O Google anunciou em 2019 que “o desenvolvimento do Android será cada vez mais Kotlin” e não é para menos: no mesmo ano, foi considerada a primeira linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android.
A Kotlin foi criada em 2010 pela empresa JetBrains, oriunda da República Tcheca. O nome vem da ilha Kotlin, próxima a São Petersburgo, na Rússia. No ano de 2017, esta linguagem se tornou pública.
Segundo Andrey Breslav, líder de desenvolvimento da JetBrains, o Kotlin foi projetado para ser uma linguagem melhor do que Java, ainda que 100% interoperável com esta.
Breslav e seu time na JetBrains decidiram batizar a linguagem de programação dessa forma por conta da linguagem Java também ter nome de ilha. Embora a linguagem Java, na verdade, tenha sido nomeada em homenagem a um tipo de café originário da ilha de Java, na Indonésia.
Kotlin foi considerada a quarta linguagem mais amada pelo site Stack Overflow no ano de 2020, sendo atualmente usada por empresas como Uber, Netflix e o próprio Google.
Continue a leitura para entender o uso do Kotlin para a criação de aplicativos.

Vantagens do Kotlin
Há diversos motivos para que o Kotlin seja uma linguagem tão popular nos dias de hoje. Nas palavras Jared Burrows, engenheiro de software do Google Home: “Com o Kotlin, há um aumento na velocidade, já que ele é mais eficaz e exige que menos código seja escrito.”
Alguns dos prós de se utilizar Kotlin para o desenvolvimento de aplicativos:
Concisão
Kotlin é uma linguagem extremamente concisa: utiliza cerca de 40% menos códigos para representar a mesma coisa que o Java. Isso permite um grande ganho em produtividade no processo de desenvolvimento de um app.
Sintaxe límpida
A legibilidade e a sintaxe límpida são características marcantes dessa linguagem, alguns exemplos práticos: Getters/Setters são opcionais, bem como ponto e vírgula e também as Chaves “{}”, quando não são realmente úteis.
Segurança
A linguagem Kotlin tem muitos recursos de linguagem para ajudar a evitar erros comuns de programação, como exceções de ponteiro nulo. Os apps para Android, que contêm código Kotlin, são 20% menos propensos à falha.
Interoperabilidade com Java
A empresa JetBrains criou o Kotlin baseado em Java, sendo 100% interoperável, o que significa que todos os frameworks e as bibliotecas do Java podem ser utilizados no Kotlin.
Desenvolvedores que estejam familiarizados com Java poderão aprender Kotlin com facilidades e desenvolver apps desta forma.
Corrotinas
As corrotinas (componentes de um programa que generaliza subrotinas para permitir múltiplos pontos de entrada) são maneiras de tornar o código assíncrono mais simples de se trabalhar.
Tratamento de erros
Uma das grandes vantagens da linguagem Kotlin é o fato dela tratar erros de forma automática e ter proteção contra as referências nulas (Null Safety).
Comunidade numerosa
A comunidade Kotlin é numerosa e está em ascensão ao redor do mundo: 60% dos 1000 apps melhor avaliados na Play Store usam Kotlin, segundo o próprio Google. As contribuições dessa comunidade certamente são valiosas para os desenvolvedores de apps.

Empresas que utilizam Kotlin
Mais de 60 dos aplicativos Google foram criados com o auxílio do Kotlin, incluindo o Google Maps, Google Drive, Google Play e Google Home (no qual a migração para Kotlin reduziu em 30% o número de falhas).
Além do Google, outras empresas de renome adotaram a linguagem: Amazon, Netflix, Pinterest, Uber, Foursquare e Coursera.

Ferramentas de desenvolvimento que aceitam Kotlin
Spring, Gradle, Vert.x, Spark Java, Codename One, JetBrains.

Nova versão Kotlin v1.6.0
A versão mais atualizada foi lançada em Novembro de 2021.
Esta atualização conta com novos recursos de linguagem, otimizações e melhorias nos recursos existentes, além de muitas melhorias na biblioteca padrão Kotlin.

Desenvolvimento de apps é com a UDS
A UDS ajuda a tornar a sua ideia de software uma realidade: temos times especializados em desenvolvimento de apps Android e iOS.
Fomos considerados pela Clutch uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina.
Entre em contato para bater um papo com um de nossos especialistas.