Optar por um software personalizado x software de prateleira tem diferentes implicações, mas quais são as principais diferenças entre eles? E qual o mais adequado para a sua empresa?
De acordo com dados da International Data Corporation (IDC) analisados pela ABES, o Brasil detém hoje (2022) 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global, e 40% dos investimentos em toda a América Latina.
Já o total de investimentos globais em tecnologia da informação (software, hardware e serviços) durante o ano de 2021 foi de US$ 2,79 trilhões, com o Brasil na décima posição no ranking mundial de investimentos, com US$ 45,7 bilhões aplicados, ou seja, liderando na América Latina.
Por isso, como o mercado segue cada vez maior e mais rentável, as empresas de tecnologia diversificam as suas soluções oferecidas. Hoje, além do desenvolvimento de softwares personalizados, o setor apresenta uma série de opções de software de prateleira, software sob medida e software sob demanda.
Continue a leitura para tirar de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é um software de prateleira?
Os softwares de prateleira são aqueles produzidos seguindo um determinado padrão e em larga escala, podendo ser adquiridos por qualquer empresa interessada. Portanto, a comercialização pode ser equiparada a de uma mercadoria circulante no mercado, com a diferença de não ter, em geral, um suporte físico. O Microsoft Office é um dos exemplos mais representativos de um software de prateleira.
Outro modelo de contratação desse tipo de produto é o modelo Software as a Service (Saas). Porque ele funciona da seguinte forma: há o pagamento de um valor de setup inicial e, depois, pagamentos recorrentes mensais.
Hoje, são milhares de empresas SaaS no mercado de tecnologia que apresentam as mais diversas soluções. Existem aquelas com um software robusto que resolve várias dores de negócios em geral ou aquelas que têm mais de um software para um setor específico de negócio.
Então, as soluções propostas pelos softwares de prateleira são genéricas e uniformes, sem focar exatamente em um usuário. Não há personalizações e adaptações às necessidades de cada negócio.
Porém, eles não são estáticos, necessariamente, já que podem ser customizados, por meio de plug-ins que trazem possibilidades complementares.
Indicado para:
- Quem procura soluções para problemas gerais e não específicos: nesses casos, a probabilidade de existência de um bom software pronto, que já tenha fornecido soluções a outras empresas, é muito grande.
- Quem tem um orçamento menor: o custo dos softwares de prateleira costuma ser inferior às soluções customizadas, porém possíveis gastos com plug-ins e atualizações no futuro podem equiparar os valores.
- Empresas que não possuem processos complexos ou específicos.
Principais vantagens do software de prateleira
- São negócios com mercado de atuação estável, geralmente.
- A possibilidade de complementar com plug-ins é uma grande vantagem.
- Perspectiva de atualizações constantes após a aquisição do software.
- Processo de implementação mais curto: basta apenas instalar após a aquisição.
E as desvantagens do software de prateleira?
As duas principais desvantagens são:
Um software de prateleira pode ser implementado rapidamente e com custo menor, inicialmente. Mas se o seu negócio precisa de personalização em algumas funcionalidades, com ele isso não será possível, já que a sua empresa deve se adaptar totalmente à plataforma.
Algumas manutenções como compras de plug-ins, por exemplo, podem custar mais caro que uma solução sob medida.
O que é um software personalizado?
O software personalizado, que também é conhecido no mercado como software sob medida ou software sob demanda é uma solução desenvolvida sob demanda, exclusivamente para um conjunto de usuários ou uma empresa. Como o nome já diz, é personalizado e focado em um negócio específico.
O software é desenhado, criado, entregue e mantido por um fornecedor externo — como as fábricas de software – ou pela equipe de tecnologia interna da empresa.
Suas funcionalidades são pensadas e determinadas com base em um estudo prévio das necessidades, características e especificidades de seus usuários, propósito e custos.
Por não serem comercializados no mercado da mesma forma que um software de prateleira, no software sob demanda ou software sob medida, o cliente participa ativamente do processo de criação e a dinâmica de desenvolvimento é totalmente particular. O seu papel vai além de apenas resolver problemas, contemplando diferenciais importantes para a empresa.
Software sob medida ou Software sob demanda é indicado para:
- Companhias que procuram softwares que se adaptem à empresa, e não o contrário.
- Quem necessita de soluções para problemas específicos.
- Negócios que procuram a credibilidade que um software próprio transmite, melhorando sua identidade no mercado.
- Quem necessita de maior segurança e sigilo de dados.
- Empresa que precisa unificar as funções de vários softwares em um só.
- Empreendimentos que trabalham com softwares de prateleira que se mostraram insuficientes.
Leia também:
- 7 motivos para investir em software personalizado
Principais vantagens do software personalizado
- Totalmente customizado para as necessidades do cliente.
- Controle sobre o software e suas funcionalidades.
- Constante manutenção: os contratos de desenvolvimento de um software geralmente incluem manutenção e atualização.
- Possibilidade de realizar grandes mudanças que beneficiam estratégias de negócio.
Optar por um software personalizado x software de prateleira não é uma decisão tão simples, por isso, vamos analisar também as desvantagens das duas opções. Continue acompanhando.
E as desvantagens do software personalizado?
O software personalizado tem a desvantagem de demandar mais tempo para ser construído. O tempo necessário para levantamento de requisitos e desenvolvimento pode ser uma questão para algumas empresas.
Porém, lembre-se que é uma desvantagem relativa, afinal, estamos falando de um projeto a longo prazo, que pode trazer muitos benefícios no futuro.
Quais as principais diferenças entre eles?
Software personalizado x Software de prateleira: alguns aspectos para avaliar antes da escolha?
Software personalizado
Software
de prateleira
Funcionalidades customizáveis com as necessidades da empresa
Constantes atualizações e manutenções
Suporte físico para uso geral
Possível realizar grandes mudanças e rápido
Sigilo de dados da empresa (inteligência do negócio)
Rápido desenvolvimento e lançamento do produto final
Custos
Sim, existem diferenças de custo entre os dois.
Vale citar que o custo de um software de prateleira para a empresa é menor que o de um software personalizado, já que é uma solução que já está pronta e disponível no mercado. Isso, claro, se olharmos a curto prazo.
Por outro lado, a longo prazo, o custo de um software personalizado pode se igualar, já que é um modelo com mais tempo de vida útil, eficiência, escalabilidade e total independência.
Software personalizado x software de prateleira: qual escolher, afinal?
A escolha entre software personalizado x software de prateleira depende das necessidades da sua empresa. Quais as expectativas, recursos e problemas que o software deve solucionar?
Dependendo do caso e do contexto, tanto um software de prateleira quanto sob medida podem ser ideais para sua empresa. A escolha será muito particular, avaliando muito bem as vantagens e desvantagens que trouxemos por aqui.
Para ajudar ainda melhor na escolha, você pode procurar uma consultoria de desenvolvimento de software para obter orientação especializada. Mais do que apenas criar softwares, as empresas de desenvolvimento como a UDS podem realizar uma análise de contexto e oferecer soluções relevantes para o seu negócio com um olhar técnico.
Quer continuar se aprofundando no assunto? Assine agora a nossa newsletter de tecnologia para receber mais conteúdos exclusivos sobre o tema.