A tecnologia, hoje, é peça fundamental de todo negócio e demanda uma área robusta internamente, ou a terceirização. Portanto, entender como terceirizar o desenvolvimento de software ou encontrar a melhor empresa, pode te ajudar no sucesso de seu projeto de TI.
Não existe mais um cenário onde uma empresa possa dispensar o uso de softwares, seja para se destacar da concorrência ou para aprimorar alguma demanda interna.
Por isso desenvolver um software do zero envolve diversos desafios. Mas na prática, estamos falando de montar uma equipe completa de tecnologia altamente especializada, manter uma cadeia de processos e investir em ferramentas. O que não é fácil
A terceirização de software com uma empresa especializada tem sido uma alternativa mais rápida e prática de criar soluções em tecnologia.
Quando é o momento e o que levar em consideração na terceirização?
A sua responsabilidade como gestor é de garantir que todas as demandas sejam atendidas a tempo e, claro, com alto nível de qualidade.
Mas como saber o momento certo de terceirizar o seu projeto? O que levar em consideração?
Comece fazendo as seguintes perguntas:
Tenho equipe interna suficiente?
É a pergunta mais importante, pois para entender a viabilidade de desenvolver um software internamente ou terceirizar, é preciso saber se você tem os profissionais necessários.
Se você não tem equipe robusta para focar no desenvolvimento e sustentação do software, precisará montar uma ou terceirizar o desenvolvimento de software.
Temos conhecimento nas tecnologias que preciso para desenvolver?
Quando você terceiriza com uma empresa especializada, significa que o seu projeto será conduzido e gerido por profissionais de tecnologia já com excelência técnica em todas as tecnologias que você precisa para desenvolver.
Ou seja, você terá uma squad completa de especialistas sem o custo de contratação e o tempo de formação de um time especializado.
Estou em fase de crescimento e preciso escalar?
Sua empresa está em crescimento acelerado? A alta demanda pode exigir horas extras para suportar o fluxo de trabalho e sobrecarregar o seu time, prejudicando assim o crescimento.
A terceirização é comum em empresas que precisam escalar sem elevar custos operacionais. Dessa forma, os recursos financeiros são alocados de forma estratégica para não atrapalhar o crescimento do negócio.
Qual o tempo de lançamento do meu software?
É importante ter uma visão clara de prazo para planejar qual caminho seguir. Porque, se o prazo for muito curto e o desenvolvimento, interno, talvez surja uma dificuldade de garantir a execução por priorização.
Qual o meu budget?
É uma pergunta óbvia, mas nem sempre os líderes conseguem visualizar a diferença real do budget com a terceirização.
Abordamos quanto custa desenvolver um software em um outro artigo completo. Leia para se aprofundar neste tópico e fazer a sua escolha.
Invista em terceirização se…
- A sua empresa precisa de uma solução de tecnologia para problemas específicos.
- Precisa da experiência tecnológica de uma empresa de tecnologia.
- Não possui equipe especializada focada.
- Precisa lançar um produto rapidamente.
- Tem prazos curtos de entrega pra cumprir.
- Dificuldade de priorização de projetos com a equipe interna.
- Dificuldade de manutenção por falta de mão de obra.
Como escolher a melhor empresa para terceirizar o desenvolvimento de software?
Ok, entendi que a terceirização é a solução para desenvolver com qualidade e agilidade o meu software. E agora, como escolher o melhor parceiro?
Existem 5 aspectos importantes que podem ajudar nessa escolha. Por isso, as dicas a seguir são úteis para tornar a busca mais confiável e facilitar o “match”.
1. Verifique a prova social da empresa
Confira se a empresa já trabalhou com marcas relevantes no mercado que exigem alto nível e se já participou da criação de projetos complexos.
Ou seja, confira se a empresa já implementou com sucesso projetos que tenham semelhanças com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio. Visite o site e analise a seção de casos de sucesso.
Além disso, também vale analisar as avaliações sobre a empresa no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram. Também veja se a empresa possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia.
2. Analise a experiência da empresa de TI
Aqui, você pode ir um pouco além da prova social: procure também por certificações que asseguram a qualidade dos processos.
Escolha uma software house que também dispõe de profissionais especializados e experientes em solucionar problemas complexos de tecnologia e que atuam em projetos de alto nível de exigência utilizando metodologias ágeis.
3. Qual o nível de confiabilidade do time?
Enfim, se você já escolheu a empresa e o perfil de seu negócio combina com o dela. Agora é o momento do meeting.
Durante o encontro, uma software house de qualidade vai fazer perguntas específicas e precisas sobre o seu projeto para obter o máximo de informações. Portanto, a equipe também pode perguntar coisas nas quais você nem pensou e até mesmo apontar erros em seu projeto. Quanto mais detalhadas forem as perguntas, mais confiável é sua nova parceira de negócios.
Alguns pontos importantes que comprovam a confiabilidade do time:
- Como garantem qualidade?
- Qual a garantia de entrega no prazo?
- Como são as etapas do trabalho?
- O cliente acompanha os indicadores do projeto?
- Como lidam com problemas e mudanças de escopo?
4. Saiba avaliar o preço cobrado
É natural que o preço do projeto seja o fator decisivo na hora da escolha, mas preço mais baixo não significa a melhor solução.
Estimativas muito abaixo do valor cobrado pelo mercado podem significar que todo o processo de desenvolvimento é de baixa qualidade, com pouca ou nenhuma senioridade no time.
O que pode gerar problemas futuros no funcionamento do produto.
Resultado: a economia inicial se transforma em custos de reparos, além de comprometer o prazo de entrega e exigir constante manutenção.
Portanto, se o orçamento é limitado, divida o projeto em etapas ou comece com um MVP. É melhor desenvolver um bom MVP com um parceiro experiente do que desenvolver um escopo completo mais barato de baixa qualidade.
5. Procure por garantias concretas de entrega
Uma parceria transparente poupa desgastes desnecessários e oferece o controle total sobre o projeto em cada etapa. A empresa de desenvolvimento de software deve ter um excelente processo de comunicação com o cliente, assim como ser altamente transparente sobre o andamento do projeto, apresentando indicadores e entregas frequentes (semanais ou quinzenais) do produto/MVP.
Somos especialistas em desenvolvimento de software sob medida de ponta a ponta. Com atuação flexível, avaliamos seus objetivos de negócio para criar soluções de tecnologia de maneira ágil e totalmente customizada.
Terceirizar o desenvolvimento de software com a UDS
Nossos diferenciais
Adotamos práticas de desenvolvimento de software reconhecidas internacionalmente e metodologias ágeis para desenvolver um software personalizado que satisfaça todas as suas necessidades.
Procurando um parceiro experiente para terceirizar o desenvolvimento de software? Entre em contato para entender como ajudamos empresas como a sua a destravar de vez projetos de tecnologia.