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Como medir a qualidade do desenvolvimento de software?
Como medir a qualidade do desenvolvimento de software?

Como medir a qualidade do desenvolvimento de software?

Ao contratar uma empresa de desenvolvimento de software, é preciso garantir que o produto atenda às expectativas. As métricas de entrega de software ajudam a verificar e garantir que o produto atenda os critérios de qualidade que sua empresa precisa e a evitar o desperdício de tempo e dinheiro.

As falhas são inevitáveis. Desde as consequências imprevistas de mudanças, que podem resultar em falha parcial ou total dos serviços, até problemas de capacidade: erros de sistemas são um fato da vida  – mas podem ser eliminados ou, pelo menos, minimizados.

Mas afinal, como medir a qualidade da entrega do software?

Entre as métricas de qualidade de entrega de software estão: funcionalidade, usabilidade e manutenção. Porém, é comum que outros aspectos importantes passem despercebidos e só sejam notados depois da entrega, quando já é tarde demais.

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Tipos de métricas de qualidade de software

Existem pelo menos 10 tipos de métricas de para medir a qualidade de software, como QA, Pull Request, métricas ágeis, CISQ, DORA, etc. Aqui, vamos nos deter nos requisitos básicos não funcionais, ou seja, que definem os principais atributos de qualidade do software.

Métrica 1. Funcionalidade do software

O software personalizado no qual sua empresa investiu tantos recursos deve executar de forma confiável as funções necessárias. Embora o teste do usuário e as reuniões deem uma ideia da funcionalidade antes da conclusão do projeto, é preciso avaliar se do produto acabado tem relação com os objetivos iniciais estabelecidos durante a fase de planejamento.

Por exemplo, o seu software deveria ser capaz de executar relatórios personalizáveis, mas o aplicativo final só permite que os usuários emitam relatórios-padrão; logo, o produto final não fornece a funcionalidade esperada.

Métrica 2. Velocidade e facilidade de uso

O aplicativo deve ser rápido o suficiente para que os usuários executem as funções de que precisam sem demora. Isso é especialmente importante se um dos grandes motivos pelos quais sua empresa contratou um desenvolvedor para criar um software personalizado é oferecer um produto realmente eficiente: a última coisa que você deseja é que seu novo aplicativo seja lento.

Além disso, a interface deve ser acessível e intuitiva, o que significa que os usuários devem achar o aplicativo fácil de navegar. Ou seja, eles devem ser capazes de usá-lo com pouco ou nenhum treinamento. Os sinais indicadores de uma interface de usuário deficiente incluem botões em locais estranhos, links que levam a destinos inesperados e dificuldade de navegação.

A usabilidade define a capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. De fato, um software com usabilidade é de fácil aprendizagem e eficaz na gestão de possíveis erros.

Métrica 3. Responsividade é fundamental

Os usuários do aplicativo utilizam dispositivos diferentes; então, ele deve ter uma ótima aparência e funcionar bem em todos eles. Isso significa que um site pode parecer muito diferente na tela de um notebook, em comparação com um smartphone.

O design responsivo não se trata apenas de aparência: é também uma questão de alcance. Por exemplo, um trabalhador do campo deve ser capaz de inserir dados tão facilmente quanto um funcionário de escritório consegue executar relatórios no mesmo aplicativo, se esse for o objetivo do produto.

Métrica 4. Escalabilidade do software

Um software customizado não deve se tornar obsoleto em poucos anos, forçando a empresa a refazer o produto do zero. Em vez disso, o aplicativo deve ser capaz de se adaptar e se expandir junto com os seus negócios. Quanto mais escalável for o software, maior será seu valor e economia de custos ao longo do tempo.

Métrica 5. Testagem do software

Todos os aspectos anteriores serão verificados com testes – não apenas quando o projeto for concluído, mas durante todo o processo. O teste é fundamental, especialmente se o software for voltado para o cliente. O software está travando ou apresenta bugs? É melhor descobrir antes do seu lançamento.

Ao fornecer aplicativos ou sites seguros e fáceis de usar, sua empresa obtém uma experiência positiva do cliente (Customer Experience), que, por sua vez, aumenta a reputação e a fidelidade dele com a empresa, em um ciclo virtuoso. Por outro lado, se um software com defeito fizer parte do que você oferece, sua reputação e vendas vão, muito provavelmente, diminuir.

Métrica 6. Olho no prazo, outro no orçamento

No momento em que você toma a decisão de contratar uma empresa para desenvolver um software personalizado, é provável que você precise do trabalho “para ontem”.

Este item é uma das métricas de entrega de software mais importantes, porque um projeto atrasado ou acima do orçamento pode ter um efeito cascata negativo em seus negócios. Antes de começar a trabalhar, o desenvolvedor deve criar um planejamento de projeto de alto nível, incluindo nele o planejamento e a data de conclusão.

Também crítico é que o projeto seja concluído dentro do orçamento acordado no início. Ao buscar uma solução de software personalizado, garanta que o projeto apresente o valor total, para que não haja surpresas posteriores quando a conta chegar.

Métrica 7. Treinamento e Documentação

Bons fornecedores de software envolvem os funcionários de sua empresa no processo de desenvolvimento, o que significa que eles podem se familiarizar com o aplicativo no momento em que estiver pronto. Ainda assim, é provável que nem todos os que precisam usar o aplicativo sejam envolvidos do início ao fim, por isso é importante que a equipe de desenvolvimento do software forneça um treinamento completo para sua empresa.

O treinamento pode ser realizado pessoalmente, por meio de vídeo ou curso online. Os desenvolvedores também devem fornecer documentação detalhada que os funcionários possam consultar posteriormente como parte de sua oferta.

Métrica 8. Manutenção do software

Você sabia que os custos de manutenção de software customizado podem exceder os custos de desenvolvimento? Isso ocorre porque, depois de concluído, o software pode precisar ser refinado, modernizado ou atualizado.

Mesmo que os desenvolvedores do software façam todos os esforços para criar o aplicativo ou site que sua empresa deseja, os negócios podem mudar de tal forma que seja preciso alocar recursos adicionais para atender suas novas necessidades.

Também pode ser necessário atualizar o aplicativo para torná-lo compatível com outras versões de um sistema operacional ou para torná-lo mais seguro com base em novas ameaças cibernéticas.

Métrica 9. Feito ou feito certo?

No entanto, só porque o projeto foi concluído não significa que foi feito da maneira certa. Tomar a decisão de construir um software customizado é apenas a primeira etapa do processo de desenvolvimento. Sua empresa e o time de engenharia devem discutir requisitos, planejar o trabalho, testar o software e manter as atualizações em dia.

Independente do modelo de desenvolvimento preferido ou adequado para sua empresa, é preciso entender o que exatamente a qualidade do software implica. Não adianta apenas acelerar o desenvolvimento: a excelência do produto deve estar na vanguarda de seus objetivos.

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Gerenciando a qualidade do software

A qualidade deve ser a prioridade número um durante todo o processo de desenvolvimento. Quanto mais cedo possível se determinar os erros, mais rápido, mais fácil e mais barato será para corrigi-los.

Então, como gerenciar a qualidade do software? Depende não apenas da eficiência das métricas, mas também dos desenvolvedores. Você deve escolher profissionais que saibam exatamente o que estão fazendo.

Leia também:
- O que faz uma consultoria em desenvolvimento de software?
- Boas razões para terceirizar o desenvolvimento de software
- Vale a pena terceirizar um projeto de software?

Existem muitas vantagens em optar por desenvolver um software personalizado: ele é projetado para funcionar de acordo com as especificações requeridas, sem recursos supérfluos; a empresa tem sua total propriedade e ele é desenvolvido para ser fácil de escalar, levando em conta as futuras necessidades da organização.

Mas tomar a decisão de desenvolver um software customizado é apenas a primeira etapa do processo. Você e o time de desenvolvimento devem discutir requisitos, planejar o trabalho, testar o software e, por fim, lançar o produto.

A concorrência e a exigência dos usuários aumentam a cada dia. Por isso, a qualidade é um dos aspectos mais valiosos para atrair clientes e se aplica não apenas ao produto em si, mas também ao seu aplicativo, site, chatbot e serviços de suporte.

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Para verificar se o seu produto está pronto para o mercado, as métricas de qualidade são as melhores ferramentas. Afinal, sua empresa quer ter a atenção total do consumidor, não é mesmo?

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Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

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