e as competências valorizadas pelas empresas mudou, junto com as atualizações dos sistemas.

Assim sendo, o típico profissional introspectivo, que não se comunica bem, está com os dias contados, segundo o relatório, que afirma que esse estereótipo não reflete o momento atual da área.

Afinal, o departamento de TI ganhou espaço nas organizações, deixando de ser visto apenas como suporte. A competitividade e automação de tarefas o tornou vital e estratégico. Para interagir com outros setores a comunicação é requisito básico e agrega valor ao profissional.

Além disso, listamos outras quatro habilidades que valorizam o currículo do profissional de TI e estão sendo buscadas pelos recrutadores.

Leia também:
- Hunting TI: o que é e como ter sucesso
- Como a UDS faz alocação de profissionais de TI

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

1. Big data e análise de dados

  • Juntos, big data e analytcs devem somar 8,5 bilhões de dólares até 2023, só no mercado latino-americano. Nesse sentido, a previsão da Frost & Sullivan é de que as possibilidades deste tipo de solução serão cada vez mais relevantes para o mundo corporativo.
  • Afinal, saber analisar dados de diferentes origens, possibilita definir perfis de comportamento, desenvolver novos projetos a partir da avaliação de históricos, e condensar relatórios com indicadores estratégicos essenciais para a tomada de decisão.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

2. Conhecimento em aplicativos

  • Em virtude do crescente e significativo uso de aplicativos o uso de dados aumentou consideravelmente. Esse recurso é essencial para complementar a estratégia omnichannel que vêm ganhando destaque em companhias de diferentes setores.
  • Sem dúvida o fato de que 138 milhões pessoas possuem um smartphone no Brasil (segundo o IBGE) reforça a relevância dos apps quando o assunto é ampliar as opções e canais de relacionamento com o cliente.
  • Logo, conhecer as particularidades dos aplicativos é característica básica de um profissional que, espera-se, possa contribuir com a integração de soluções e na otimização da comunicação da companhia.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

3. Domínio em outros idiomas

  • O dia a dia de um profissional de TI passa por alguns idiomas. Termos em inglês, espanhol, francês, alemão e até mesmo no mandarim, são comuns na área.
  • Vale lembrar que o suporte técnico de alguns sistemas e soluções são de outros países, e essa comunicação exigirá um grau mínimo de fluência no idioma.O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

4. Visão estratégica

  • Com a disseminação da tecnologia e sua utilização no ambiente corporativo, por exemplo, o profissional de TI precisa praticar suas habilidades de negociação e garantir que os propósitos do seu trabalho sejam compreendidos por equipes e setores que não possuem o mesmo conhecimento técnico.
  • Em síntese, aplicar uma visão de negócios estratégica fará parte da sua atuação!
  • Possui ou deseja aperfeiçoar suas habilidades?
  • Faça parte do nosso time!

Paulo Cheles

Empreendedor e especialista em Growth, já foi responsável por mais de 50 milhões em vendas via funis digitais. Fundou a Capptan, uma das top 3 especialistas em apps na América Latina e adquirida pela UDS. Redigiu pautas para Stanford e atuou com apps freemium que somam +90 milhões de downloads.
  • Compartilhe

Posts Relacionados

Imagem de destaque artigo terceirização de TI.

Alocar profissionais de TI: 8 motivos para adotar a prática

8 de abril de 2025

A alocação de profissionais de TI, ou Outsourcing de TI, é quando uma empresa contrata

Ler artigo →
imagem ilustrativa para contratar desenvolvedor Next.js

Contratar Desenvolvedor Next.js: tudo o que precisa para escolher o candidato ideal

14 de março de 2025

Para contratar Desenvolvedor Next.js e ter a certeza de fazer a escolha certa, a equipe

Ler artigo →
imagem ilustrativa para contratar desenvolvedor react native

Contratar desenvolvedor React Native com agilidade para seu projeto de TI

28 de fevereiro de 2025

Para criar aplicativos móveis para iOS e Android, você pode ter que contratar Desenvolvedor React

Ler artigo →
Imagem de destaque jovem arquiteto cloud.

Arquiteto Cloud: descubra remuneração, competências e como contratar esse profissional

26 de fevereiro de 2025

O arquiteto cloud é um profissional essencial na transformação digital das empresas, isso porque ele

Ler artigo →

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.

© Copyright UDS Tecnologia – Todos os direitos reservados.