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O que é SCM e como implementar na sua empresa?

Supply Chain Management (SCM) é a gestão integrada do fluxo de bens, informações e finanças desde as matérias-primas até a entrega ao consumidor. Surgido com o fordismo e evoluído na Indústria 4.0, abrange planejamento, fabricação, entrega e retorno, sendo mais amplo que logística. A implementação de SCM digital melhora eficiência, reduz custos e aumenta a satisfação do cliente.
  • Geovana Moura
  • 12 de agosto de 2024
  • Inteligência Artificial, Logística e Supply Chain

Supply Chain Management (SCM), ou simplesmente Gestão da Cadeia de Suprimentos, é uma abordagem integrada e estratégica para gerenciar o fluxo de bens, informações e finanças desde a origem das matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor. 

Na prática, o SCM potencializa a eficiência e a eficácia de toda a cadeia de suprimentos, o que proporciona valor ao cliente final e vantagens competitivas para as empresas envolvidas.

Imagine uma fábrica de smartphones. Para que cada aparelho chegue ao consumidor final, é necessário um processo coordenado que envolve desde a extração de minerais raros até a montagem final e distribuição. O SCM garante que cada passo desse processo ocorra de maneira otimizada, reduzindo desperdícios e custos.

Neste artigo, vamos imergir no SCM e entender como as empresas podem se beneficiar dessa técnica. Continue sua leitura.

História do SCM: origem e Indústria 4.0

As cadeias de suprimentos existem desde que o mundo é mundo, mas a industrialização elevou o SCM (Supply Chain Management) a outro nível. Tudo começou com o surgimento do fordismo na segunda revolução industrial, quando Henry Ford instalou a produção em massa com a padronização de peças automotivas. O que viabilizou a automatização de fluxos operacionais através da repetição de padrões.

Atualmente, na quarta revolução industrial, empresas que dominam a integração de pessoas, processos e tecnologias, tendem a prosperar. Isso porque o SCM exige um modelo ágil fortalecido por IA, machine learning e automação. O que possibilita prever falhas, garantir operações ininterruptas e planejar com mais eficiência.

Ou seja, a Indústria 4.0 é a era das fábricas e produções inteligentes. Com isso, ela pode maximizar a produtividade e flexibilidade, além de reduzir custos e permitir personalização com decisões mais assertivas para a gestão da cadeia de suprimentos.

🔗Leia também: benefícios da transformação digital na indústria 4.0 → 

Componentes fundamentais da cadeia de suprimentos

Gerenciar eficientemente a cadeia de suprimentos permite às empresas reduzir custos, coordenar o fluxo de materiais e acelerar a entrega de produtos, resultando em um controle mais preciso de estoques, produção, distribuição e vendas.

De maneira geral, o SCM é composto por vários componentes interligados que garantem o funcionamento eficiente da cadeia de suprimentos:

  • Planejamento: previsão de demanda, planejamento da produção e gestão de inventários para garantir a disponibilidade de produtos;
  • Origem: gestão de fornecedores, aquisição de matérias-primas e componentes, e coordenação das entregas;
  • Fabricação: transformação de matérias-primas em produtos acabados, incluindo produção, manutenção e controle de qualidade;
  • Entrega: logística de distribuição dos produtos aos clientes, abrangendo armazenamento e transporte;
  • Retorno: gestão de devoluções e reciclagem de produtos defeituosos ou obsoletos.

Diferenças entre SCM e Logística

Por ambos lidarem com a movimentação de produtos, frequentemente os termos ‘SCM’ e ‘logística’ são confundidos. Apesar dessa semelhança, os dois não são a mesma coisa. SCM é um conceito mais amplo e estratégico que engloba a logística, mas também inclui planejamento de demanda e desenvolvimento de produtos. É como se a área de logística fosse um pedaço da cadeia de suprimentos.

O SCM é a área da empresa responsável por integrar o fluxo de recursos, materiais ou imateriais, como serviços, tecnologias e dados financeiros, desde o pedido realizado pelo cliente até a entrega final, incluindo o Lead Time, que é o tempo total desse processo.

Com isso, podemos diferenciar os dois termos a partir das suas atividades. Enquanto a Logística concentra-se na execução de tarefas voltadas ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, o SCM é o maestro das atividades de fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas que otimiza toda a cadeia de suprimentos.

🔗Leia também: como a transformação digital está mudando a logística → 

Como Funciona o Supply Chain Management?

O SCM centraliza os processos da cadeia de suprimentos, o que  oferece uma visão clara de toda a operação. Desta forma, permite às empresas reduzir custos, coordenar o fluxo de materiais, entregar produtos ao consumidor mais rapidamente e ter o controle mais assertivo de ponta a ponta.

Imagem ilustrativa para Serviços de IA da UDS

As principais etapas desse funcionamento são:

  • Planejamento da demanda: previsão para determinar a quantidade de produtos necessários;
  • Gerenciamento de estoques: manutenção de níveis adequados para atender à demanda sem excesso ou desperdícios;
  • Aquisição de materiais: seleção e negociação com fornecedores para garantir matérias-primas e componentes de qualidade;
  • Produção: fabricação dos produtos conforme demanda planejada;
  • Distribuição: transporte e entrega eficiente dos produtos acabados aos clientes;
  • Gestão de devoluções: processamento de devoluções e reciclagem de produtos.

Benefícios da implementação do SCM digital

Agora que você já entendeu com funciona SCM, vamos aos benefícios dessa implementação no dia a dia das empresas de logística:

  • Melhoria na eficiência operacional

Automatiza tarefas repetitivas e manuais, evitando erros humanos e aumentando a produtividade. Além de integrar o planejamento da demanda, gestão de estoques, logística e distribuição, o que permite uma execução mais fluida.

  • Redução de custos

Monitora e ajusta níveis de estoque em tempo real e utiliza análise de dados para prever a demanda com maior precisão, minimizando a produção excessiva. Além de otimizar rotas para economizar com combustível e manutenção de transporte.

  • Aumento na precisão dos dados 

Proporciona visibilidade em tempo real de todas as atividades da cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final. O que otimiza a rastreabilidade e o controle de qualidade.

  • Melhoria na colaboração com parceiros

Facilita a comunicação e colaboração entre todos os parceiros da cadeia de suprimentos e permite o compartilhamento de dados críticos, como níveis de estoque e previsões de demanda, melhorando o planejamento e a coordenação.

  • Aumento na satisfação do cliente

Aumenta a velocidade do processamento de pedidos, reduzindo atrasos e erros nas entregas.

  • Capacidade de resposta rápida a mudanças no mercado

Identifica e alivia riscos potenciais de forma proativa, aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos.

  • Potencializa tomadas de decisões estratégicas

Utiliza big data e análises avançadas para fornecer insights acionáveis, permitindo a alocação eficiente de recursos.

  • Maior sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Otimiza o uso de recursos e reduz desperdícios e emissões de carbono associadas ao transporte e armazenamento de produtos.

Como implementar o SCM?

Adotar um sistema SCM digital pode ser um diferencial competitivo para negócios de todos os tamanhos, principalmente considerando que as demandas do mercado mudam muito rápido.

Diante desses novos parâmetros, automações e aplicações em nuvem tornam-se aliadas em resposta às circunstâncias flutuantes que ocorrem regularmente no mundo corporativo.

Confira os 5 passos para adaptar seu ambiente para a implementação do SCM:

  1. Avaliação de necessidades: identificação das necessidades e objetivos da empresa em relação à gestão da cadeia de suprimentos;
  2. Seleção de tecnologia: escolha das ferramentas e tecnologias apropriadas que suportem as operações de SCM;
  3. Treinamento e capacitação: treinamento da equipe para garantir o uso eficaz das novas ferramentas e processos;
  4. Integração de sistemas: integração das novas ferramentas de SCM com os sistemas existentes da empresa;
  5. Monitoramento e ajustes: monitoramento contínuo das operações de SCM e ajustes conforme necessário para otimizar os processos.

Conheça as soluções para IA da UDS → 

E aí? Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog UDS e agregue cada vez mais na sua evolução profissional.

Geovana Moura

Analista de Inbound Marketing e Conteúdo SEO na UDS Tecnologia. Comunicóloga com MBA em Gestão de Marketing.
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