/Blog

10 tipos de Desenvolvimento de Software

Neste artigo você vai ver esses 10 tipos de desenvolvimento de software:

  1. Front-end
  2. Back-end
  3. Full-stack
  4. Desktop
  5. Web
  6. Banco de Dados
  7. Mobile
  8. Cloud Computing
  9. Engenharia DevOps
  10. Engenharia de Segurança

Se você quer criar um aplicativo, site ou programa, é fundamental que você contrate especialistas em desenvolvimento de software. Mas, antes da contratação, você precisa entender o que, exatamente, o seu projeto vai exigir. Isso porque há diferentes tipos de desenvolvedores com especializações técnicas específicas, e, consequentemente, diversos tipos de desenvolvimento de software, são eles:

1. Desenvolvimento Front-end

Toda vez que você olha para um site, está vendo o trabalho do desenvolvedor front-end. Esses especialistas trabalham na parte do produto com o qual o usuário interage. Eles estão preocupados principalmente com a interface do usuário (UI). Por exemplo, eles podem criar o layout, aspectos visuais e elementos interativos de um site ou aplicativo. 

No entanto, sua função não é idêntica à de um designer de interface do usuário ou experiência do usuário (UX). Eles também corrigem bugs e garantem que a interface do usuário possa ser executada em diferentes navegadores.

Eles devem ser altamente proficientes em programação e trabalhar em estreita colaboração com os desenvolvedores de back-end para garantir que os dois aspectos do produto funcionem de forma coesa.

Leia mais: Quais são as principais linguagens para desenvolvimento de software?

2. Desenvolvimento de back-end

Por outro lado, um desenvolvedor de back-end trabalha com a parte do produto que os usuários não podem ver — o back-end. Esse profissional constrói a infraestrutura que alimenta o site, aplicativo ou programa, com foco na funcionalidade, integração de sistemas e lógica central. Eles também lidarão com a complexa estrutura subjacente, garantindo forte desempenho, escalabilidade e segurança.

Como mencionamos acima, os desenvolvedores front-end e back-end trabalham juntos para criar um produto final. Ambos desempenham papéis importantes na conclusão de um projeto.

3. Desenvolvimento Full-stack

O desenvolvedor full-stack trabalha em todos os aspectos do produto, incluindo front-end e back-end. Para ser um desenvolvedor full-stack de sucesso, é necessário ter fortes habilidades de programação, bem como uma variedade de soft skills que a maioria dos profissionais de tecnologia devem ter, como resolução de problemas e pensamento crítico. No final das contas, você — e talvez sua equipe — é responsável por criar um produto completo, como um aplicativo da Web totalmente funcional.

Embora esse tipo de desenvolvedor possa parecer o melhor dos dois mundos, por trabalhar com as duas especializações ao mesmo tempo, vale ressaltar que é preciso analisar o nível e tamanho do seu projeto para não sobrecarregar o profissional e tornar a entrega do produto mais lenta.

4. Desenvolvimento de Desktop

Os desenvolvedores de desktop criam exclusivamente aplicativos que são executados em um sistema operacional de desktop, como Windows, Mac ou Linux. Isso se difere dos desenvolvedores que criam aplicativos com execução em celulares, tablets ou outros dispositivos.

Esse tipo de especialização era mais comum nos primórdios da programação, antes da época dos aplicativos móveis. No entanto, eles ainda têm um lugar na área de desenvolvimento hoje.

Desenvolvimento de Software UDS.

5. Desenvolvimento Web

O desenvolvimento Web é o processo de construção de aplicativos para Web. As pessoas usam esses aplicativos por meio de um navegador da Internet em vários dispositivos. Isso é diferente, por exemplo, de um aplicativo móvel, que é executado em celulares ou tablets e não requer necessariamente uma conexão com a Internet para ser executado.

O desenvolvimento Web é um termo genérico que abrange o desenvolvimento de front e back-end. Os profissionais também podem ser desenvolvedores web full-stack.

6. Desenvolvimento de Banco de Dados

Antes de tudo, o desenvolvedor de banco de dados não deve ser confundido com um administrador de banco de dados, que normalmente trabalha com manutenção diária de banco de dados e solução de problemas e implementação do sistema.

Um desenvolvedor de banco de dados, por outro lado, é responsável por construir o banco de dados, modificar e projetar programas novos ou existentes e garantir que eles satisfaçam os requisitos dos usuários. Na maioria das vezes, as funções dos administradores de bancos de dados e desenvolvedores se sobrepõem — isso depende das necessidades das tecnologias.

7. Desenvolvimento Mobile

Como provavelmente é óbvio pelo nome, o desenvolvedor mobile cria aplicativos que são executados nativamente em dispositivos móveis, incluindo smartphones, tablets e alguns tipos de smartwatches. Normalmente, esses profissionais se especializam no desenvolvimento de iOS ou Android.

É possível trabalhar com os dois sistemas operacionais. No entanto, muitas empresas trabalham com desenvolvedores especialistas em apenas um sistema operacional. Isso porque eles tendem a ter mais conhecimento sobre as complexidades de cada tipo de desenvolvimento do que aqueles que se interessam por ambos, já que as ferramentas, estruturas e linguagens tendem a ser diferentes.

O que é possível fazer com o desenvolvimento mobile?

No desenvolvimento mobile, é possível construir apps como o da C&A, criado pelo time de desenvolvimento da UDS. No projeto, a UDS desenvolveu um projeto que envolvia aproveitar módulos do aplicativo existente e desenvolver novas features que beneficiassem o uso por vendedores das lojas físicas da marca, clientes e colaboradores. Ou seja, um “hub” que integrasse várias frentes estratégicas.

Leia mais: Como a UDS criou um app completo para a jornada de vendas e consumo

Sob a imagem com fundo branco é mostrado mockups de celulares com o aplicativo da C&A aberto.
Mockup de aplicativo C&A desenvolvido pela UDS

8. Cloud Computing

Cloud computing engloba serviços, programas e aplicativos executados na nuvem. Isso significa que eles podem ser acessados ​​remotamente de praticamente qualquer local, desde que o usuário tenha uma conexão com a internet e um login adequado. Muitas das ferramentas que a maioria das pessoas usa todos os dias, como o Google Docs, são aplicativos baseados em nuvem. Eles oferecem muitas vantagens, incluindo escalabilidade.

Alguns desenvolvedores se especializam em computação em nuvem — ou seja, na criação de plataformas em nuvem. Eles criam aplicativos em nuvem e facilitam a implantação e migração da nuvem, além de gerenciar serviços de nuvem e fornecer manutenção aos usuários.

O que é possível fazer com o cloud computing?

No Cloud Computing, é possível construir softwares como o de logística da DHL, uma das líderes globais no setor, criado pelo time de desenvolvimento da UDS. Para modernizar os sistemas da companhia, a UDS atuou com o desenvolvimento de software personalizado, com arquitetura escalável em nuvem.

Leia mais: Como modernizamos os sistemas da líder global em logística

A imagem mostra notebook com a plataforma da DHL aberta
Mockup da nova plataforma de logística da DHL desenvolvida pela UDS

9. Engenharia DevOps

DevOps é um conjunto de práticas e filosofias focadas na entrega rápida, eficiente e centrada no cliente de software. Relacionado ao Agile, esse estilo foi amplamente adotado por desenvolvedores de software e equipes em todo o mundo.

Os engenheiros de DevOps trabalham não apenas no desenvolvimento do produto em questão, mas também no teste de garantia de qualidade (QA) e eventual implementação de processos. Possuem uma ampla gama de habilidades, como programação, integração, script, teste de controle de qualidade, eles também precisam combinar teoria e prática para apoiar e trabalhar com o restante da equipe, que pode incluir desenvolvedores de software e profissionais com foco em controle de qualidade.

10. Engenharia de Segurança

Todo mundo sabe o quão importante é a segurança de tecnologia hoje em dia. Esses profissionais se dedicam a garantir a segurança de diversos sistemas tecnológicos. Eles têm amplo conhecimento das metodologias, práticas, ferramentas e padrões que os cibercriminosos empregam para hackear softwares para que possam ajudar a evitar que esses ataques ocorram.

Os hackers éticos são um exemplo desse tipo de profissional. Eles trabalham com clientes para tentar hackear software a fim de identificar e expor vulnerabilidades, permitindo que sejam corrigidos antes que sejam explorados por cibercriminosos.

Que tipo de desenvolvedor é ideal para o seu projeto?

Esta lista não contém todos os tipos de desenvolvimento de software. No entanto, esses ainda são alguns dos tipos mais importantes que você deve entender ao procurar contratar desenvolvedores e equipes de desenvolvimento para trabalhar em seu próximo projeto — e criar um produto de alta qualidade e segurança.

Suas necessidades mudarão e você poderá procurar diferentes tipos de desenvolvedores em determinados momentos. De qualquer forma, é importante determinar os requisitos com antecedência e pesquisar cuidadosamente cada profissional ou equipe antes de contratar, observando os trabalhos anteriores, referências ou depoimentos. Embora os tipos de habilidades e experiência variem de acordo com a especialidade, precisam ser padrões de qualidade e devem ser consistentes.

Conte com a UDS na contratação de profissionais de alta excelência e conectados às novas tendências de desenvolvimento 

Mão de obra altamente especializada

Somos mobile expert e especialistas em metodologias ágeis. Nossos programadores fazem muito mais do que apenas codificar, eles criam valor usando as melhores tecnologias e linguagens. Além disso, nossa equipe também se concentra em manter e aperfeiçoar o aplicativo após a entrega.

Desempenho e qualidade no desenvolvimento

Nossa equipe monitora o desempenho e a qualidade do seu aplicativo em cada etapa do desenvolvimento, verificando a usabilidade e velocidade através de ferramentas de análise durante o processo de compilação. Tudo isso porque, sem uma abordagem eficiente de otimização, não haverá desempenho e qualidade, aspectos críticos para nós.

Metodologia que garante o desenvolvimento de software e a entrega de forma rápida

Mesmo com a variedade de metodologias e possibilidades, assim também a metodologia ágil se destaca por permitir o desenvolvimento de produtos de sucesso de forma mais rápida e com uma equipe enxuta de profissionais multidisciplinares. 

Aqui na UDS, priorizamos as metodologias ágeis e desenvolvemos projetos em colaboração com o cliente, garantindo não apenas a agilidade na entrega, mas também uma gestão participativa durante o processo de desenvolvimento do aplicativo.

A UDS está entre as 3 melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.

A UDS tem mais de 50 milhões de usuários de sistemas e aplicativos desenvolvidos.

9.2 NPS: Índice excelente de satisfação com qualidade e prazos de entrega.

Leia nossos cases de sucesso

Se você está procurando por uma empresa com entregas de alta qualidade, rigorosos cumprimentos de prazos e ampla experiência em vários projetos de aplicativos, saiba que a temos classificação máxima nesses critérios pela Clutch, organização internacional especializada em avaliações de mercado.

Converse com um de nossos especialistas e tire o seu projeto da gaveta de uma vez por todas. 

Eduardo Valim

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.