/Blog

recrutamento e seleção de TI
recrutamento e seleção de TI

Recrutamento e seleção de TI: como calcular custos

O recrutamento e seleção de TI é um processo crítico para qualquer empresa, pois os profissionais de tecnologia desempenham um papel fundamental no funcionamento e no sucesso da organização. Mas sabemos que é difícil calcular os custos do recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia. 

Esses processos podem ser caros, especialmente quando se consideram os custos envolvidos em anúncios, triagem de currículos, entrevistas e testes. E, muitas vezes, os custos com processos seletivos passam despercebidos ou não são calculados corretamente. 

Quase 80% dos recrutadores afirmam estar com dificuldade em encontrar profissionais qualificados para preencher as vagas no setor de tecnologia.

Estudo da Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos.

Como funciona o recrutamento comum em uma empresa de RH? 

A partir de uma demanda, a empresa de RH responsável pelo recrutamento começa a procurar candidatos qualificados para preencher uma determinada vaga. 

Isso pode incluir a publicação de anúncios em sites de emprego, o envio de e-mails para profissionais de tecnologia em sua base de dados de contatos, ou o uso de ferramentas de busca de emprego em redes sociais e sites especializados em tecnologia, por exemplo. 

Após a coleta de currículos, os candidatos são geralmente submetidos a uma triagem inicial para determinar se atendem aos requisitos básicos para o cargo. Os candidatos que passarem na triagem inicial são então convidados a participar de entrevistas e/ou testes práticos, dependendo das exigências da empresa.

Com as entrevistas e testes concluídos, os candidatos são avaliados e selecionados ou não para o cargo. A empresa de RH então entra em contato com os candidatos selecionados e ajuda a negociar os detalhes do contrato de trabalho.

Normalmente, esse processo de recrutamento e seleção de TI é longo e complexo, podendo durar meses. 

RH comum vs recrutamento estratégico

Praticamente todas as áreas das empresas precisaram se reinventar muito nos últimos anos, e a área de RH é uma delas. Manter os mesmos processos já não é o suficiente para atrair e recrutar talentos, principalmente de tecnologia. 

O recrutamento estratégico é um modelo de gestão de Recursos Humanos em que os profissionais são parte estratégica do processo. O RH estratégico tem a missão de otimizar processos e decisões com o uso de tecnologia, dados e indicadores, auxiliando no crescimento e rentabilidade da empresa.

Porém, ter uma área robusta de recrutamento com tech recruiters capacitados será fundamental se você deseja buscar, selecionar e contratar os melhores talentos internamente. 

Hunting de TI: a terceirização do recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia

Nem sempre é possível criar e manter uma área robusta de recrutamento internamente. Se você não possui tempo hábil para isso, recursos e conhecimentos técnicos, terceirizar todo o processo com uma empresa especializada é a melhor alternativa. 

Uma empresa de hunting de TI oferece mais vantagens que uma consultoria de RH para clientes que querem aumentar o seu time de tecnologia. Além de cuidar de toda a identificação de novos profissionais, seleção, entrevistas e burocracias, uma empresa especializada em hunting de TI possui um crivo técnico, e é capaz de aplicar os testes necessários para garantir a qualidade dos profissionais recrutados.

Tudo com a garantia de encontrar excelentes profissionais, sem o custo da procura e seleção que pode demorar 3 meses ou mais.

Ok, mas qual a diferença real de custo para a sua empresa com a terceirização do processo? 

Terceirização de recrutamento e seleção: como os custos são calculados?

Normalmente, quando uma companhia atua no recrutamento e seleção de TI, ela cobra do cliente um valor fixo pela parte de seleção, triagem, aplicação de testes e entrevistas. 

Além disso, após o sucesso no processo seletivo, é cobrado um montante relativo ao primeiro salário do profissional contratado (normalmente, superior aos 100%) e os impostos.

alt="tabela com etapas e custos do recrutamento da uds"›

Neste modelo, a contratante paga de forma mais pontual para ter um apoio na contratação de profissionais de TI, sem pagamento recorrente pelo serviço.

Recrutamento e seleção de profissionais de TI na UDS

A UDS atua com o Hunting de TI, mas trabalha de forma diferente do mercado e só cobra se a contratação tiver sucesso. Ou seja, na nossa atuação com o Hunting, o cliente só paga em caso de vaga preenchida. Não há nenhum custo inicial e cobramos apenas uma remuneração do profissional admitido.

Como calcular esse custo no seu projeto? 

alt="tabela com características diferentes entre o hunting da UDS e o de empresas comuns"›

Por que calcular o custo de recrutamento e seleção de TI?

Calcular o custo de recrutamento e seleção de profissionais de TI é importante por várias razões. 

1. Orçamento: conhecer os custos envolvidos no processo ajuda a sua empresa a definir o orçamento adequado para essas atividades e a gerenciar melhor os seus recursos financeiros.

2. Comparação com outras opções: saber quanto exatamente irá custar ajuda a comparar esses custos com outras opções e onde fará mais sentido o investimento.

3. Transparência: o cálculo dos custos de recrutamento e seleção também pode contribuir para a transparência do processo e ajudar a empresa a justificar os seus investimentos. 

alt="banner clicável para baixar infográfico sobre recrutamento e seleção de TI"›

Assim, terceirizar o processo de recrutamento e seleção é uma forma efetiva de eliminar burocracias e contratar rapidamente os melhores profissionais de tecnologia

Se você está em busca de uma parceira ideal para o Recrutamento de TI terceirizado ou mesmo para o Outsourcing de tecnologia, a UDS já ajudou empresas como Ambev Tech, Yamaha, TOTVS, Madero e outras. 

Fale agora com um dos nossos especialistas e conheça o melhor modelo para a sua empresa.

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.