O desenvolvimento de software é um trabalho em equipe que demanda tempo. Segundo um estudo da GoodFirms, um software leva de um a nove meses para ser concluído, uma média de 4 meses. Portanto, neste artigo, trazemos as principais linguagens para desenvolvimento de software e suas características.
Escolher a melhor linguagem de programação para desenvolvimento de software exige que as organizações considerem muitas variáveis. Por exemplo, precisam se concentrar na facilidade por um idioma, recursos, desempenho baseado em UX e até mesmo a diferença de tempo para desenvolvimento.
As principais linguagens para desenvolvimento de software
Java
A Linguagem Java foi desenvolvida nos anos 90 pela Sun Microsystems e desde seu lançamento, em maio de 1995, vem sendo adotada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação.
Há várias razões para a popularidade do Java, uma das principais é a agilidade que oferece aos programadores para desenvolvimento rápido e gratuito de aplicativos, e o fato de ser uma linguagem mais antiga, com bastante literatura a respeito.
O Brasil possui alguns dos maiores grupos de usuários Java do mundo, como por exemplo; o PortalJava, GUJ e o JavaFree.
JavaScript
Apesar do nome parecido e do fato de ter sido lançado apenas 7 meses após a linguagem Java, a linguagem Javascript é bastante diferente. Foi criada pela Netscape em dezembro de 1995, adotada pela Microsoft já no ano seguinte e até hoje é uma das linguagens para desenvolvimento de software mais populares do mundo.
Também chamada “js”, é muito utilizada principalmente no front-end. Contudo, empresas como o Walmart utilizam Javascript em seu back-end também.
Kotlin
Considerada a primeira linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android desde 2019, Kotlin foi criada em 2010 pela empresa JetBrains, oriunda da República Tcheca.
Segundo Andrey Breslav, líder de desenvolvimento da JetBrains, o Kotlin foi projetado para ser uma linguagem melhor do que Java, ainda que 100% interoperável com esta, com o objetivo de permitir que as empresas migrem gradualmente do Java para Kotlin.
Tida pelos desenvolvedores como mais acessível, foi considerada a 2ª “mais amada” das linguagens para desenvolvimento de software de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow (especializado em pesquisas com profissionais da programação) em 2018.
Além disso, uma das grandes vantagens da Kotlin é o fato dela tratar erros de forma automática e ter proteção contra as referências nulas (Null Safety), sendo um diferencial positivo para iniciantes.
A Kotlin também tem sido adotada por empresas como Pinterest, Square e Basecamp.
Flutter
Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário (UI toolkit), de código aberto, criado pelo Google em 2017 e se propõe a criar aplicações multiplataforma (aplicações Web, Desktop e aplicativos mobile tanto iOS quanto Android) com uma única base de código, facilitando o processo de desenvolvimento.
O framework utiliza a linguagem Dart para desenvolvimento. Trata-se de uma linguagem que guarda similaridades com relação ao C e também ao JavaScript, podendo ser rapidamente dominada por programadores que conhecem essas linguagens.
React Native
A tecnologia React Native foi criada pela equipe do Facebook sob licença do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Constituído por uma biblioteca Javascript, permite a criação de aplicativos robustos.
Assim como o Flutter, também permite criar aplicativos nativos tanto para Android quanto para IOS.
C e C ++
Surgidas entre os anos 70 e 80, as linguagens C e C++ estão entre as linguagens de programação mais populares do mundo, sendo que a C++ foi criada para ser a sucessora da C, compartilhando muitas características em comum (como sintaxe e abordagem).
Ainda que sejam mais complicadas para principiantes, as linguagens C/C++ se integram facilmente a outras e possuem codificação nativa.
A C++ é usada na criação de aplicativos de alto desempenho, podendo ser capaz de criar gráficos de alta qualidade e realidade virtual. É bastante popular no desenvolvimento de softwares mais pesados, como games e sistemas de gestão integrados.
Um fato peculiar sobre a linguagem C foi a sua utilização para produzir os efeitos especiais do filme “Guerra nas Estrelas” em 1977.
BASIC
BASIC (acrônimo para Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code; ou “Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Iniciantes” em tradução livre) é uma linguagem de programação criada na década de 60 com propósitos didáticos.
Um dos usuários mais famosos dessa linguagem foi Bill Gates: o primeiro produto da Microsoft foi o Altair Basic em 1975, que era basicamente um interpretador de linguagem BASIC.
Apesar de antiga, a BASIC é ainda utilizada no desenvolvimento de softwares.
Unity
A Unity é conhecida como o motor para games (softwares usados na criação de jogos). Ela fornece renderização em gráficos 3D, além de cálculos físicos. Trata-se de uma ferramenta vista como muito acessível para criar games do zero.
Em julho de 2014, a Unity ganhou o prêmio “melhor Motor de games” do Develop Awards (prêmio para desenvolvedores de games) realizado no Reino Unido.
Python
Com o nome inspirado no grupo humorístico inglês Monty Python, a linguagem Python foi criada pelo programador holandês Guido Van Rossum em 1989 e é conhecida por sua simplicidade e funcionalidade (por exemplo: uma lógica que necessitaria de 7 linhas na linguagem C++ precisa de apenas 3 linhas em Python).
A linguagem Python tem sido utilizada não só por pequenas e médias companhias, mas também líderes de mercado como, Google, Spotify, Instagram, Dropbox, Nasa e Disney.
Python foi considerada pelo público a 3ª linguagem mais amada, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow (especializado em pesquisas com profissionais da programação) em 2018.
Uma curiosidade é que a empresa Light & Magic utilizou Python para a computação gráfica de filmes como Harry Potter, Piratas do Caribe e Os Vingadores.
Ruby
Planejada e desenvolvida pelo cientista da computação Yukihiro Matz Matsumoto no Japão, Ruby é uma linguagem multiparadigma que ficou mais conhecida pelo seu framework para web: Ruby on Tracks.
Criada para ser utilizada tanto em front-end quanto back-end, a sintaxe do Ruby é bastante próxima a da língua inglesa, fazendo com que seja extremamente simples de usar mesmo para leigos.
Essas são as principais linguagens para desenvolvimento de software. A escolha dependerá das necessidades específicas do seu projeto.
Agora que você já conhece as principais linguagens para desenvolvimento, inscreva-se na nossa newsletter de tecnologia para receber em primeira mão mais conteúdos como esse.
Quer saber como a UDS pode te ajudar? Preencha o formulário abaixo e fale com um especialista.