/Blog

Homem usando o Vision Pro com o recurso multi telas. Nas telas, gráficos e aplicativos de mensagem
Homem usando o Vision Pro com o recurso multi telas. Nas telas, gráficos e aplicativos de mensagem

Vision Pro: o que é e como funciona o óculos da Apple?

A Apple aproveitou o hype da sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2023, e revelou o Vision Pro, o novo headset de realidade mista, uma fusão da realidade aumentada (AR) e realidade virtual, da maçã. 

O Vision Pro é um dos produtos mais ambiciosos da empresa até hoje – ele ficou mais de um ano em desenvolvimento e é repleto de tecnologias futurísticas.

Mas se engana que o anúncio foi de hardware. Juntamente com o Vision Pro, a Apple lançou um sistema operacional totalmente novo, o visionOS, e uma série de aplicativos que estarão disponíveis no sistema operacional já no lançamento do Vision Pro.

Ufa! É muita informação para acompanhar – e é por isso que criamos um guia prático de tudo o que você precisa saber sobre o Apple Vision Pro e o visionOS. Vamos lá?

Índice:

  • O que é o Vision Pro?
  • Como funciona o Vision Pro?
  • O que é o visionOS?
  • Quais as tecnologias do Vision Pro?
  • Onde comprar e qual o preço do Vision Pro?

O que é o Vision Pro?

O Vision Pro é um óculos de realidade mista da Apple. Ou seja, ele traz uma fusão entre as tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

No aspecto de design, ele é um dispositivo interessante: parece um par de óculos de esqui futurístico. Ele tem um painel colorido na frente que cobre os olhos do usuário como uma lente. A Apple, inclusive, trabalhou com a Zeiss, líder mundial no setor óptico, para criar lentes magnéticas especialmente para pessoas que precisam de óculos de grau, com prescrição médica.

Além disso, o Vision Pro possui um ventilador que resfria os componentes eletrônicos dentro do fone de ouvido. Já na parte de trás, há uma faixa que pode ser facilmente trocada e um botão para ajustar o ajuste do fone de ouvido. 

Diferente de alguns fones de ouvido de realidade aumentada por aí, o Vision Pro não tem a bateria dentro dele mesmo. Em vez disso, ele tem um fio que sai da parte de trás e se conecta a uma bateria separada. Essa bateria pode ser usada por até duas horas. Mas se você quiser, também pode usar ele conectado à tomada.

Como funciona o Vision Pro?

Uma das principais tecnologias do Vision Pro da Apple é a Computação Espacial. Esse recurso permite ao usuário enviar comandos apenas usando o olhar, a voz e as mãos, tudo graças a sensores que rastreiam os movimentos da cabeça e do corpo.

As máscaras do Vision Pro são um pouco transparentes, o que significa que você pode ver as pessoas ao seu redor e elas também podem ver seus olhos. Isso permite que você interaja com o mundo real enquanto vê informações e imagens projetadas sobre ele. É uma experiência única que combina o mundo físico com o mundo digital!

Por exemplo, imagine que você está em uma cidade desconhecida e precisa de ajuda para se localizar. Com o Vision Pro, um aplicativo de navegação pode mostrar informações úteis, como direções e mapas, diretamente em seu campo de visão, para que você saiba para onde ir.

Além disso, no trabalho, o produto pode ser usado com um aplicativo que mostra dados e gráficos em tempo real enquanto você trabalha em projetos, facilitando a visualização das informações.

Mas o Vision Pro também é divertido! Com aplicativos de lazer, você pode estar em casa no sofá, mas projetar uma tela virtual ao seu redor, simulando que está na praia ou em outros lugares legais. É como criar um mundo de realidade virtual ao seu redor!

O que é o visionOS?

O Vision Pro da Apple é alimentado por um sistema operacional chamado visionOS, que foi especialmente criado para experiências de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Ele tem elementos em comum com os sistemas operacionais MacOS e iOS, mas também possui um “subsistema em tempo real” para processar visuais interativos no óculos.

A interface do visionOS é tridimensional, permitindo que os aplicativos apareçam em diferentes escalas e interajam de forma mais natural. A interface se adapta à luz natural, lançando sombras para mostrar a escala e a distância dos objetos.

No lançamento do Vision Pro, haverá diversos aplicativos disponíveis, incluindo aplicativos populares como Lightroom da Adobe, Office da Microsoft e outros. Além disso, uma loja de aplicativos totalmente nova será lançada junto com o produto, onde os usuários poderão encontrar e baixar muitos outros aplicativos, incluindo mais de 100 jogos do Apple Arcade.

Um recurso interessante é que o FaceTime também estará disponível no visionOS. No Vision Pro, o FaceTime usará um avatar 3D do seu rosto criado a partir de digitalizações. Além disso, outras plataformas de videoconferência, como Teams, Webex e Zoom, também suportarão avatares 3D. Isso tornará as chamadas de vídeo ainda mais divertidas e imersivas!

Quais as tecnologias do Vision Pro?

Dois processadores: Apple M2 e Apple R1

O Apple Vision Pro tem dois processadores para tornar as experiências 3D mais avançadas. Primeiramente é o Apple M2, o chip mais poderoso usado em óculos de realidade virtual atualmente. Ele cuida dos gráficos avançados e executa o sistema VisionOS e os algoritmos visuais.

Já o segundo, no entanto, é o novo chip Apple R1, que foi feito especialmente para processar informações das câmeras, sensores e microfones do dispositivo. Esse chip é muito rápido e consegue transmitir as imagens capturadas em apenas 12 milissegundos. Isso ajuda a proporcionar uma experiência mais rápida e suave no óculos.

Rastreamento ocular preciso para eliminar a necessidade controles

O sistema de rastreamento do Apple Vision Pro usa luzes invisíveis e câmeras infravermelhas para acompanhar os olhos do usuário. Essas luzes projetam padrões nos olhos, o que ajuda a entender exatamente como os olhos estão se movendo. A tecnologia é surpreendente porque você não precisa de um controle remoto como em outros óculos da categoria. Basta olhar para as coisas e fazer gestos com as mãos para selecioná-las.

O sistema também é muito inteligente. Ele combina o rastreamento manual (com as mãos) com o rastreamento ocular (dos olhos) para prever o que você quer fazer. Isso torna a detecção das suas ações muito precisa e facilita o uso do Vision Pro. É como se ele soubesse o que você vai fazer antes mesmo de você fazer!

‘EyeSight’ para exibir os olhos do usuário

Quando o usuário coloca os óculos, um display externo pode mostrar seus olhos para o mundo exterior. Isso facilita a comunicação entre os usuários do óculos. 

Quando o usuário está totalmente imerso na realidade virtual, o sistema exibe as lentes na cor preta. Quando em realidade mista, e portanto vendo o ambiente real, aparece uma representação dos olhos . Dessa forma, as pessoas do entorno sabem que o usuário pode interagir com elas.

Entretenimento imersivo em 4K

Se você já usou óculos como o Meta Quest ou Playstation VR, sabe que apesar da boa imersão, a qualidade das imagens ainda não era tão alta. A história com o Apple, porém, é outra.

(Reprodução: Apple)

As telas micro-OLED do Apple Vision Pro, por exemplo, têm 23 milhões de pixels. Isso proporciona uma resolução superior a 4K para cada olho, superando a de outros óculos.

A Apple descreve esse recurso como ter “seu próprio cinema pessoal”. Onde quer que você esteja, você pode ter uma tela virtual ajustável para desfrutar de diferentes conteúdos em alta qualidade.

Onde comprar e qual o preço?

A princípio, a Apple venderá o Vision Pro apenas nos EUA, a partir do início de 2024, e começará a lançá-lo em outros países um pouco mais adiante. O preço de lançamento será de 3.499 dólares, aproximadamente 16 mil reais, na cotação atual.

Eduardo Valim

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.