Outsourcing de Squads: quando fazer?

outsourcing

Outsourcing de Squads: quando fazer?

Outsourcing de Squads: quando fazer? 900 635 Insights UDS

No contexto atual do mercado, as organizações têm buscado abordagens ágeis para conduzir projetos e demandas internas. Um exemplo é a adesão aos Squads: equipes enxutas, multiprofissionais e auto-gerenciáveis. Mas quando fazer o outsourcing, ou seja, terceirizar?

Nessa perspectiva, neste artigo destacamos informações sobre o processo de outsourcing de squads, suas vantagens e quando optar por esse modelo de trabalho.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto:

  • O  que é outsourcing de squads?
  • Quais são as vantagens do outsourcing de squads?
  • Quando escolher fazer o Outsourcing de squads?

 

O que é o outsourcing de squads?

Outsourcing de squads refere-se à contratação de consultorias externas para que formem e disponibilizem equipes de trabalho multidisciplinares e ágeis visando atender às demandas da empresa.

Quais são as vantagens do outsourcing de squads?

Uma empresa de TI que utiliza metodologias ágeis e fornece a terceirização de serviços, comumente se depara com modelos tradicionais de gestão adotados por  seus clientes.

Se adaptar a um modelo ágil de trabalho recém contratado pode ser desafiador no primeiro momento, mas também é algo muito promissor para mudar questões significativas na empresa tradicional.

Algumas vantagens do processo de outsourcing de squads são:

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O investimento em recursos e tempo são menores quando comparados aos gastos de contratar – considerando busca, seleção, teste e recrutamento de profissionais – e desenvolver equipes internas. Isso sem falar nos possíveis retrabalhos causados por times não habituados a trabalhar em conjunto.

Em contrapartida, uma equipe especializada saberá administrar as demandas de maneira mais funcional, trazendo retorno sobre o investimento mais rápido para a empresa.

Flexibilidade e autonomia das equipes

Equipes de trabalho ágeis, como squads, possuem autonomia e são flexíveis durante sua atuação.

O fato de serem multidisciplinares torna tais equipes habilitadas a tomarem decisões que apenas uma especialidade profissional não seria capaz de decidir.

A terceirização de squads traz consigo o benefício de escala ou redução nos integrantes das squads, ou seja, tais equipes são totalmente adaptadas às necessidades do negócio em termos de habilidade e força produtiva.

Agilidade e troca de cultura 

Squads normalmente adotam práticas, metodologias e ferramentas para uma atuação ágil e comunicativa. Isso promove aumento de produtividade e ganho de tempo. 

Devido a essa característica, squads tendem a fazer entregas de trabalho em ciclos curtos e aumentar a percepção de valor gerado para a empresa. 

Esse formato de atuação tende a inspirar e servir como modelo para outras células ou departamentos da companhia tradicional. A troca de cultura é algo que promove ainda mais os ganhos de performance na empresa e é uma das grandes vantagens em aderir ao outsourcing de squads.

Comunicação e alinhamento entre os times de trabalho

A auto-organização das squads exige que um alinhamento contínuo entre os integrantes da equipe seja feito. Esses profissionais se comunicam efetivamente o todo tempo.

A intenção é identificar e reparar possíveis problemas logo que eles surgem, visando manter as entregas previstas em dia e colaborar para tornar o trabalho de cada integrante mais fácil. 

A gestão a vista, que preza por manter informações como indicadores acessíveis a todos, e algumas cerimônias de comunicação fazem com que os profissionais da squad saibam sobre o trabalho de seus colegam e possam apoiá-los proativamente.

Quando escolher fazer o Outsourcing de squads?

Esses fatores devem ser levados em consideração na escolha sobre fazer ou não o outsourcing de squads:

  • desejo por mais agilidade operacional;
  • necessidade rápida de profissionais para atuar em diferentes demandas;
  • demandas sazonais, que podem aumentar ou reduzir sem padrão;
  • volatilidade na definição do escopo de projetos e equipes para realizá-los;
  • ciclos de entrega das equipes atuais poderiam ser mais rápidos;
  • se há melhorias na comunicação e colaboração das equipes;
  • há problemas no monitoramento de progresso das equipes;
  • prazos curtos para entregas e falta time disponível;
  • se deseja garantir prazo, qualidade e vazão de projetos de inovação.

A transformação digital é uma realidade e adaptar-se é o mínimo para se manter relevante diante de um mercado extremamente competitivo.

Para tanto, é importante avaliar o parceiro certo para terceirizar as suas demandas, conhecendo referências e cases. 

A UDS provê squads de alta performance para empresas que desejam mudar suas formas de trabalho. Fale com nossos especialistas e acelere sua digitalização com times de squads ágeis.