Nem sempre os softwares de prateleira atendem totalmente às necessidades de um projeto. Cada empresa tem necessidades específicas e os produtos disponíveis no mercado oferecem soluções para problemas mais gerais. 

Por esse motivo, muitas empresas optam pelo desenvolvimento de software sob medida, já que é uma solução mais eficiente e adaptável ao contexto da empresa. Nem todo negócio tem as condições adequadas para criar um software do zero. 

E quais as vantagens de um software sob demanda para a sua empresa? Continue a leitura para saber mais!


O que é desenvolvimento de software sob medida e qual a diferença em relação aos softwares de prateleira?

Um software sob medida é projetado e desenvolvido por uma empresa de tecnologia pensando nas necessidades exclusivas de uma empresa. Envolve várias etapas fundamentais, profissionais qualificados e, claro, a aplicação das melhores metodologias.  

Já os softwares de prateleira são muitas vezes contratados no modelo SaaS (Software-as-a-Service): o software é oferecido em nuvem e há o pagamento de um valor de setup inicial e, depois, pagamentos recorrentes mensais, em uma espécie de serviço por assinatura. Nesse modelo, a sua empresa precisa se adaptar a eles.


Principais vantagens de contratar sob demanda

A empresa se adapta a você, não o contrário.

Além disso, é um modelo de negócio mais flexível que traz uma série de benefícios em comparação aos tradicionais softwares de prateleira: mais agilidade, flexibilidade e equipes multidisciplinares cocriando juntas uma solução exclusiva.


Quando devo contratar?

Você já sabe quais as necessidades da sua empresa? Quais problemas devem ser sanados pela tecnologia? Você está buscando diferencial competitivo? Como funciona sua estrutura tecnológica hoje? 

Se você tem uma resposta para essas perguntas, está no caminho certo, é a hora de pensar nas vantagens de um software customizado e contratar uma empresa especializada.


9 motivos para contratar o desenvolvimento de software sob medida

1. Solução personalizada e customizada

O desenvolvimento de um software sob demanda ocorre de forma personalizada, com feedbacks e protótipos feitos durante o processo de produção para garantir que o programa irá atender às suas necessidades por mais complexas e específicas que elas sejam.

2. Acesso aos melhores especialistas

O fato do projeto ser conduzido e gerido por profissionais de tecnologia com excelência técnica é um elemento que faz total diferença no resultado do projeto. Já imaginou ter uma squad completa de especialistas sem o custo de contratação e o tempo de formação de um time especializado?

3. Uma solução para vários problemas

Uma solução customizada pode unir as funcionalidades de vários softwares de prateleira em um só programa: aliando uma maior eficiência com uma significativa redução de custos.

4. Adaptabilidade e usabilidade

É interessante possuir softwares que se adaptem a empresa, e não o inverso, especialmente para quem atua em mercados mais suscetíveis a mudanças. Fora a economia em treinamento e adaptação da equipe, já que esta terá participação ativa no desenvolvimento.

5. Custo-benefício

Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio e que, portanto, não serão utilizadas, resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz uma melhor relação custo-benefício, pois se paga por soluções de fato relevantes.

6. Credibilidade

Possuir um software próprio transmite credibilidade não só perante os clientes e a concorrência mas também aos olhos dos próprios funcionários, trazendo uma identidade mais robusta e profissional para a empresa.

7. Manutenção

Os contratos de desenvolvimento de um software geralmente incluem manutenção e customização, que podem ser realizadas sem a necessidade de interromper as atividades do seu negócio.

8. Garantia de segurança

Quem necessita de maior segurança e sigilo de dados pode trabalhar com o conceito Security by Design, onde as estratégias de segurança são pensadas em todas as fases do projeto.

Caso o seu software lide com dados sensíveis como informações de cartão de crédito, por exemplo, prefira empresas como a UDS com certificação PCI/DSS (norma internacional de boas práticas nas operações com cartões).

9. Resultado mensurável

Utilização de KPI (Indicador-chave de desempenho), testagem, monitoramento de engajamento e outras ferramentas são extremamente úteis para medir os resultados de seu software.


A UDS trabalha no desenvolvimento de software sob medida para empresas

Seja quais forem as suas necessidades e suas dores, a UDS será sua parceira no desenvolvimento de um software customizado de alta qualidade.

Somos especialistas em transformação digital continuada para líderes de mercado e fomos consideradas pela Clutch uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina, com ciclo de desenvolvimento seguro e cultura ágil.

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas e entender como destravar de uma vez por todas o seu projeto.

Leave A Reply