10 ferramentas para teste automatizado de software

Os testes automatizados utilizam ferramentas especiais para realizar um conjunto de testes de software. Uma vez que o conjunto de testes é automatizado, nenhuma intervenção humana é necessária.  Por isso as ferramentas para teste automatizado são tão importantes.

Testar devidamente um software é uma etapa indispensável no desenvolvimento de qualquer aplicação para garantir a qualidade do software. Na prática, o teste é uma maneira de avaliar a qualidade do software e reduzir o risco de falha durante o ciclo de desenvolvimento e operação.

Existem diversas ferramentas para teste automatizado de software que uma equipe de tecnologia pode utilizar. 

Essas ferramentas são capazes de executar testes, reportar resultados e comparar testes anteriores. Além disso, os testes realizados com elas podem ser executados repetidamente, a qualquer hora do dia.

Ou seja, os projetos de software que adotam metodologias ágeis e são desenvolvidos por bons fornecedores incluem teste automatizado desde o início. 

Continue a leitura para se aprofundar no processo de teste automatizado e conhecer as principais ferramentas para teste automatizado de software. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

O processo das ferramentas para teste automatizado

As etapas a seguir fazem parte do processo de automação:

1) Escolha da ferramenta de teste;

2) Definição do escopo da automação;

3) Planejamento, design e desenvolvimento; 

4) Execução do teste;

5) Manutenção.

A squad envolvida no desenvolvimento avaliará a melhor ferramenta de teste para o projeto. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

10 ferramentas para teste automatizado de software

1. Selenium

O Selenium é uma das ferramentas para teste automatizado mais populares no momento, voltado à testes de aplicações web pelo browser. Portanto, utilizada para teste de regressão. É uma ferramenta gratuita open source que fornece recursos de reprodução e gravação para este tipo de teste. 

Os testadores podem escrever em várias linguagens de programação como, por exemplo: Java, Perl, JavaScript, PHP, Python, C#, Ruby e Groovy.

2. Ranorex Studio

O Ranorex é uma das ferramentas para teste automatizado mais completas, altamente ajustável e fácil de usar, ideal para iniciantes, além de um IDE completo e APIs abertas para especialistas em automação.

Suporta testes de ponta a ponta em desktop, web e dispositivos móveis. A ferramenta possui apenas versão paga, mas oferece versão teste grátis. 

3. TestComplete

O TestComplete é uma plataforma que automatiza testes do celular, desktop e aplicações web. Ele também permite a utilização de diversas linguagens, como, por exemplo: JavaScript, VBScript e Python, além de ter as funções de teste orientado por dados (DDT), teste por palavras-chaves, teste de regressão e teste distribuído.

4. Cypress

O Cypress é um framework de testes, de código aberto e de fácil configuração. Possui um painel próprio que exibe o que exatamente está acontecendo durante a execução do teste. 

O Cypress utiliza o node JS como servidor e interpretador de sua linguagem JavaScript, permitindo testes E-2-E e com um conjunto completo de frameworks, como, por exemplo: Mocha, Chai, Jquery, SinonJs.

Acima de tudo, a enorme vantagem do Cypress é que com o uso único e exclusivo dele, o automatizador de teste tem à disposição diversos frameworks nativos que possibilitam o desenvolvimento, a execução e a visualização de relatórios dos testes automatizados.

Disponível em versão gratuita e paga.

Desenvolvimento de Software UDS.

5. Telerik Test Studio

O Telerik Test Studio é uma ferramenta abrangente de automação que pode ser usado manualmente e oferece teste funcional de UI, teste exploratório e de performance, teste mobile, teste de carregamento, além de teste no Visual Studio. 

São compatíveis com apps de automação como, por exemplo: Angular, Android, HTML5, ASP.NET, JavaScript, AJAX, WPF, Silverlight, MVC, Ruby e iOS, PHP. Suporta linguagens de script como VB.Net e C#.

6. Robotium

O Robotium é um framework gratuito bastante popular em automação de testes para Android, compatível com aplicações nativas e híbridas. Mas a sua principal função é simular procedimentos que normalmente são executados por um analista de teste.

Uma das grandes vantagens é que facilita a escrita da automação de testes de caixa preta. 

7. LambdaTest

O Lambda Test é uma das ferramentas preferidas para executar testes automatizados entre navegadores. Portanto, os usuários podem executar seus testes em mais de 2.000 navegadores e sistemas operacionais, suportando todos os navegadores recentes e legados. 

Por isso, o suporte para todas as principais linguagens e frameworks é uma vantagem grande do LambdaTest. Disponível em versão gratuita e paga

8. Watir

O Watir é uma ferramenta para testar aplicações web, sob a licença BSD, extremamente leve e open source. É, basicamente, um conjunto de bibliotecas em Ruby para automatizar testes, podendo rodá-los no IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera. 

Use o Watir se você precisa testar qualquer navegador e aplicação web ou testar botões, links e tempo de resposta de páginas web, por exemplo. 

Compatível com outras ferramentas para teste automatizado, como, por exemplo: Test/Unit, RSpec e Cucumber

9. Katalon Studio

Ferramenta de automação de testes para aplicações web e móveis. 

O Katalon Studio permite que os usuários executem e gerenciem os testes automatizados de forma eficiente, sem complexidades técnicas. Além de oferecer um conjunto variado de recursos. 

Pode ser uma ótima opção para equipes pequenas e médias, já que é mais acessível. A ferramenta pode ser utilizada no Microsoft Windows, macOS e Linux.


Disponível em versão gratuita e paga.

10. Kobiton

O Kobiton é uma plataforma de teste móvel que acelera a entrega e o teste de aplicativos móveis, oferecendo testes manuais e automatizados. 

A ferramenta permite que usuários criem testes manuais que podem ser executados novamente automaticamente em vários dispositivos reais.

Disponível em versão gratuita e paga. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

A escolha da ferramenta de automação correta é importante para que o teste seja bem-sucedido. Além disso, a seleção da ferramenta depende da tecnologia na qual o software está sendo desenvolvido.

Quer continuar se aprofundando no assunto? Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos sobre tecnologia, e as principais ferramentas para teste automatizado do mercado.

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.