É possível comprar o Desenvolvimento de Software errado? Infelizmente, sim. Em um cenário onde a tecnologia avança a passos largos e o mercado se torna cada vez mais competitivo, o Desenvolvimento de Software surge como uma solução estratégica para otimizar processos e impulsionar negócios. Empresas de todos os tamanhos têm buscado softwares personalizados que atendam às suas necessidades específicas e as ajudem a se destacar.
No entanto, nem tudo são flores. Também cresce o número de empresas que se arrependem das decisões relacionadas a novos sistemas e aplicativos. Muitas vezes, isso ocorre por falta de alinhamento inicial ou expectativas mal definidas, resultando em soluções que não entregam o esperado.
Mas como evitar esse erro? Como garantir que o software adquirido realmente atenda às necessidades do seu negócio? A resposta está na preparação e no entendimento claro de suas demandas.
Aqui, apresentamos 3 dicas práticas para ajudar você, gerente de tecnologia, a transformar a experiência de compra em uma escolha acertada. Essas orientações são baseadas em um estudo detalhado da Gartner com 1.120 empresas de médio e grande porte, e certamente podem ajudar você a evitar frustrações e a obter resultados melhores. Vamos lá?
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3 dicas para não comprar Desenvolvimento de Software errado
A maioria das decisões para contratar serviços de Desenvolvimento de Software são tomadas por grandes equipes de líderes de área distintas. Claro, é importante ressaltar que o crescimento do tamanho das equipes foi desacelerado pela pandemia, mas ainda hoje esses times costumam ter entre oito e 15 pessoas envolvidas nas compras de Desenvolvimento de Software.
Em outras palavras, em muitos casos, o financiamento para contratar serviços de desenvolvimento de sistemas e aplicativos vem de vários grupos diferentes da área de TI, o que cria o primeiro fator de arrependimento: o consenso entre eles.
Conforme a pesquisa da Gartner, para os entrevistados com alto arrependimento, 89% deles citaram que os membros da equipe têm objetivos diferentes, muitas vezes conflitantes, para a compra, contra 9% para aqueles sem arrependimento – isso significa que eles têm quase 10 vezes mais chances de experimentar esse tipo de conflito.
Uma forma de garantir que o objetivo principal da compra e o custo da operação sejam bem recebidos por toda equipe, é entender o seu negócio e escolher um software personalizado de acordo as dores específicas do seu produto.
Dica 1: use ferramentas que ajudem a tomar a melhor decisão
Entender a fundo os pontos positivos e negativos da compra de software personalizado pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão e evitar comprar software errado. Experimente ferramentas como calculadoras, diagnósticos, listas de verificação; ferramentas como estas ajudam gerentes e líderes de tecnologia a entender melhor os custos e impactos que um software personalizado pode trazer ao negócio.
Dica 2: analise junto à fábrica de software quais as features fundamentais
Hoje em dia é fácil encontrar softwares que tentam replicar features de sucesso de software famosos. E acredite: ao ver um, você ficará tentado a querer implementá-lo também em seu software, mas nem sempre isso é o mais indicado.
Em vez disso, para evitar erros, participe de demonstrações e alinhe com a Fábrica de Software quais ferramentas você realmente precisará. Junto à sua equipe de tecnologia, mapeie cenários específicos com os quais o software precisará lidar e repasse para a Fábrica de Software. Não se trata apenas de quais recursos disponíveis, mas como esses recursos funcionarão na prática para sua empresa.
Para te ajudar ainda melhor na escolha, você pode procurar uma consultoria de Desenvolvimento de Software para obter orientação especializada. Mais do que apenas criar softwares, as empresas de desenvolvimento como a UDS podem realizar uma análise de contexto e oferecer soluções relevantes para o seu negócio com um olhar técnico.
Dica 3: criar uma experiência personalizada é importante
Alinha bem, junto à Fábrica de Software, tudo o que envolve a experiência do seu software, não só até a etapa de entrega. Tente responder à pergunta: como esse software vai atender às expectativas da minha empresa ou produto?
Por exemplo, é sabido que todo produto evolui. Com isso, à medida que os mercados amadurecem, os produtos amadurecem e os clientes-alvo mudam. Leve em consideração todos os aspectos da experiência do cliente e considere todos os pontos de contato que seu cliente terá com seu produto agora e no futuro.
Uma experiência completa com o produto fornece ao cliente tudo o que é necessário para que ele veja um valor atraente com menos risco de compra.
Como a UDS pode ajudar você a evitar o erro na compra de software?
Evitar decisões erradas no Desenvolvimento de Software é essencial para garantir que sua empresa alcance os objetivos desejados. Na UDS, somos especialistas em criar soluções sob medida que não apenas atendem às suas expectativas, mas também criem soluções que de fato agreguem ao negócio. Nosso diferencial está em nossa abordagem ágil, expertise técnica e compromisso com resultados mensuráveis. Veja como podemos ajudar:
1. Início imediato com squads de alta performance
Enquanto outras consultorias levam meses para começar, na UDS iniciamos projetos rapidamente, sem burocracias. Com equipes de alto desempenho, compostas por especialistas em Scrum, UX Design, QA, DevOps e mais, garantimos entregas rápidas e de qualidade global.
2. Soluções personalizadas e alinhadas ao seu negócio
Desenvolvemos software que se adapta perfeitamente às regras e metas do seu negócio. Desde sistemas de pagamento a plataformas de streaming, criamos produtos escaláveis e robustos, com foco em gerar Retorno sobre o Investimento (ROI) e alcançar os resultados esperados.
3. Engenharia de ponta e visão de futuro
Na UDS, desenvolvemos soluções que são verdadeiramente à prova de futuro. Utilizamos as melhores práticas de engenharia de software, como Microservices, Serverless, DevSecOps, e arquiteturas escaláveis, garantindo que seu software seja seguro, modular e preparado para crescer com seu negócio.
4. Gestão com transparência e flexibilidade
Com métricas claras e fit cultural, ajustamos as squads conforme necessário, seja para aumentar ou reduzir o time, sempre de forma ágil e sem custos extras desnecessários. Isso significa mais controle e menos riscos para você.
5. NPS 9.2 e mais de 5.000 projetos entregues
Nosso compromisso com a qualidade reflete-se em nossa alta taxa de satisfação de clientes. Com mais de duas décadas de experiência e 75 milhões de usuários impactados globalmente, sabemos como entregar o que realmente importa.
Na UDS, acreditamos que o Desenvolvimento de Software é uma parceria estratégica. Estamos aqui para transformar suas ideias em soluções que agreguem valor e resultados reais.
Vamos conversar e começar hoje mesmo o Desenvolvimento do Software que vai revolucionar seu negócio. Preencha o formulário abaixo agora e fale com um especialista.