O CTO é a maior liderança em tecnologia dentro de uma empresa, reportando diretamente ao CEO e com salários muito atrativos.
Também chamado de Diretor Técnico ou Diretor-Chefe de Tecnologia em português. Além disso, é o principal responsável pela transformação digital de uma empresa: um estrategista que usa seu conhecimento técnico para implementar soluções tecnológicas e melhorar a experiência do cliente.
Quer saber mais sobre o dia a dia e responsabilidades de um CTO? Então, continue a leitura para se aprofundar no tema.
O que é?
O CTO, Chief Technology Officer, é a pessoa executiva que tem como responsabilidade o gerenciamento e a geração de valor na área de tecnologia de uma determinada empresa.
É esperado que o CTO tenha conhecimento técnico e também possua familiaridade com business e administração. Possuir boa comunicação com os clientes é outro fator fundamental.
Um bom CTO, Chief Technology Officer, deve conhecer linguagens de programação relevantes e estar atento às novidades tecnológicas mais atualizadas. Além disso, habilidades em estratégia e gestão fazem parte do perfil ideal de um profissional nesta posição.
O CTO e o CIO (Chief Information Officer) são as maiores autoridades em TI no contexto empresarial, a diferença principal é que o CIO otimiza os processos tecnológicos internos, enquanto o CTO têm ação mais ampla.
Ainda que 42% dos líderes de TI não busquem subir de cargo, não é incomum que eles sejam promovidos a CEO, como é possível observar em movimentações recentes de empresas como XP, Globo.com, Leadcomm e Claro.
Qual a importância do CTO?
Tudo que descrevemos no tópico anterior, já nos mostra a importância de um CTO nas empresas. Por isso, é de extrema importância uma pessoa que se responsabilize por transformar os objetivos estratégicos da organização em realidade por meio de soluções de tecnologia.
Quais são as responsabilidades do CTO?
Governança Tecnológica
Como líder, realiza toda a governança tecnológica, ou seja, arquiteta, implementa e administra os recursos tecnológicos de um determinado negócio, conseguindo trazer inovação e novas ferramentas para gerar vantagem competitiva.
Também identifica oportunidades e riscos para a empresa e cuida da infraestrutura dos ativos.
Criação e administração da equipe técnica
Tem o papel de alinhar com a equipe de tecnologia o que o setor estratégico e diretoria da empresa esperam de suas ações. Além disso, é comum que o CTO tenha participação ativa na escolha e avaliação de talentos digitais (na contratação de colaboradores fixos e na criação de estratégias de outsourcing), ajudando a montar uma equipe que seja talentosa e alinhada aos valores da empresa.
Comunicação
Cria diversas pontes de comunicação, ou seja, transmitindo as necessidades tecnológicas e os objetivos da empresa para pessoas variadas (clientes externos, colaboradores internos ou mesmo o CEO).
Uma ponte de comunicação crucial que o CTO cria é entre o líder técnico e o gerente de projetos, gerando consenso entre os principais responsáveis pelas questões tecnológicas.
Monitoramento de tendências
Quanto mais a empresa estiver a par das novidades que possam ser aplicadas à empresa, com o objetivo de trazer eficiência e vantagens competitivas, especialmente nas áreas de arquitetura da informação, Big Data e desenvolvimento de softwares, por exemplo, melhor.
Implementação de infraestrutura
A implementação da infraestrutura tecnológica é uma função histórica dos CTO. Embora as atribuições desse profissional tenham se expandido, a supervisão da função da infraestrutura continua sendo uma responsabilidade importante.
Intraempreendedorismo
Muitas vezes o CTO (Chief Technology Officer) atua como um Intrapreneur, ou seja, um empreendedor interno que investe em ideias com potencial de inovação e expansão para a empresa, engajando e motivando sua equipe no processo.
Outras atribuições do CTO (Chief Technology Officer)
- Definição de metas no que diz respeito à tecnologia.
- Criação de estratégias.
- Proposição de melhorias tecnológicas.
- Orientação de incorporações e aquisições de outras empresas.
- Construção de uma boa cultura tecnológica e reputação.
- Administração das operações internas de TI, caso a empresa não possua um CIO.
- Revisão, gestão e solicitação de orçamentos relacionados aos setores tecnológicos.
- Resolução de problemas realizada de forma criativa.
Quanto ganha um CTO?
Segundo o “Guia Salarial” da consultoria Robert Half em 2020, a renda de um CTO em nosso país varia entre R$24.700 a R$50.300 mensais. Neste mesmo guia, a carreira de CTO foi considerada uma das “posições em alta” na área de tecnologia.
Já nos Estados Unidos, a média salarial varia entre U$10.800 e U$16.250. O número está acima da média nacional de U$ 5.114,33 ou $61.372 anuais, conforme um estudo disponibilizado pelo US Census Bureau em 2017.
Quais os requisitos necessários para ser um CTO?
Formação Acadêmica
A imensa maioria dos CTOs cursam graduação em Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e outras áreas semelhantes. Porém, há muitos casos de CTOs com formação inicial em áreas como Administração ou Marketing.
Por se tratar de um cargo de liderança, é esperado que o candidato a CTO também tenha formações adicionais (MBA, mestrado, especialização, entre outras) com foco em tecnologia, administração ou vendas.
Experiência profissional
O CTO, do mesmo modo, está no topo, logo, é esperado e desejável que o candidato tenha larga experiência e tenha galgado diversas posições técnicas e de responsabilidade durante a sua trajetória profissional. Em geral, um CTO típico costuma possuir 7 ou mais anos de experiência em TI.
Conhecimentos em tecnologia
A expectativa é que o líder em tecnologia possua conhecimentos profundos neste campo. Afinal, é o CTO que norteará quais tecnologias que a empresa utilizará. Um exemplo é a definição da linguagem de programação para um determinado projeto.
As habilidades tecnológicas mais procuradas pelos recrutadores em um CTO são: Agile, Javascript e Machine Learning.Além disso, é comum que os CTO lidem com as metodologias ágeis, por isso, conhecimentos em SCRUM e Kanban são essenciais.
As Soft Skills de um CTO
Além das competências técnicas, as soft skills, da mesma forma, são as competências relacionadas ao comportamento e a administração dos relacionamentos intrapessoais esperadas de um CTO.
Das Soft Skills essenciais para um bom CTO, as mais importantes são:
- Comunicação: comunicar-se eficientemente com funcionários e clientes.
- Organização: especialmente ao lidar com sprints de metodologias ágeis.
- Perfil de liderança: cabe ao líder técnico indicar quais caminhos devem ser percorridos e as prioridades.
- Facilidade de adaptação.
- Busca constante por novos conhecimentos.
O futuro da profissão
O Departamento Americano de Estatísticas Laborais afirma que a carreira de CTO deve crescer 10% entre os anos de 2019 e 2029 nos Estados Unidos, indicando um crescimento mais rápido que a média dos outros empregos (4%).
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