Para que um software que se adapte ao seu negócio e responda exatamente às suas necessidades, o melhor a fazer é investir em um software sob medida. Você terá uma solução personalizada em mãos e isso fará uma enorme diferença para a sua empresa.
Quer entender por quê? Continue a ler este artigo.
Por que sua empresa deve ter um software sob medida?
Porque a principal questão nos negócios hoje não é apenas estar acima da concorrência, mas enfrentar a competição brutal em um mercado digitalizado e em constante mudança. Esse cenário causado pela aceleração da tecnologia provocou a necessidade de atender os clientes de maneira única e personalizada.
À medida que a tecnologia e os clientes se tornaram mais complexos e exigentes, mais empresas passaram a optar pelo desenvolvimento de software personalizado como solução para problemas em diversas frentes.
Além disso, um software personalizado melhora processos, aumenta a produtividade e agrega vantagens aos serviços que a empresa oferece, ou pode até mesmo servir de base para a oferta de novos serviços.
Por outro lado, dificilmente um software de prateleira contemplará todas as suas necessidades particulares e acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas que ocorrem no atual contexto de tecnologia.
Qual a diferença entre software sob medida e software de prateleira?
Um software sob medida é projetado e desenvolvido por uma empresa especializada com foco nas necessidades exclusivas de uma empresa. Há várias etapas fundamentais envolvidas no seu desenvolvimento, além de profissionais qualificados e, claro, a aplicação das melhores metodologias.
Além disso, a empresa cliente participa intensamente do processo de criação, alinhando as expectativas sobre o software que deseja receber desde o princípio. Nesse modelo, o software se adapta aos diversos aspectos da empresa, como seu perfil de usuários, ramo de negócio e preferências de clientes e parceiros.
Já os softwares de prateleira são geralmente contratados no modelo SaaS (Software-as-a-Service). Ou seja, o software é oferecido em nuvem e há o pagamento de um valor de setup inicial e, depois, pagamentos recorrentes mensais.
É como uma espécie de serviço por assinatura. Em outras palavras, os softwares de prateleira são aqueles em que o cliente simplesmente compra a licença do software no mercado, recebendo soluções genéricas e pré-estabelecidas.
Nesse modelo, a sua empresa precisa se adaptar ao software.
Confira a seguir as diferenças entre software sob medida e software de prateleira.
Quais as vantagens de investir em um software sob medida?
Justamente por ser criado conforme os processos e necessidades de cada negócio, a adaptação, a flexibilidade e a personalização já são benéficas por si mesmas. Mas há outras vantagens em investir em um software sob medida:
• Ótimo ROI: Um software customizado traz a melhor relação custo-benefício no longo prazo por atender as necessidades específicas de determinado serviço, produto ou negócio e melhorar a produtividade como um todo. Por isso, pode resultar em maior investimento inicial, mas certamente o ROI vai compensar esse custo.
• Alta segurança e confiabilidade A criação de soluções de software sob medida envolve um exame cuidadoso de seus requisitos, o uso das melhores práticas e a consideração de riscos e preocupações ocultos que podem surgir ao longo do caminho.
• Competitividade: Seus concorrentes diretos provavelmente usarão o mesmo software, a menos que o seu seja personalizado. É você quem decide como seu software deve ser e funcionar para ter mais sucesso no mercado. Por exemplo, você pode torná-lo mais centrado no cliente, enquanto seus concorrentes usam um software de prateleira genérico e, portanto, com limitações.
• Propriedade: O software sob medida pertence à empresa/usuário que o possui. Isso significa que você pode adicionar e remover funcionalidades quando precisar. O desenvolvimento de software personalizado oferece controle total sobre quaisquer alterações e independência absoluta de terceiros.
É por isso que Amazon, Uber, Netflix, McDonald’s, Google e outras empresas fazem softwares personalizados para si mesmas.
• Melhor custo-benefício: Os preços de licenciamento com um software de prateleira tendem sempre a aumentar. Ao comparar o custo do desenvolvimento de software personalizado com o licenciamento de software comercial ao longo do tempo, sua empresa possivelmente sairá ganhando.
Quando sua empresa deve investir em um software sob medida?
As soluções customizadas de software se tornaram ideais para atender novas demandas de mercado e clientes cada vez mais exigentes. Nesse contexto, geralmente as empresas precisam de um software próprio quando:
- Precisam de uma solução de tecnologia para problemas específicos.
- Procuram a credibilidade que um software próprio transmite, melhorando sua identidade no mercado.
- Necessitam ter mais segurança e sigilo de dados.
- Têm que unificar as funções de vários softwares em um só.
- Quando os softwares de prateleira se mostram insuficientes para acompanhar o crescimento do negócio.
Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio (e que, portanto, não serão utilizadas) resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, investir em um software sob medida traz a melhor relação custo-benefício, pois a empresa investe para criar soluções relevantes específicas para o negócio.
Afinal, por que é tão importante investir em software sob medida?
A explicação passa diretamente pelas novas exigências do consumidor.
A transformação digital foi amplamente impulsionada pelas crescentes demandas de consumo – personalização, experiências omnichannel memoráveis e perfeitas, conteúdo hiper-relevante e soluções inovadoras são apenas alguns dos aspectos que a Consumer Experience precisa contemplar com a máxima excelência.
Isso quer dizer que as organizações devem estar preparadas para oferecer soluções tão impactantes que sejam capazes de competir com gigantes bilionárias, como Amazon e Netflix. Nada menos que isso, já que as expectativas dos consumidores são modeladas a partir das experiências oferecidas por grandes empresas com amplos recursos.
“No futuro, toda empresa se tornará uma empresa de software”.
Marc Andreesen, criador do navegador Mosaic e co-fundador do Netscape.
Leia também: - 5 sinais de que sua empresa precisa de uma solução de software sob medida - 9 motivos para contratar o desenvolvimento de software sob medida - A importância do Desenvolvimento de Software Sob Demanda para empresas - Quanto custa um software sob medida
Busque em uma empresa de desenvolvimento de software sob medida
Um projeto de software personalizado passa por diversas etapas críticas, desde a coleta de requisitos, construção de código, teste e implantação com a adoção de determinadas metodologias.
Assim, desenvolver um software personalizado do zero não é uma tarefa simples. É um processo que envolve uma equipe altamente especializada, competência técnica, conhecimento em metodologias específicas e sobretudo experiência em projetos consistentes para outras empresas.
Para aproveitar todos os benefícios aqui listados, e evitar riscos de prejuízos, é altamente recomendável buscar a consultoria de uma empresa de desenvolvimento de software reconhecida no mercado.
Às vezes, apenas a falta de vivência num projeto similar é o suficiente para perder o timing. Resultado: o produto já nasce atrasado em relação à concorrência, o que significa que parte do investimento já foi perdida.
Portanto, terceirizar o desenvolvimento de software web e mobile sob demanda com uma fábrica de software que entende do que faz é a melhor a solução para obter um produto criado com o compromisso de ser um êxito para o seu negócio.
A UDS adota práticas de desenvolvimento de software reconhecidas internacionalmente e metodologias ágeis para desenvolver um software personalizado que satisfaça todas as suas necessidades. Faça um investimento adequado desde o início para evitar cenários indesejáveis em seu negócio.
Para receber mais conteúdos como esse em primeira mão, assine nossa newsletter de tecnologia.