Ir para o conteúdo

/Blog

  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
Menu
  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS
Menu
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS

Neste post

Dicas para acelerar o tempo de desenvolvimento de software

Acelere o desenvolvimento de software com estratégias como terceirização sob demanda, criação de um MVP, uso de DevSecOps, adoção de plataformas low-code e terceirização de squads especializadas. Essas práticas otimizam o tempo de produção, garantem segurança e qualidade, além de reduzir custos, permitindo que você lance produtos com mais rapidez e eficiência no mercado.
  • Malu
  • 15 de agosto de 2022
  • Carreiras e TI, Desenvolvimento de Software

Além da metodologia ágil, existem alguns segredos para diminuir o tempo de desenvolvimento de software. 

Líderes de tecnologia e grandes empresas estão sendo cada vez mais pressionados para encontrar soluções que acelerem o desenvolvimento de software. 

Impossível não falarmos do desenvolvimento ágil de software nessa missão. A eficiência, flexibilidade e a aversão à burocracia são pontos fortes dos métodos ágeis muito valorizados atualmente. 

Então leia até o final, para entender como você pode diminuir tempo e custo no desenvolvimento de software do seu projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

5 dicas essenciais para acelerar o tempo de desenvolvimento de software

1. Invista em uma consultoria de desenvolvimento de software sob demanda

Desenvolver um software do zero não é uma tarefa simples nem barata. O processo envolve ter uma equipe altamente especializada, conhecimento em metodologias específicas e competência técnica. Muitas vezes é o suficiente para perder o timing e lançar um produto que já nasce atrasado no mercado. 

Por isso, terceirizar esse processo com uma empresa de desenvolvimento de software web e mobile sob demanda pode ser a solução para destravar de vez o seu projeto.

As principais vantagens da terceirização:

  • Elimina tempo e custo de contratação de time interno.
  • Alta velocidade para alocar profissionais qualificados e terceirizados.. 
  • É possível aumentar ou reduzir a equipe sob demanda.
  • Garantia de grande qualidade visual e técnica no projeto.
  • Know-how de uma empresa especialista em tecnologia. 

2. Desenvolva um MVP 

Um MVP (mínimo produto viável) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. 

O objetivo é apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto. Dessa forma, o time entende o que está faltando no produto e quais são seus pontos fortes e fracos. 

Compreender o interesse do cliente em seu produto antes de desenvolvê-lo totalmente pode ser valioso porque quanto antes você entender a viabilidade do seu produto, menos dinheiro e esforço você gastará em um produto que não terá aderência.

3. Aposte em DevSecOps: desenvolvimento, segurança e operações

O objetivo do DevSecOps é lançar software melhor e mais rápido, além de detectar e corrigir falhas na produção.

Adotar processos, metodologias ou boas práticas como DevSecOps em seu projeto de desenvolvimento, acelera os ciclos de entrega, aumenta a produtividade e garante mais segurança.

Basicamente, DevSecOps pensa e incorpora a segurança da aplicação e da infraestrutura a todos os processos de desenvolvimento do software, do início ao fim. Isso resolve a tensão entre as equipes de DevOps que desejam lançar software rapidamente e as equipes de segurança que priorizam a segurança acima de tudo.

Ao integrar princípios e práticas de segurança ao desenvolvimento e às operações de software, as equipes fornecem novos softwares e serviços em velocidade ágil, sem comprometer a segurança do aplicativo ou software. 

Prática imprescindível não só para diminuir o tempo do desenvolvimento, mas para se diferenciar em um mercado altamente competitivo. 

4. Adote o desenvolvimento com Low-code

Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que dispensa o conhecimento de programação para construir aplicativos, automatizando todas as etapas do ciclo de vida do produto. 

Low-code é uma das fortes tendências de desenvolvimento para os próximos anos. 

Segundo a Gartner, até 2024 é esperado que 65% ou mais dos softwares sejam desenvolvidos a partir de plataformas low-code em todo o mundo.

Muitas empresas vêm adotando plataformas de low-code e ferramentas de prototipagem para facilitar a sua jornada de inovação, criando protótipos rapidamente, produtos mínimos viáveis (MVPs) e até mesmo aplicativos inteiros.

As plataformas de low-code permitem que quase qualquer pessoa desenvolva software sem a codificação tradicional, mas por meio de interfaces gráficas entre usuário e configuração.

5. Terceirize a squad interna focada no projeto

Contratar os melhores talentos é um dos maiores desafios atuais em qualquer empresa. A procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% durante a pandemia, só em 2020. Sendo pessoas desenvolvedoras as mais procuradas. 


A demora na contratação de desenvolvedores causa prejuízo para empresas de diversas formas, atrasando o início dos projetos e aumentando o investimento com contratações. 

Leia também:
- Hunting TI: o que é e como ter sucesso

Terceirizar o projeto com uma consultoria de desenvolvimento de software é uma opção (item 1), mas você também pode optar por alocar uma squad com a consultoria especializada. 

Uma empresa de hunting tem o desafio de contratar a Squad que se encaixa perfeitamente na sua demanda. 

Não se engane: apenas bons profissionais constroem software de qualidade. Portanto, o sucesso do seu produto depende diretamente das pessoas envolvidas. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

No desenvolvimento de software, ser rápido é decisivo

Mas é importante lembrar que não estamos falando de desenvolvimento rápido sem controle. Estamos falando sobre a utilização de metodologias certas, frameworks e, acima de tudo,  mudança de mindset. 

Como vimos, existem várias maneiras de acelerar o tempo de desenvolvimento de software. Embora algumas dessas dicas possam exigir um investimento inicial de tempo ou dinheiro, o retorno pode ser significativo. 

Seguindo essas diretrizes e usando as ferramentas e técnicas corretas, você pode reduzir semanas ou até meses do cronograma do projeto sem sacrificar a qualidade ou a funcionalidade. Quais estratégias você achou mais úteis para acelerar o desenvolvimento de software?

Inscreva-se na nossa newsletter para continuar aprendendo e experimentando novas maneiras de melhorar o seu fluxo de trabalho.

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.
  • Compartilhe

Posts Relacionados

imagem ilustrativa para Funcionalidades de plataforma de benefícios flexíveis

Funcionalidades que não podem faltar em uma plataforma de benefícios flexíveis

24 de julho de 2025

Conheça as funcionalidades que tornam uma plataforma de benefícios flexíveis realmente escalável. Veja exemplos reais,

Ler artigo →
imagem ilustrativa para contratar engenheiro de dados

Contratar Engenheiro de Dados: saiba como recrutar com o menor custo possível

18 de julho de 2025

Se a sua empresa sabe a importância de ter um profissional que torne os dados

Ler artigo →
imagem ilustrativa para fábrica Desenvolvimento de Software Porto Alegre

Fábrica de Desenvolvimento de Software Porto Alegre: como escolher a melhor opção

15 de julho de 2025

A capital gaúcha se destaca como polo de inovação e tecnologia, com várias empresas que

Ler artigo →
imagem ilustrativa pra contratar data engineer

Contratar Data Engineer: conheça dicas infalíveis

11 de julho de 2025

Para que a sua empresa tenha acesso a dados de maneira correta, contratar Data Engineer

Ler artigo →

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.

© Copyright UDS Tecnologia – Todos os direitos reservados.