/Blog

Dois profissionais analisando os resultados de uma Consultoria em Cloud.
Dois profissionais analisando os resultados de uma Consultoria em Cloud.

Consultoria em Cloud: o que avaliar antes de contratar?

O que você vai encontrar neste artigo:

Uma importante protagonista de 2024, a Computação em Nuvem está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Cerca de 42% de empresas brasileiras já processam seus dados via cloud, com previsão de crescimento de mais 10% nos próximos dois anos. 

Esse resultado não é por acaso: a  nuvem tem se mostrado essencial por facilitar uma ampla gama de processos empresariais, como a gestão e armazenamento de dados, a execução de aplicações e o desenvolvimento de novas soluções digitais. Nesse contexto, o papel estratégico da Consultoria Cloud ganha destaque.

Isso porque, apesar do entusiasmo crescente pela nuvem, muitas empresas ainda esbarram em desafios, principalmente pela falta de conhecimento especializado necessário para escolher e gerenciar a infraestrutura adequada. A rapidez com que a tecnologia de nuvem evoluiu deixou um hiato de habilidades entre os profissionais de TI, que muitas vezes não conseguem acompanhar todas as suas nuances e potencialidades.

A contratação desse serviço especializado pode garantir que os negócios contem com o know-how necessário para maximizar o aproveitamento da nuvem.

A UDS, especialista em CloudOps & DevSecOps, reconheceu a grande necessidade de suporte verdadeiramente especializado nesse setor e lançou sua Consultoria em Cloud, que inclui desde a criação e migração de ambientes, até a gestão, otimização e prevenção de ataques em ambientes em nuvem.

Neste artigo, compartilhamos com você aprendizados importantes sobre essa tendência, suas vantagens, além de dar dicas sobre como escolher uma boa consultoria. 

Conheça a Consultoria Cloud da UDS

O papel estratégico da Consultoria Cloud

Um dado surpreendente ressalta uma oportunidade perdida: 97% das empresas subutilizam os recursos da nuvem. Esse fenômeno não se deve à falta de tecnologia ou de investimento, mas sim como as empresas estão engajadas com a cloud. 

Muitas delas adotam a tecnologia sem uma estratégia otimizada, deixando de lado o potencial pleno que a Cloud Computing tem a oferecer. A raiz desse problema se encontra na escassez de profissionais qualificados – arquitetos e especialistas em nuvem são raridades nos quadros de muitas organizações. Outro fator é a despriorização de temas relacionados a Cloud, na qual a otimização de performance, segurança ou redução de custos ficam na lista de ‘fazemos se der tempo’. Muitas organizações só lidam com essas questões quando um problema real surge, mas raramente de forma antecipada. 

Dessa forma, o papel de uma Consultoria em Nuvem é ir além dessa prática, e diagnosticar todas as otimizações necessárias para que a empresa faça um uso estratégico, planejado e financeiramente vantajoso da nuvem. Com um planejamento adequado, é possível garantir um investimento inteligente e ROI em infraestrutura.

Na UDS, vemos que muitas novas empresas só buscam ajuda quando um ataque acontece e a cibersegurança é comprometida, quando os gastos de manutenção chegam a níveis insustentáveis ou uma migração não pode mais esperar. Também é bastante comum que descubram vantagens que vão além de apenas resolver esses problemas primários.

Conheça algumas delas:

  • Escalabilidade: profissionais especializados te ajudam a planejar e garantir escala eficaz dos seus ambientes, e a identificar o momento ideal para expandir ou reduzir recursos de forma automática, maximizar a eficiência e manter a disponibilidade e performance desejados.
  • Otimização de custos e performance: além do básico, que é analisar preços e incentivos vantajosos dos provedores de nuvem, há oportunidades de economia em reduzir recursos subutilizados, otimizar a performance para menor consumo ou adotar soluções técnicas mais inteligentes que geram mais benefícios e sejam mais baratas;
  • Continuidade de negócio: é possível projetar estratégias robustas de backup e recuperação de desastres, adaptadas às necessidades específicas de cada empresa, o que minimiza os impactos de qualquer interrupção;
  • Segurança: consultorias Cloud que possuem expertise em segurança podem implementar práticas para análise preditiva de ataques, rápida resposta a incidentes, resiliência da infraestrutura para evitar impactos ao usuário final, observabilidade e outras abordagens que garantam a tranquilidade da sua operação. 

Banner Consultoria em Cloud UDS.

Quando a sua empresa deve buscar uma Consultoria em Cloud?

Como sabemos, há momentos específicos em que o apoio especializado se torna essencial, como realizar uma migração crítica, evitar extensão de dados frente a um ataque ou reduzir custos que já estão inviáveis.

Mesmo assim, a contratação planejada de uma Consultoria Cloud pode ser estratégica para evitar cenários como os descritos e extrair o melhor da nuvem, permitindo a execução de serviços como:

→ Planejar e criar a infraestrutura Cloud

O planejamento adequado e a criação de uma infraestrutura em cloud do zero envolve a integração dos recursos necessários — sejam eles softwares, hardwares ou serviços virtuais — alinhados aos objetivos estratégicos do negócio com a Cloud. Uma consultoria especializada desempenha um papel crucial nesta fase, por garantir sucesso ao definir e executar uma estratégia de adesão à nuvem na sua empresa.

→ Migração para a nuvem 

A migração para a nuvem representa um desafio significativo e diferente para cada negócio. Normalmente exige uma abordagem meticulosa para evitar interrupções de serviço, garantir a integridade das plataformas e dados.

Realizar Provas de Conceito (PoC) e testes preliminares são ações essenciais para aumentar o sucesso de uma migração. Uma Consultoria em Cloud, com experiência prática e apoio financeiro, pode conduzir essas atividades de forma eficaz, identificar necessidades, obstáculos e soluções. Dessa forma, é possível economizar tempo, dinheiro e garantir o sucesso da sua migração.

Guia definitivo da Migração para Nuvem.

→ Gestão de ambientes Cloud

Uma vez na nuvem, a gestão dos ambientes se faz necessária de acordo com sua complexidade. Tal gestão de ambientes Cloud inclui desde o monitoramento da saúde e disponibilidade dos serviços, até a garantia de segurança e a resposta rápida a incidentes.

Aqui, a consultoria especializada proporciona uma visão experiente e especializada que sua empresa pode contratar de forma contínua ou sob demanda, seja para operações de missão crítica ou ambientes de menor complexidade que querem contam com a visão de especialistas e focar em outras necessidades do negócio.

→ Otimização de infraestrutura

Maximizar a performance e extrair o que há de melhor da nuvem é o desejo de todas as empresas que têm ambientes Cloud. A otimização foca justamente em garantir máxima eficiência e custo benefício dos recursos em nuvem, além de promover a inovação e escalabilidade sem preocupações. 

Temas como Well Architechted Framework, Provas de Conceito (PoC) de novas ferramentas, aumento de performance com redução de custos, integração contínua e entrega contínua (CI/CD), dentre outros, visam garantir que sua estrutura Cloud esteja em sua melhor versão. 

Com uma abordagem multidisciplinar, a consultoria certa avalia e implementa as melhores práticas e tecnologias. As melhores poderão, inclusive, ir além do escopo Cloud e otimizar características das aplicações como arquiteturas serverless e elásticas.

O que considerar ao escolher uma Consultoria em Cloud?

Ao considerar a adotar ou otimizar ambientes Cloud, escolher a fornecedora certa pode ser um desafio. A consultoria ideal não tem apenas o objetivo de orientar sua empresa através de forma técnica. Ela também deve assegurar que as soluções de nuvem estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio e sejam financeiramente viáveis. Aqui estão fatores essenciais a considerar na hora da seleção. 

1. Avaliar custos e viabilidade

A capacidade de analisar minuciosamente os custos associados à nuvem e o retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental.

Para tanto, uma consultoria eficaz deve ajudar sua empresa a entender a viabilidade financeira das soluções de Cloud, orientando na escolha de opções que maximizem o valor sem comprometer a qualidade, além de viabilizar a conquista de incentivos financeiros que facilitem a realização dos planos da sua empresa.

2. Disponibilidade, segurança avançada e observabilidade

A consultoria escolhida deve ser capaz de implementar camadas de segurança adequadas à realidade do seu negócio. Sejam elas robustas, incluindo operações de NOC (Network Operations Center) 24×7 e técnicas avançadas de observabilidade, ou mais simples, a capacidade de garantir segurança deve ser um dos temas a avaliar na escolha do seu fornecedor.

3. Desenvolvimento eficiente

A expertise da consultoria em diversos setores e sua experiência comprovada, indicam sua capacidade de fazer com que seus projetos Cloud sejam bem-sucedidos. Escolher uma consultoria com um histórico rico em projetos de sucesso certamente evitará muitos problemas e trará tranquilidade para sua empresa.

A UDS, por exemplo, conta com mais de 20 de experiência em Desenvolvimento de Software e uma gama de projetos bem-sucedidos em Consultoria Cloud com diferentes complexidades.

Cases de sucesso

Confira exemplos práticos de diferentes empresas que tiveram sucesso contratando serviços de Consultoria Cloud. Veja histórias de clientes da UDS que podem inspirar seus projetos:

SKY: implementação de Infraestrutura Escalável para suportar bilhões de requisições →

Com o apoio da UDS, a empresa implementou o AWS WAF para validar requisições ao seu streaming. O grande desafio era gerenciar um volume de bilhões de requisições sem prejudicar os usuários. A otimização da infraestrutura era necessária para assegurar a estabilidade e custo benefício, mesmo durante os picos de acessos, e fornecer proteção eficiente contra pirataria.

Migração Cloud da Verocard, rede nacional de benefícios →

Antes de migrar para a nuvem, a Verocard lidava com instabilidades em seus sistemas, que afetava negativamente sua operação e a satisfação de clientes e parceiros. Uma infraestrutura sólida e robusta era fundamental para estancar este problema e reduzir custos financeiros para sustentar suas plataformas a longo prazo.

Criação da Utreino, Plataforma de Conteúdo Fitness, e sua Infraestrutura Cloud →

O crescimento da empresa exigia uma plataforma de streaming personalizada com infraestrutura escalável, segura e robusta. A plataforma anterior (white-label) limitava a capacidade de crescimento e personalização desejada pela empresa. Além de desenvolver a plataforma e aplicativo com ‘padrão Netflix’ de qualidade, a infraestrutura elástica é capaz de suportar o aumento no número de usuários automaticamente, mantendo o custo benefício desejado.

Sobre a UDS

A UDS Tecnologia é a empresa tech brasileira que mais cresce nas Américas (Financial Times), e oferece serviços de Desenvolvimento de Software, Consultoria Cloud, Recrutamento e Outsourcing de TI. A empresa atua em todo o Brasil e possui escritórios em Portugal e Estados Unidos.

São 20 anos de experiência atuando com grandes marcas como Calvin Klein, DHL, C&A, Sicredi, Le Lis Blanc, Animale e muitas outras. 

Quer saber como podemos te ajudar a extrair o máximo da nuvem? Preencha o formulário abaixo e fale com um especialista:

Tainá Aquino

Jornalista, especialista em copywriting e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

Posts Relacionados

Imagem ilustrativa de equipe trabalhando em lean inception.

Quando usar a Lead Inception em um projeto?

Lean Inception é uma metodologia ágil que combina Design Thinking, Agile e Lean Startup para ajudar equipes a definir, alinhar e planejar um Produto Mínimo Viável (MVP). Ideal para líderes de TI e produtos, promove colaboração, eficiência e garante que os produtos atendam às necessidades dos usuários e objetivos do negócio.

Ler artigo →

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.