O outsourcing de TI (termo em inglês para “terceirização”) é uma tendência constante e crescente no mercado: de acordo com um relatório da Orient, 70% da receita do mercado de TI veio do outsourcing em 2021. E neste artigo mostramos como aumentar a produtividade e foco com outsourcing de ti.
A Pandemia parece ter tido pouco efeito no Outsourcing pelo mundo. Segundo pesquisa divulgada pelo Statista em 2020, apenas 19.4% dos líderes norte-americanos observaram uma mudança nas atividades de outsourcing durante a pandemia.
Todavia, o isolamento causado pela COVID-19 também aumentou a demanda por soluções tecnológicas. De acordo com matéria do ComputerWorld, 42% das organizações brasileiras mostraram que os gastos em TI em 2022 serão maiores que o previsto antes da Covid-19.
O que é outsourcing?
A palavra outsourcing significa “buscar serviços em uma fonte externa”, ou seja: é a prática estratégica de contratar uma fonte externa para prestar determinado serviço.
No contexto brasileiro, a Lei de Terceirização, vigente a partir de 2018, permitiu que as atividades-fim (atividade principal da empresa) fossem terceirizadas, e não apenas as atividades-meio, como costumava ser.
Já o Outsourcing de TI se refere à terceirização dos serviços de TI ou alocação de TI, prestados por uma equipe qualificada que poderá ser gerida pela empresa contratada ou pelo próprio cliente, o que é mais comum.
Onde aplicar o Outsourcing de TI na sua empresa?
Na prática, qualquer ambiente de TI da sua empresa pode se beneficiar do Outsourcing.
- Migração para cloud computing (SaaS, IaaS e PaaS);
- Backup de dados (também pode ser em nuvem);
- Consultoria e implantação de projetos de tecnologia;
- Segurança da informação;
- Suporte técnico;
- Serviço de Governança da informação;
- Hospedagem de sites;
- Help Desk e Service Desk;
- Além de serviços gerenciados.
Como é possível ter mais produtividade e foco com Outsourcing de TI?
É possível aumentar a produtividade com o outsourcing de TI, e um dos motivos é que a empresa especialista agrega eficiência, trazendo profissionais prontos. Dessa forma, otimizamos todo o processo de onboarding e reduzimos o turnover.
Existem outros motivos que confirmam o aumento da produtividade e foco com outsourcing de TI. Continue a leitura para explorarmos cada um deles.
Escalabilidade e rapidez na contratação
O seu negócio pode solicitar serviços e funcionários terceirizados de acordo com a demanda de forma imediata, sem gastar tempo no processo de contratação.
Conforme a mesma pesquisa “Global Outsourcing Survey” da Deloitte, a flexibilidade é a segunda maior razão para realizar o outsourcing (relatada por 40% das empresas consultadas).
Você ganha uma flexibilidade maior do que seria possível com funcionários fixos. Portanto, o seu negócio não será prejudicado em eventuais mudanças operacionais, como mudanças no escopo dos projetos, necessidade de aumento ou redução das equipes de desenvolvimento.
Redução de custos
Com o outsourcing de TI, é possível substituir um enorme volume de compra de serviços da área de TI por contratos mais direcionados e sob demanda, diminuindo assim os gastos da empresa com tecnologia.
Além da diminuição de despesas próprias da contratação de talentos, encargos trabalhistas, materiais, equipamentos e manutenção. Tudo isso será responsabilidade da empresa contratante.
Leia também: - Quanto custa Outsourcing e Hunting de TI.
Segundo a pesquisa “Global Outsourcing Survey” realizada pela Deloitte com 40 executivos globais, 70% deles consideraram a redução de custos o maior estímulo para a terceirização.
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Acesso aos melhores profissionais especializados
Com o outsourcing TI, a sua empresa tem acesso à uma equipe qualificada e, mais do que isso: o time será selecionado e gerido por uma empresa especializada do ramo que contribuirá com uma visão estratégica, tudo isso sem a necessidade de sua empresa arcar com encargos trabalhistas e custos de contratação, como já mencionamos no tópico anterior.
Padrão de qualidade garantido
A terceirização de serviços de TI costuma envolver um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement), em que é previsto um padrão de qualidade. Além disso, as empresas terceirizadas costumam utilizar as melhores metodologias do mercado, aliando agilidade e geração de valor. Uma das grandes vantagens para aumentar a produtividade e foco com outsourcing de ti.
Foco no Core Business
Ao delegar as demandas de TI para uma empresa de outsourcing, você poderá focar totalmente no Core Business do seu negócio.
Isso evita a sobrecarga em sua gestão e agiliza os seus processos de uma forma geral: um bom time de TI soluciona problemas e diminui gargalos. Isso possibilita que a maior parte de seu tempo, seus investimentos e suas ideias sejam direcionados ao que sua empresa já faz de melhor.
Quem faz a gestão no Outsourcing de TI?
Contratei Outsourcing de TI para o meu projeto, e agora? Os profissionais são geridos pela consultoria especializada ou pela empresa contratante, que é o mais comum. É importante entender qual modelo faz mais sentido para a sua realidade.
Aqui na UDS, por exemplo, ao contratar a Alocação de TI, o cliente faz o gerenciamento do time alocado e tem liberdade para realocar o profissional para outro projeto conforme a necessidade. Quando o cliente deseja que a gestão do projeto seja feita por nós, fazemos o contrato tradicional de uma fábrica de software, oferecendo Squads dedicadas para o desenvolvimento de software web e mobile personalizado.
O outsourcing é benéfico para as duas empresas: de um lado, a empresa de outsourcing lucra e mantém a empregabilidade de seus profissionais.
Em contrapartida, a organização que solicita o serviço diminui custos e obtêm tanto um aumento na produtividade quanto foco no seu core business.
Considerando todas as vantagens apresentadas neste artigo, fica fácil entender como aumentar produtividade e foco com Outsourcing de TI na sua empresa, certo?
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Ao longo de quase 20 anos, validamos uma metodologia consistente de terceirização para médias e grandes empresas e trabalhamos para aprimorá-la constantemente.
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