A escassez de profissionais qualificados em TI é um desafio global. Nos Estados Unidos, contratar um profissional de TI leva em média 66 dias, comparado a 43 dias para outras funções. No Brasil, a taxa de rotatividade em TI é de 13,20%, a mais alta entre todos os setores, com uma permanência média em altos cargos de apenas 2,6 anos. Essa alta rotatividade e dificuldade de contratação de TI trazem várias consequências negativas:
- Interrupções em projetos;
- Aumento dos custos operacionais;
- Desmotivação dos funcionários;
- Queda na produtividade e na qualidade dos serviços.
Esses fatores impactam diretamente a vantagem competitiva das empresas, dificultando a inovação e a colaboração eficaz. E é para lidar com eles que as lideranças precisam estar por dentro das alternativas disponíveis no mercado.
Terceirização como alternativa
Desde a liberação da terceirização para atividades-fim pela Lei 13.429/2017 e a Reforma Trabalhista, muitas empresas adotaram essa estratégia. Segundo o IBGE, 22% dos trabalhadores formais no Brasil são terceirizados, e 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização. Em média, 18,6% dos orçamentos das empresas são destinados a esse tipo de contratação.
A terceirização de TI oferece flexibilidade, mas não exime as empresas de corresponsabilidade pelo trabalhador. Portanto, é crucial entender e comparar cada modalidade de contratação.
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Modelos de contratação de TI no Brasil
No Brasil, existem três principais formas de contratar profissionais de TI: CLT, PJ e Outsourcing de TI. Cada uma dessas modalidades tem suas próprias vantagens, desafios e custos associados.
1. CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
A contratação CLT é a forma tradicional de emprego, oferecendo estabilidade e benefícios aos funcionários, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS e outros direitos trabalhistas. No entanto, esse modelo pode ser oneroso para as empresas devido aos altos encargos trabalhistas e fiscais.
2. PJ (Pessoa Jurídica)
No modelo PJ, o profissional é contratado como uma empresa individual, emitindo notas fiscais pelos serviços prestados. Esse formato oferece mais flexibilidade e pode resultar em uma carga tributária menor para a empresa e para o profissional. Há, no entanto, diversos cuidados a serem tomados para garantir a segurança jurídica da empresa contratante e da empresa contratada.
3. Outsourcing de TI
A terceirização de TI envolve a contratação de uma empresa externa para fornecer profissionais ou gerenciar projetos inteiros de TI. Essa abordagem permite acesso a uma ampla gama de habilidades especializadas e pode ser escalada conforme a necessidade.
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