O outsourcing (termo em inglês para “terceirização”) é uma tendência constante e crescente no mercado de TI: de acordo com um relatório da Orient, 70% da receita do mercado de TI virá do outsourcing até o final de 2021.

A Pandemia parece ter tido pouco efeito no Outsourcing pelo mundo. Segundo pesquisa divulgada pelo Statista em 2020, apenas 19.4% dos líderes norte-americanos observaram uma mudança nas atividades de outsourcing durante a pandemia.

Todavia, o isolamento causado pelo COVID-19 também aumentou a demanda por soluções tecnológicas. De acordo com matéria do ComputerWorld, 42% das organizações brasileiras mostraram que os gastos em TI para este ano serão maiores que o previsto antes da Covid-19.

Quer saber as razões pelas quais tantas empresas optam pelo outsourcing de sua força de trabalho para cumprir suas crescentes demandas?


O que é outsourcing de TI exatamente?

A palavra outsourcing significa “buscar serviços em uma fonte externa” sendo usado como sinônimo de terceirização, ou seja: a prática estratégica de contratar uma fonte externa para prestar determinado serviço.

No contexto brasileiro, a Lei de Terceirização, vigente a partir de 2018, permitiu que as atividades-fim (atividade principal da empresa) fossem terceirizadas, e não apenas as atividades-meio, como costumava ser.

O Outsourcing de TI se refere especificamente à terceirização dos serviços de TI (Tecnologia da Informação) prestado por uma equipe qualificada que será gerida pela empresa contratada.


Cloud Computing

Segundo um estudo da Orient, 94% das empresas que utilizam outsourcing de TI  atualizam seus processos ou utilizam serviços em nuvem (Cloud Computing). Ou seja: aqueles que podem ser acessados de qualquer dispositivo. Os serviços em Cloud Computing são divididos em três categorias:

Infrastructure-as-a-Service (IaaS)

A categoria mais básica, que permite à sua empresa alugar uma estrutura de TI de um servidor em nuvem (sem necessidade de instalação ou download). Os principais recursos dessa categoria são: armazenamento, segurança, firewalls e Datacenter.

O IaaS não demanda espaço físico para manter os equipamentos, a manutenção é efetuada pela empresa fornecedora de serviços de nuvem e tem como benefício adicional a flexibilidade para configurar a infraestrutura segundo as necessidades da empresa.

Platform-as-a-Service (PaaS)

É uma solução que te permite criar, gerenciar e construir aplicativos sem que sua empresa precise se preocupar com infraestrutura, armazenamento de dados e outras questões estruturais. O PaaS tem facilidade para criar e deletar recursos, como desenvolver um protótipo, ou MVP, por exemplo.

Software-as-a-Service (SaaS)

É a entrega de aplicativos de software pela Internet ou API (interface de programação de apps) conforme a demanda por assinatura. Um estudo da Vindi estima que 41% das startups brasileiras se enquadrem no segmento SaaS.

Além de desobrigar a empresa de manter uma infraestrutura de armazenamento, o SaaS reduz o custo com licenças de software e permite o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.


Como o Outsourcing de TI aumenta a produtividade?

Ao optar pelo Outsourcing para empresas, o contratante traz diversos incrementos a produtividade. Agregando mais eficiência a contratação, as empresas trazem profissionais “prontos”, otimizando assim processos como Onboarding, rápida expansão e redução de turnover. Confira outros motivos que aliam o Outsourcing de TI a ganhos de produtividade:


Acesso a profissionais qualificados

Com o outsourcing dos serviços de TI, a sua corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada e, mais do que isso: o time será selecionado e gerido por uma empresa especializada do ramo (que contribuirá com uma visão estratégica), tudo isso sem a necessidade de sua empresa arcar com encargos trabalhistas e custos de contratação.

Redução de custos

A Terceirização do time de TI permite uma redução de diversos custos para o seu empreendimento: despesas próprias da contratação de pessoal como processo seletivo, encargos trabalhistas, materiais, equipamentos e manutenção. Tudo isso será responsabilidade da empresa contratante. 

Segundo a pesquisa “Global Outsourcing Survey” realizada pela Deloitte em 2020 com 40 executivos globais, 70% deles consideraram a redução de custos o maior estímulo para a terceirização.

Escalabilidade e elasticidade

O seu negócio pode solicitar os serviços e funcionários terceirizados de acordo com a sua demanda e as suas necessidades de forma imediata, sem necessidade de gastar tempo no processo de contratação.

Conforme a mesma pesquisa “Global Outsourcing Survey” da Deloitte, a flexibilidade é a segunda maior razão para realizar o outsourcing (relatada por 40% das empresas consultadas).

Qualidade

A terceirização de serviços de TI costuma envolver um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement), em que é previsto um padrão de qualidade. Além disso, as empresas terceirizadas costumam utilizar as melhores metodologias do mercado, aliando agilidade e geração de valor. 

Foco no Core Business

Ao delegar as demandas de TI para uma empresa de outsourcing, você poderá focar totalmente no Core Business do seu negócio (ou seja: a sua atividade-fim).

Isso evita a sobrecarga em sua gestão e agiliza os seus processos de uma forma geral (um bom time de TI pode solucionar problemas e diminuir gargalos). Isso possibilita que a maior parte de seu tempo, seus investimentos e suas ideias sejam direcionados ao que sua empresa já faz de melhor.


Conclusão

Segundo dados do Statista, é esperado que o valor dos serviços terceirizados de TI no mundo ultrapasse 413,72 bilhões de dólares até o final de 2021. Um indicativo de que o outsourcing para empresas é benéfico para as duas empresas: de um lado, a empresa de outsourcing lucra e mantém a empregabilidade de seus profissionais.

Em contrapartida, a empresa que solicita o serviço diminui custos e obtêm tanto um aumento na produtividade quanto foco no core business.

Considerando todas as vantagens apresentadas neste artigo, não é difícil entender porque o outsourcing é cada vez mais adotado, tanto por grandes empresas quanto também por médios e pequenos negócios.


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