Todos querem entender como poupar tempo e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos além de tudo que é preciso saber para desenvolver um app de sucesso para a sua empresa. E é isso que vamos mostrar aqui.
O Brasil tem 234 milhões de celulares smartphones, o que significa mais de um celular ativo por habitante em 2022, segundo uma pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas.
Esses dados acabam tendo implicações na economia nacional: o nosso país é considerado um dos principais mercados do setor, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.
Qual sistema operacional escolher?
A escolha do sistema operacional tem grande importância e impacto em um projeto.
Android e iOS são os principais sistemas operacionais de smartphones e existem alguns pontos importantes para fazer essa escolha.
O primeiro é: o Android opera em vários dispositivos de diversas marcas, já o iOS funciona exclusivamente em iPhones. Ambos proporcionam uma boa experiência para o usuário, mas possuem diferentes funcionalidades.
Portanto, a escolha depende do objetivo da sua empresa com a criação do app. Entenda profundamente o seu público-alvo, renda, nível de escolaridade, engajamento e outros comportamentos da persona que impactam diretamente na escolha do sistema operacional.
Além disso, é necessário conhecer os detalhes técnicos de cada um deles para escolher o que melhor se adapta ao seu projeto.
Embora seu objetivo possa ser lançar em ambas as plataformas, eventualmente, é mais arriscado e caro construir um aplicativo para iOS e Android ao mesmo tempo.
Em vez disso, as empresas optam por construir um aplicativo para uma plataforma e lançar o app na outra plataforma mais tarde – assim que a primeira versão do aplicativo já foi testada e bem-sucedida.
Quanto custa o desenvolvimento de aplicativo?
O investimento necessário para criar um aplicativo varia principalmente em função de:
- Quantas e quais são as funções do aplicativo;
- Como as funções do aplicativo devem se comportar;
- Etapas adotadas por seu fornecedor para garantir a qualidade técnica e de experiência para o usuário do seu aplicativo;
- Experiência dos profissionais envolvidos no projeto.
Alguns projetos exigem atuação de apenas alguns profissionais durante pouco tempo, já outros demandam uma equipe robusta dedicada por vários meses.
Projetos de porte mediano, desenvolvidos com boa arquitetura e experiência do usuário variam entre R$120.000 e R$195.000 para cada sistema operacional, todavia, trata-se de um dado muito sensível e variável frente a diversas questões.
E, claro, existem projetos de aplicativos de 50 mil, 500 mil e até mesmo acima dos 5 milhões.
Como poupar tempo e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos?
Criar um app pode ser mais complexo do que a maioria imagina.
Um aplicativo exige conhecimento em análise, design e desenvolvimento de software.
Além disso, o desenvolvimento de aplicativos utiliza tecnologias diferentes das usadas para criar projetos mais comuns, como sites, por exemplo.
A precificação é muito discutida não só para desenvolvimento de aplicativos, mas para softwares em geral. O processo de desenvolvimento adotado pela empresa fornecedora, por exemplo, pode variar drasticamente e o impacto disso no bolso do consumidor é absurdamente grande.
Afinal, como poupar tempo e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos?
1. Terceirize o desenvolvimento do app
Contar com a expertise de uma fábrica de aplicativos é uma opção viável e muito utilizada para reduzir custos em um projeto.
Contratar e treinar profissionais de desenvolvimento, investir em infraestrutura tecnológica e física, além de gerir toda a equipe tem um custo elevado e não garante um bom aplicativo ao final do processo.
Contratar uma fábrica de aplicativos eliminará todos esses obstáculos.
Uma empresa de desenvolvimento de aplicativos (também chamada “fábrica de aplicativos” ou “fábrica de software”) constrói esses softwares com equipes especializadas de analistas, designers, desenvolvedores, gerentes de projeto e analistas de qualidade.
Ou seja: elaboram todas as funcionalidades para que o app ofereça a melhor experiência de uso possível para a pessoa usuária.
2. Tenha um time expert em desenvolvimento de aplicativos
Ter um time com experiência no desenvolvimento de aplicativos é fundamental.
A equipe irá ajudar a entender os custos necessários para o desenvolvimento e lançamento, principais desafios e conduzirá o projeto sem desviar do custo previsto inicialmente.
Além disso, o time interno ou terceirizado será capaz de administrar tudo isso sem esquecer de manter um alto nível de qualidade do seu aplicativo.
Uma ótima estratégia para economizar no desenvolvimento de apps é ter desenvolvedores com amplos conhecimentos mobile. Esses profissionais se movem livremente entre desenvolvimento Android e iOS e sabem utilizar Flutter e React Native, dois frameworks de desenvolvimento mobile multiplataforma.
Leia também: - Flutter vs React Native em 2022.
3. Desenvolva um MVP
Um MVP (mínimo produto viável) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.
O objetivo é apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto. Dessa forma, o time entende o que está faltando no produto e quais são seus pontos fortes e fracos antes de seguir com as próximas etapas.
Compreender o interesse do cliente em seu produto antes de desenvolvê-lo totalmente pode ser valioso porque quanto antes você entender a viabilidade do seu produto, menos dinheiro e esforço você gastará em um produto que não terá aderência.
Lembre-se que para poupar tempo e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos, será indispensável um excelente time de especialistas, a escolha correta do sistema operacional e trazer o seu usuário para perto do processo, aproveitando todos os feedbacks. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de comentar aqui embaixo. Para receber em primeira mão mais conteúdos sobre tecnologia e desenvolvimento de aplicativos, inscreva-se na nossa newsletter.