Como uma colonizadora quase centenária e uma empresa de tecnologia podem trabalhar juntas?

O Grupo Sinop e a UDS desenvolveram uma parceria sólida para a Transformação Digital da colonizadora e demais empresas do grupo.


O desafio

O head de sustentabilidade, Arthur Paixão, contextualizou o objetivo do trabalho:

A empresa cresceu muito e precisava receber uma tecnologia que atendesse à demanda, mas que, principalmente, trouxesse mais qualidade profissional aos colaboradores

Arthur Paixão, Head de Sustentabilidade do Grupo Sinop.

Devido ao grande número e a complexidade de processos dos departamentos do Grupo Sinop, composto por várias empresas com diferentes desafios de negócio, encontramos o desafio de identificar e planejar o ponto de partida e os próximos passos da Transformação Digital na companhia.

Veja o case em vídeo:


Tecnologias e soluções encontradas

O serviço de Discovery da UDS foi escolhido como primeiro passo e um squad da UDS realizou uma imersão presencial no negócio do cliente em Sinop-MT.

Mapeamos detalhadamente as jornadas de colaboradores e clientes de todas as áreas do Grupo Sinop, e identificamos as principais dores digitais presentes nessas jornadas.

Esta imersão foi feita de maneira ágil e direcionada. Para isso, o conhecimento de processos, profissionais e ferramentas foi primordial. Além da imersão presencial, outras seções remotas foram realizadas para o entendimento completo das jornadas.

O head de sustentabilidade da empresa, Arthur Paixão, deixou claro que o objetivo da empresa com o Discovery era “levar uma transformação na qualidade de vida do colaborador”.

Para atingir essa meta, a jornada dos profissionais da empresa foi mapeada com muito cuidado e várias áreas foram impactadas, como: Administrativo, Comercial (Locação e Vendas), Contabilidade, Financeiro, Controladoria, Jurídico, Marketing, Projetos, Recursos Humanos e Tecnologia (TI).

O Discovery realizado pela UDS tem justamente o objetivo de identificar e apontar a solução de dores operacionais com tecnologia, além de descobrir oportunidades digitais e direcionar como as empresas podem aproveitá-las.

Isso pode envolver a contratação de softwares de mercado (SaaS) ou o desenvolvimento de softwares personalizados. As duas alternativas costumam ser complementares para uma transformação digital efetiva.


Entrega final

O Head de Inovação e Novos Negócios do Grupo Sinop, Emanuel Pipino, destacou a postura da UDS:

A equipe da UDS veio muito bem preparada e conduziu o processo de uma forma ainda melhor. Na UDS, consegui achar praticidade, objetividade e solução de problemas

Emanuel Pipino, Head de Inovação e Novos Negócios do Grupo Sinop.

Mais de 50 jornadas de colaboradores e clientes foram mapeadas. Nelas, foram encontradas mais de 250 dores a serem resolvidas e 75 oportunidades a aproveitar.

Cada melhoria foi enquadrada em uma matriz de prioridade para gerar transparência e direcionamento aos envolvidos.

Além disso, uma squad multidisciplinar da UDS identificou projetos nas frentes de integração de sistemas, automação, experiência do cliente (CX), data science e cloud.

A UDS apontou múltiplas soluções de mercado e possibilidades de desenvolvimentos próprios com suas respectivas vantagens e desvantagens. Ou seja, um direcionamento completo para o cliente avançar na sua jornada de Transformação Digital.

Desenvolva Softwares pensados para as necessidades da sua empresa com a UDS.


Sobre o Grupo Sinop

A fachada do Grupo Sinop
A sede do Grupo Sinop – Uma das maiores colonizadoras do Brasil

O Grupo Sinop começou a sua trajetória em 1948, no Paraná. A primeira empresa foi a colonizadora, responsável pelas cidades Terra Rica, Iporã, Ubiratã, Formosa do Oeste, Jesuítas e outros cinco distritos no Paraná.

Depois, o grupo colonizou 645 mil hectares no Mato Grosso, onde surgiram os municípios de Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia.

Hoje, o Grupo Sinop tem a sua sede na cidade de mesmo nome (Sinop / MT) e é formado por cinco empresas: Colonizadora Sinop Imóveis, Bravante Urbanizadora, Gran Construtora e Incorporadora, Civilli Empreendimentos e Participações e a Fazenda Maringá.

Com toda essa história, o Grupo Sinop é referência no estado do Mato Grosso e no Brasil nos segmentos em que atua.

Leave A Reply