Entregar com sucesso um sistema de software não deveria ser uma etapa isolada no processo de desenvolvimento. Na sustentação de software, ou seja, manter ou evoluir um software pronto é um trabalho constante e importantíssimo para a manutenção de um sistema de sucesso.
Portanto, não manter esses sistemas funcionando corretamente pode custar caro para todas as áreas da empresa, o que exige manter uma squad de especialistas ou terceirizar com um fornecedor de tecnologia.
Softwares de baixa qualidade causaram um prejuízo de mais de US$ 2 trilhões para empresas dos Estados Unidos em 2020, segundo um estudo conduzido pela Consortium for Information & Software Quality (CISQ), organização que elabora padrões internacionais para a medição da qualidade de softwares.
Consortium for Information & Software Quality (CISQ)
O que é, afinal, sustentação de software?
A sustentação de software é o processo pelo qual um aplicativo ou sistema é mantido após o seu lançamento.
Isso inclui tarefas como corrigir erros, atualizar recursos e fornecer suporte aos usuários. Em alguns casos, a sustentação de software também pode envolver o desenvolvimento de novas funcionalidades para um programa existente.
Sustentação vs Desenvolvimento de software
Ao contrário do desenvolvimento de software, que é focado na criação de um produto, a sustentação de software se concentra na manutenção do produto.
Dessa forma, os profissionais de sustentação de software desempenham um papel vital na tecnologia moderna, garantindo que os programas continuem funcionando corretamente e oferecendo suporte completo.
Principais atividades de manutenção de um software:
- Atualização de sistemas
- Correção de falhas e bugs
- Monitoramento de incidentes
- Realizar manutenção preventiva
- Suporte em todos os níveis de complexidade
- Monitorar e garantir satisfação dos usuários
- Estabilizar sistemas
Quando apostar em sustentação de software?
Garantir a disponibilidade e estabilidade do seu software não é uma opção. Pense na sustentação como uma das etapas indispensáveis para garantir um software de qualidade.
Principais vantagens da manutenção de software para o seu negócio
A sustentação de software oferece muitas vantagens. Em primeiro lugar, a sustentação mantém o código-fonte do seu aplicativo atualizado e funcionando corretamente.
Em segundo lugar, a sustentação também fornece acesso aos últimos recursos e atualizações de segurança para garantir que sua aplicação esteja sempre protegida contra ameaças.
Além disso, também resolve qualquer problema que possa surgir durante o processo de desenvolvimento ou implantação do software, e garante:
- Melhoria do ROI;
- Prevenção de problemas antes que eles ocorram;
- Aumento da produtividade da squad;
- Foco maior no usuário e na experiência de uso do produto;
- Melhoria contínua não só com solução de problemas, mas com o desenvolvimento de novas funções.
Fazer internamente ou terceirizar?
Até mesmo grandes empresas, ou seja, empresas com estrutura tecnológica robusta, têm tido dificuldades em sustentar suas aplicações, corrigir bugs e aplicar melhorias constantes.
Podemos falar que esses atrasos causam impactos significativos em termos de tempo e custo. Fora os gastos com recrutamento e contratação de funcionários altamente especializados, por exemplo.
Leia também: - Como abordar o Ciclo de Vida de Desenvolvimento Seguro.
Contar com uma equipe especializada é um grande desafio atualmente. A sustentação também pode demandar uma equipe maior dedicada que a empresa ainda não possui.
Por todos esses desafios, terceirizar a sustentação de software tem sido uma das saídas adotadas por empresas de diferentes portes. Empresas especializadas em desenvolvimento e sustentação de software oferecem apoio do início ao fim para cumprir as demandas e necessidades de um projeto mesmo após o lançamento da aplicação.
A flexibilidade para alocar profissionais terceirizados garante que aplicativos e softwares sejam mantidos e sustentados corretamente de maneira inteligente.
A sustentação de software é um processo essencial para o sucesso do seu negócio. É por meio dela que você garante a qualidade do seu produto e mantém os clientes satisfeitos. Mesmo com todos os cuidados, erros podem acontecer.
Ainda tem alguma dúvida sobre sustentação de software ou quer compartilhar a sua experiência no assunto? Deixe nos comentários.
Para receber mais conteúdos como esse em primeira mão, assine nossa newsletter de tecnologia.