As Squads de TI fornecem às empresas uma equipe ágil e multidisciplinar para desenvolver software e entregar projetos. Mais rápido que criar ou aumentar um time interno, a terceirização de squads de desenvolvimento gera muitas vantagens.

O investimento para contratar uma Squad é menor por vários motivos – o principal é que recrutar novos funcionários pode demorar e prejudicar seus projetos. Além disso, há os custos com tributos e folha de pagamento. 

Cálculos da FGV e Confederação Nacional das Indústrias mostram que o custo de uma contratação interna pode chegar a até 3 vezes o salário pago ao profissional.

Para complicar a equação, encontrar talentos em tecnologia está cada vez mais difícil e caro. Há um déficit de 408 mil talentos de TI no Brasil e as perdas acumuladas até 2020 alcançaram R$ 167 bilhões, segundo a Softex.

Há ainda o risco de não encontrar os melhores profissionais de tecnologia: uma contratação errada pode custar um preço muito mais alto do que o salário dos profissionais.

Além disso, devido ao aquecimento do mercado, profissionais podem sair da sua empresa para atuar em outra oportunidade logo após a contratação, gerando desperdício do tempo e dinheiro investido neles.

A seguir, veremos que o investimento na terceirização de Squads tem vários benefícios.


Quanto custa contratar uma Squad de TI?

O investimento em uma Squad depende dos seguintes fatores:

☝ Depende da quantidade de profissionais na Squad de TI

Geralmente, uma Squad consiste em uma equipe de 4 a 10 profissionais com diferentes habilidades para desenvolver um software do início ao fim.

☝ Depende da qualidade e expertise do time

Além do número de profissionais, a experiência (senioridade) deles também influencia o investimento, incluindo sua especialização em determinada tecnologia ou setor que faça a diferença para o projeto.

Depende do escopo do projeto

Independente de ser um projeto de escopo aberto ou fechado, o tamanho do escopo do projeto influencia por quanto tempo a squad trabalhará até finalizá-lo. 

Projetos de escopo maior ou mais complexos, exigem mais esforço da Squad contratada (tempo de alocação) e consequentemente mais investimento.


Como são calculados os custos de contratação da Squad de Tecnologia?

O investimento para contratar Squads normalmente é calculado de duas formas mais comuns:

1. Contratação de Squads por hora trabalhada

Cada perfil profissional da squad tem um valor por hora trabalhada, levando em conta sua área de atuação e experiência (senioridade).

A squad composta por esses diferentes profissionais atua no projeto do cliente e as horas trabalhadas em cada tarefa são contabilizadas em alguma ferramenta para essa finalidade. 

Ao final de cada sprint ou de cada mês de trabalho, o total de horas contabilizadas de cada profissional é multiplicado pelo valor da sua hora de trabalho. O total será o valor a ser pago pelo cliente.

Esse modelo de contratação permite que o cliente contrate mais ou menos horas de cada profissional de acordo com a sua necessidade, e pague apenas por aquilo que realmente consumiu.

2. Contratação de Squads por “Squad fee” ou “fee mensal”

Neste modelo de contratação, a squad tem um valor fixo a ser pago pelo cliente a cada sprint ou mensalmente.

Normalmente, esse valor também é baseado na quantidade e experiência de profissionais, assim como no número de meses do contrato.

A diferença frente à contratação por hora trabalhada é que o valor mensal não varia, ou seja, caso alguns profissionais trabalhem algumas horas a mais ou a menos, essa diferença não é computada. 

Entende-se que os profissionais estão 100% disponíveis para execução das atividades e que executá-las no menor prazo possível é interesse de todos. Por isso, o cliente paga para ter o time disponível em tempo integral,  independente de quantas horas foram trabalhadas em cada tarefa.


Vale a pena contratar uma Squad de TI?

Se a empresa precisa de desenvolvimento de software web ou aplicativo com entregas rápidas em ciclos curtos, contratar uma squad pode acelerar a execução do projeto.

A UDS usa metodologias ágeis, trabalhando com entregas rápidas e constantes para que sua empresa tenha certeza da qualidade do trabalho que está recebendo a cada novo ciclo de entrega.

Deseja contratar Squads de alta performance para desenvolvimento de software? Fale com nossos especialistas.

Leave A Reply