Por que está tão difícil contratar programadores?

Cargos e Papéis, Carreiras e Gestão, Recrutamento de TI, Tecnologia

Se você é Gestor de RH, trabalha com Hunting ou é um líder de TI, com certeza já deve ter lidado com a dificuldade de encontrar e contratar bons programadores. Mas há realmente uma escassez de programadores qualificados ou é mais uma questão de recrutamento?

À primeira vista, alguns acham que é escassez, enquanto outros acham que é uma questão de recrutamento. Nós acreditamos que é uma combinação de ambos.

Não há como evitar o fato de que a demanda por tecnologia está crescendo em um ritmo muito mais rápido do que os programadores são capazes de criar. Nem mesmo o código mais brilhante pode resolver problemas multimilionários. Por outro lado, um único erro pode custar milhões.

Não é difícil desenvolver um software básico que evidentemente funcione. Mas é difícil contratar programadores que desenvolvam um software de alto nível que funcione sem erros, se integre bem à infraestrutura de tecnologia com a qual interage e seja dimensionado de acordo com o crescimento da empresa.

Por exemplo, vejamos alguns números: 

  • Devido à escassez de programadores, existem 40 milhões de vagas de emprego que custam às empresas US$ 8,5 trilhões por ano.
  • Em 2022, o número de vagas para desenvolvedores chegou a 1,8 milhão só nos EUA.
  • 63% dos executivos seniores entrevistados pelo Gartner, consultoria americana especializada em TI, expressaram sérias preocupações sobre a dificuldade de encontrar bons programadores.
  • Em média, foram necessários 66 dias para encontrar os programadores certos, 50% a mais do que o tempo necessário para encontrar outras vagas. Estima-se, então, que as empresas percam até US$ 680 em lucros para cada dia em que a vaga de emprego permanece não preenchida.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Mas, por que é tão difícil contratar programadores adequado às necessidades da sua empresa?

Há muita especificidade

Segundo o Indeed, site de busca de emprego, a questão não é atrair candidatos; é que muito poucos desses candidatos realmente atendem aos requisitos. O relatório recente descobriu que o número de candidatos a cargos técnicos é até duas vezes maior do que o número de candidatos a outros cargos.

Em outras palavras, não é por falta de talento nas áreas de desenvolvimento de software. De fato, o número de pessoas que ingressam na área de TI triplica ano após ano. Em vez disso, uma vez que o campo de TI é tão amplo que há uma lacuna no talento que possui as combinações de habilidades específicas que as empresas estão procurando.

Para dar um exemplo, agora existem pelo menos 700 linguagens de programação e esse número está crescendo constantemente. Embora algumas sejam mais populares do que outras, isso nos deixa com pelo menos 20 ou 30 idiomas em alta demanda, e o conhecimento desses idiomas está distribuído entre diferentes programadores.

Saber codificar não é suficiente; para contratar programadores bons, também é preciso que eles estejam familiarizados com a arquitetura do processador e como isso afetará o desempenho do código, entre outras coisas.

Soft skills adicionam uma camada extra de dificuldade

Além do mais, os programadores precisam ter uma ampla gama de soft skills (ou habilidades interpessoais – em português), como comunicação e trabalho em equipe, e os gerentes de projeto e líderes de equipe precisam ter habilidades de liderança e amplo conhecimento técnico.

Bons programadores internos tendem a ser muito caros

O orçamento é outro fator importante. Se você é um gigante da tecnologia do Vale do Silício que pode contratar programadores brilhantes e treiná-los em campos de treinamento de programação, provavelmente poderá recrutar qualquer desenvolvedor interno talentoso que desejar.

Mas se você é uma startup ou mesmo uma grande empresa que não é um titã da tecnologia, o orçamento sempre terá um papel importante.

Conhecimento profundo dos perfis técnicos de programadores

Se todos os fatores acima não dificultaram o suficiente para encontrar os programadores certos, há mais: muitas vezes, termos como “Hadoop”, “MapReduce jobs”, “Pig Latin scripts”, “hive QL”, “Loading data tools ”, etc. são apenas palavras-chave que não significam nada para os recrutadores. Como resultado, todas as palavras-chave têm o mesmo peso.

Se estiverem com pressa, só entrevistam candidatos com uma ou duas dessas palavras-chave em seu currículo. No entanto, se eles não estiverem com pressa, rejeitaram candidatos que não tenham a maioria das palavras-chave em seu currículo, mesmo que as que possam estar faltando no currículo de um candidato sejam relativamente fáceis de aprender.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Como e onde posso encontrar programadores qualificados sem gastar milhares de reais em recrutamento?

Pode parecer que o número de talentos está diminuindo, especialmente se você se restringir a contratar funcionários presenciais e/ou internos com diploma universitário. Mas o que aconteceria se você usasse uma plataforma mais ampla, com metodologia de busca global e recrutasse com base em habilidades estratégicas?

Hunting de TI da UDS: Formação de squad completa em 20 dias

Sabemos que agilidade é tudo, por isso formamos uma squad de alta performance em até 20 dias. Cuidamos de todo o processo de busca, seleção, entrevista, testes técnicos e comportamentais. 

Também queremos entregar resultados acima de tudo e que o risco de contratação seja zero, ou seja, a sua empresa só paga quando o candidato entra para o time. 

Já ajudamos empresas como TOTVS, Yamaha, Madero, Hering, Animale e Grupo Primo a ter sucesso na contratação e tempo para focar no próprio negócio.

Contrate agora os melhores profissionais de tecnologia para o seu projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Conheça os diferenciais da UDS

Agilidade, Assertividade e Segurança na entrega do profissional de TI

A UDS é especialista em Alocação e Hunting de profissionais de TI sem nenhum tipo de custo antes do sucesso no processo de contratação. Ou seja, a sua empresa só paga quando o candidato entra para o time. Além disso, garantimos encontrar os melhores talentos para a sua empresa em até 48 horas.

Avaliação de Candidatos com time de Tech Recruiters e IA: Perfil comportamental, senioridade e cultural

Nosso processo vai além do recrutamento apenas pelo LinkedIn e outros canais parecidos. Temos uma tecnologia que integra o rastreamento de mais de 270mil candidatos, passando diariamente pelo crivo técnico de nossos tech recruiters que, de fato, atuam em cargos de TI.

Todos esses dados e ferramentas aceleram o nosso processo de busca, seleção, entrevista, testes técnicos e comportamentais.

A UDS está entre as 3 melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.

A UDS tem mais de 53 milhões de usuários de sistemas e aplicativos desenvolvidos.

9.2 NPS: Índice excelente de satisfação com qualidade e prazos de entrega.

Leia nossos cases de sucesso. 

Se você está procurando por uma empresa com entregas de alta qualidade, rigorosos cumprimentos de prazos e ampla experiência em vários projetos de aplicativos, saiba que a temos classificação máxima nesses critérios pela Clutch, organização internacional especializada em avaliações de mercado. Converse com um de nossos especialistas e tire o seu projeto da gaveta de uma vez por todas.

Autor

Eduardo Valim

COMPARTILHE

Fique por dentro

Fale com a UDS

Autor

Eduardo Valim