Em um mercado aquecido e no qual empresas de diferentes ramos necessitam cada vez mais de serviços de TI, uma das melhores opções para ter acesso aos profissionais qualificados tem sido o outsourcing de TI.
O mercado brasileiro de TI entrou em uma fase de crescimento acelerado em 2021: de acordo com matéria do ComputerWorld, 42% das organizações brasileiras mostraram que os gastos em TI foram maiores do que o previsto antes da Covid-19.
Mas o que significa, afinal, Outsourcing e quais as suas vantagens para as empresas? Acompanhe a leitura para entender.
O que é Outsourcing?
Outsourcing é um termo que significa “buscar serviços em uma fonte externa”. Ele pode ser traduzido como terceirização, ou seja, a prática estratégica de contratar uma fonte externa para a prestação de serviços secundários, visando otimizar os processos.
As empresas podem fazer outsourcing de diversos setores, como por exemplo: contabilidade, marketing, recursos humanos, limpeza, segurança, TI, entre outros.
Essa terceirização pode ser feita inclusive por uma empresa estrangeira, o chamado “Outsourcing Offshore”. Este modelo é muito praticado para contratar serviços em países com menores custos trabalhistas, como China e Índia.
No Brasil, a Lei de Terceirização, sancionada em 2017 e tornada constitucional no ano de 2018, permite que se terceirize as atividades-fim (atividade principal da empresa), e não apenas as atividades-meio (atividades complementares) como era anteriormente.
Portanto, a prática é completamente legal e está respaldada pela lei.
Outsourcing de TI
O Outsourcing de TI se refere especificamente à terceirização de serviços de TI (Tecnologia da Informação). Em outras palavras, o serviço de TI será prestado por uma equipe especializada vinculada a uma empresa terceirizada do ramo.
Em um mercado extremamente aquecido, a prática está cada vez mais comum. Afinal, contratar bons profissionais de tecnologia de forma rápida é um dos maiores desafios.
Por outro lado, acionar uma empresa especializada em outsourcing de TI e alocar os profissionais fornecidos por ela, é muito mais ágil e seguro.
Não por acaso, gigantes do mercado como DuPont, Whatsapp e Burger King já têm ou tiveram seus times de tecnologia terceirizados. O outsourcing é amplamente usado também por pequenos e médios negócios. Ou seja, o modelo está muito popularizado no mercado.
Dentre as funções que uma equipe terceirizada de TI pode exercer, estão: atendimento a usuários, segurança da informação, desenvolvimento de softwares, gestão de servidores, operações de data center, recuperação de desastres, desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento de operações de rede.
6 vantagens de terceirizar o time de TI
Terceirizar o time de TI traz inúmeras vantagens para as empresas, principalmente para alguns segmentos específicos de mercado, como bancos, grandes varejistas, edtechs e empresas de tecnologia. Entenda as principais vantagens:
Redução de custos
A terceirização do time de TI permite uma redução de diversos custos para o seu empreendimento.
As principais economias são aquelas envolvidas na própria contratação de pessoas: processo seletivo, encargos trabalhistas, materiais e equipamentos. Tudo isso será responsabilidade da empresa de outsourcing.
Além disso, este modelo reduz os riscos de processos trabalhistas para a sua empresa.
Segundo a pesquisa “Global Outsourcing Survey”, realizada pela Deloitte em 2020 com 40 executivos globais, 70% deles consideraram a redução de custos o maior estímulo para o Outsourcing.
Global Outsourcing Survey
Visão estratégica
O know-how em tecnologia e transformação digital é decisivo para enxergar soluções que uma empresa não-especialista nem sempre consegue identificar.
Trazer profissionais de TI terceirizados de uma empresa com o core business em tecnologia agregará esta visão qualificada para destacar a contratante no mercado.
Acesso a profissionais qualificados
Com o outsourcing dos serviços de TI, a sua corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada, que será selecionada por uma empresa do ramo.
Mas, ao mesmo tempo, seu time de gestão terá total autonomia para gerir e direcionar as prioridades aos profissionais terceirizados.
Agilidade e qualidade no processo seletivo
Com acesso a um banco de talentos de grande qualidade, as empresas especializadas em alocação conseguem formar times muito mais rapidamente.
Elas identificam de forma ágil as pessoas certas para formar o time de TI de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente.
Além disso, com processos seletivos de boa exigência técnica e testes que realmente atestam a qualidade dos profissionais na prática, a chance de trazer para o time o profissional certo é bem maior.
Flexibilidade
A terceirização garante uma flexibilidade maior do que seria possível com colaboradores fixos. Ou seja, o negócio não será prejudicado em eventuais mudanças operacionais, como alteração de horários ou mesmo um aumento de demanda temporário.
Contratação por demanda
A empresa pode solicitar a execução de projetos específicos, sem abrir mão do acesso a uma equipe qualificada e com experiência.
Quais os principais desafios envolvidos na terceirização?
A terceirização de TI também tem seus desafios. Entenda os principais:
Gestão do fornecedor
Encontrar um fornecedor confiável é um dos maiores desafios. A empresa contratante deve acompanhar a gestão do fornecedor, garantindo o cumprimento dos prazos e a qualidade dos serviços.
Também é importante acompanhar se a empresa contratada cumpre com as obrigações fiscais e trabalhistas.
Opte por um fornecedor experiente com garantias concretas de entrega.
Controle dos dados
O fato de você estar abrindo mão do controle sobre seus dados é um desafio na terceirização. Informações e dados importantes do seu negócio precisam ser compartilhados com a empresa de outsourcing.
Por contornar esse desafio, a empresa escolhida deve garantir de forma bastante rígida a segurança das suas informações.
Quais as leis envolvidas na terceirização de serviços?
É fundamental entender a legislação que rege a terceirização de serviços no Brasil.
Atualmente, qualquer atividade pode ser terceirizada, seja ela considerada meio ou fim.
Qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços, não existe vínculo de emprego entre ela e os colaboradores contratados pelas empresas de trabalho temporário.
Além disso, o contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias (seis meses), consecutivos ou não, podendo ser estendido por mais 90 dias, consecutivos ou não.
O Outsourcing de TI traz inúmeras vantagens para qualquer tipo de negócio. Em um mercado extremamente aquecido, a prática está cada vez mais comum. Afinal, contratar bons profissionais de tecnologia de forma rápida é um grande desafio.
Quando você terceiriza suas demandas de TI, a equipe de especialistas pode trabalhar de forma rápida e eficiente, sem obstáculos desnecessários em seu caminho.
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