mulher olhando estratégia em post-it em referência a metodologia lean thinking

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O que é Lean Thinking e como aplicar em Startups

Lean Thinking é uma metodologia que otimiza processos e elimina desperdícios, gerando valor com menos recursos. Seus cinco princípios-chave são: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. Oferece benefícios como redução de custos e aumento da qualidade, mas pode restringir a criatividade e ser caro de implementar.

Se tem uma coisa que as Startups dominam, é velocidade. Não é à toa que facilmente incorporaram a metodologia Lean Thinking ao seus processos. Isso porque esse método surgiu na indústria automotiva, mais precisamente no Sistema Toyota de Produção (STP), desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial. 

Com essa abordagem, foi possível reduzir custos e otimizar processos, tais como tempo de espera, problemas no inventário, prevenção e reparo de defeitos, entre outros.

Nesse artigo iremos nos aprofundar no conceito e mostrar como a metodologia Lean Thinking pode auxiliar e dinamizar o ciclo de vida de Startups.

O que é Lean Thinking 

Conhecida pela política de ‘menos é mais’, a metodologia Lean Thinking visa gerar valor com menos recursos. Ela elimina atividades que pouco agregam nas produções e otimiza processos para fornecer exatamente o que o cliente deseja com mínimo desperdício. Por isso, tornou-se amplamente considerada por diversas indústrias.

Além disso, um estudo da McKinsey revelou que a combinação de análises avançadas e gestão lean pode aumentar substancialmente o EBITDA dos fabricantes. O que impacta direta e positivamente na recepção e popularização desse método.

Em relatório do Lean Enterprise Institute também se destaca a importância de uma gestão contínua e colaborativa para sustentar os benefícios do método. Essa integração na gestão diária e o uso de ferramentas analíticas avançadas podem identificar gargalos e oportunidades, o que aumenta a capacidade de resposta das operações. 

Porquanto, a metodologia Lean Thinking se mostra essencial para empresas que buscam ter maior eficiência operacional mantendo baixo custo de investimento e alto nível de competitividade no mercado.

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Os 5 princípios chaves do Lean Thinking 

Para entender mais profundamente esse conceito, então é preciso compreender os 5 princípios-chave do Lean Thinking. Isso porque, em 1996, os acadêmicos James P. Womack e Daniel T. Jones no livro ‘Lean Thinking: Banish Waste and Create Wealth in Your Corporation’, estabeleceram alguns parâmetros para esse método. São eles:

  1. Valor (Value): identificar o que realmente tem valor para o cliente e concentrar todos os esforços para oferecer isso e assim direcionar os recursos de forma eficiente;
  2. Fluxo de valor (Value Stream): mapear todas as etapas que compõem o processo de produção e eliminar desperdícios, otimizando o fluxo de trabalho;
  3. Fluxo contínuo (Flow): assegurar que uma linha de produção alinhada e sem interrupções, evitando gargalos e esperas desnecessárias;
  4. Produção puxada  (Pull): produzir apenas o que é solicitado pelo cliente, evitando excesso de estoque e reduzindo custos com inventário;
  5. Perfeição (Perfection): buscar a melhoria contínua, visando sempre a perfeição através de pequenos ajustes e correções para aumentar a eficiência e qualidade ao longo do tempo.

Quando aplicar e quando evitar Lean Thinking em Startups

Inegavelmente já ficou claro que Lean Thinking otimiza o ciclo de vida de produtos por garantir foco na eficiência e eliminação de desperdícios. Com seus princípios, as empresas reduzem o tempo dos processos, melhoram a qualidade e respondem rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes.

Portanto, esse modelo é ideal para processos com alta repetição, onde os desperdícios podem ser facilmente identificados e eliminados. Sendo então amplamente aplicável em manufatura, desenvolvimento de software, serviços de saúde e Startups. 

Por outro lado, o método enxuto deve ser evitado em situações com alta variabilidade e onde a demanda por inovação é necessária, pois a ênfase excessiva no famoso ‘feijão com arroz’ pode inibir a criatividade e a experimentação.

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Benefícios do Lean Thinking para Startups

  • Redução de custos: ao eliminar desperdícios, startups podem operar de maneira mais enxuta e reduzir significativamente os custos operacionais;
  • Aumento da qualidade: o foco na melhoria contínua resulta em produtos e serviços de alta qualidade, o que supera as expectativas dos clientes;
  • Agilidade: permite respostas rápidas às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, tendo a garantia de uma adaptação oportuna;
  • Engajamento da equipe: envolve todos os membros nos processos de melhoria contínua. Desta forma, aumenta a motivação da equipe e promove um ambiente de trabalho colaborativo;
  • Maior satisfação do cliente: manter o foco nas reais necessidades do cliente assegura que o produto ou serviço entregue atenda às expectativas e  assim fortaleça lealdade do consumidor.

Ponto de atenção do Lean Thinking para Startups

Embora essa metodologia possibilite muitos benefícios, é preciso considerar alguns pontos de atenção.

  • Restrição à criatividade: a forte ênfase na eficiência e na eliminação de desperdícios pode limitar a criatividade e a inovação disruptiva;
  • Custo inicial de implementação: implementar princípios lean pode ser caro e consumir tempo, exigindo investimentos em treinamento e mudanças de processos;
  • Flexibilidade reduzida: a busca por processos altamente eficientes pode reduzir a flexibilidade, tornando mais difícil para a startup se adaptar rapidamente a mudanças inesperadas no mercado;
  • Dependência de processos estruturados: muitas vezes operando em ambientes imprevisíveis, as Startups podem enfrentar dificuldades em manter a disciplina necessária para a aplicação efetiva da metodologia;

Sobre a UDS 

Com mais de 20 anos de experiência, a UDS atende líderes globais em mais de 10 setores, incluindo marcas como Calvin Klein, DHL, Yamaha, Samsung e ONU. Somos especialistas em Desenvolvimento Ágil, Cloud e DevOps, Recrutamento e Outsourcing de TI. 

Além disso, somos a empresa brasileira de tecnologia que mais cresce nas Américas pelo segundo ano consecutivo, com expertise multisetorial e mais de 5 mil projetos realizados. Entre as top 3 desenvolvedoras de apps na América Latina, atende clientes em mais de 30 países com uma abordagem high-end em Design e Engenharia de Software.

Geovana Moura

Analista de Inbound Marketing e Conteúdo SEO na UDS Tecnologia. Comunicóloga com MBA em Gestão de Marketing.

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