Uma fábrica de software é uma empresa responsável por desenvolver programas, sistemas web e aplicativos em larga escala. Além disso, também realiza a manutenção e atualização dos produtos digitais que desenvolve.

Nesse artigo, você vai saber o que é uma fábrica de software, como ela funciona na prática e quais as vantagens de terceirizar projetos de desenvolvimento de software.

Também listamos as 5 melhores fábricas de software do Brasil.

Você sabia?

• 31% de todos os projetos de desenvolvimento de software são cancelados antes do seu término, representando um desperdício da ordem de US$ 81 bilhões.

• 53% de todos os projetos são entregues com atraso de até 222%, custando 189% a mais do valor estimado; destes, apenas 61% têm as características originalmente especificadas.

• Apenas 16% desses projetos terminam dentro do cronograma e sem estourar o orçamento. Outros 31% são cancelados, principalmente por problemas técnicos.

Fonte: Standish Group/CHAOS Report 2015

O que é uma fábrica de software?

Software house, empresa de desenvolvimento de software, agência de desenvolvimento de software, empresa de aplicativos móveis e fábrica de software são diversos nomes para definir uma empresa especializada em construir produtos de software.

Por analogia, pode-se comparar a fábrica de software a um restaurante que tem suas receitas de base para fazer determinados pratos, mas o chef e sua equipe trabalham com ingredientes culinários específicos. O resultado é que cada prato é único dentro de um esquema de produção rápido com alto nível de qualidade, criatividade e sabor.

Essas empresas podem se concentrar em software comercial ou de consumo – por exemplo, software de licença única pronto para uso ou produtos como Software-as-a-Service (SaaS).

Os objetivos de uma fábrica de software variam de acordo com sua base de clientes e especialização, visando o máximo de personalização no menor tempo possível. Ou seja: o software é pensado e desenvolvido conforme os requisitos do cliente em prazos curtos e com custos menores.

A expressão software factory foi usada pela primeira vez pela empresa japonesa Hitachi em 1969. Mais tarde, empresas como a System Development Corporation (fundada em 1955 nos Estados Unidos e considerada uma das primeiras empresas de software do mundo), NEC e Toshiba passaram a empregar o termo também.

Ao ser contratada, a fábrica irá realizar estudos para entender exatamente qual é a necessidade do seu negócio e qual o seu contexto (infraestrutura, instalações, colaboradores). Em seguida, é desenvolvido um MVP para testar a solução antes da etapa final de desenvolvimento.

As fábricas de software contam com uma equipe de TI especializada e aplicam as mais avançadas técnicas de criação de produtos (como Lean Inception) e linguagens de programação (como Flutter). 

Cada uma dessas abordagens requer um processo de design diferente, estratégia de distribuição, abordagem profissional, metodologia de desenvolvimento e muito mais. Vale destacar que o grau de expertise da fábrica de software faz toda a diferença na qualidade das soluções tecnológicas.


Tipos de fábricas de software

Em geral, as fábricas de desenvolvimento de software podem ser classificadas em dois tipos: as de serviços e as de produtos.

As fábricas de produtos são empresas que se concentram na criação de soluções prontas para uso, conforme as especificações do cliente. Por exemplo, a Microsoft e o Google oferecem uma gama de soluções corporativas prontas para uso que podem ser configuradas e personalizadas para atender as empresas.

Mas este tipo de software tem limitações. O licenciamento muitas vezes pode sair caro, e as empresas geralmente pagam por produtos que incluem uma série de recursos que nem são utilizados.

É por isso que muitas empresas preferem criar soluções de software personalizadas que atendam aos seus requisitos comerciais exclusivos. Para isso, elas precisam contratar as empresas de software baseadas em serviços.

As fábricas de software especializadas em serviços trabalham lado a lado com o cliente e fornecem desenvolvimento de software personalizado, consultoria ou equipes de desenvolvimento dedicadas a cada projeto.


Como funciona uma fábrica de software?

Um dos princípios que a maioria das fábricas de software segue é trabalhar com base na metodologia ágil Scrum. O que isso significa? Scrum é um conjunto de regras simples adotadas para poder dar e receber feedback rápido, independentemente do estágio de desenvolvimento de software em que a equipe se encontra.

Ou seja, Ágil é baseado na transparência, que permite que cada membro da esteja atualizado sobre o estágio atual do projeto em que a equipe trabalha. Há também a inspeção, que permite verificar o desempenho de um determinado elemento e ver o andamento de todo o projeto em relação aos objetivos definidos. O último princípio é a adaptação, ou seja, a possibilidade de fazer modificações e/ou melhorias instantaneamente, independentemente do estágio e da situação do projeto.

Seguir a metodologia Scrum faz com que estruturas inteiras sejam bem gerenciadas, com uma equipe auto-organizada e multifuncional que trabalha de forma colaborativa.

O desenvolvimento de software ágil também inclui as melhores práticas, como sessões de planejamento de sprints, desenvolvimento orientado a testes, reuniões diárias e programação em pares. Juntos, todos esses métodos e técnicas ajudam as equipes a fornecer mais rapidamente um produto de qualidade.

Como resultado, o custo do projeto é reduzido, assim como o risco de ocorrência de erros comuns ou provocar mudanças dispendiosas durante o processo de desenvolvimento.

Produtividade: componentes e padronização de processos

A fábrica de software trabalha com processos de desenvolvimento massivos para back-end, microsserviços e desenvolvimento de aplicativos de front-end com uma estrutura altamente padronizada e dividida em componentes.

Os componentes são reutilizados de versões anteriores, gerando rapidez no processo de construção, ao mesmo tempo em que são customizados conforme os requisitos de cada projeto.

A estrutura padronizada torna o processo todo altamente produtivo, reduzindo drasticamente os custos de desenvolvimento, manutenção, operações e complexidade. Por fim, os profissionais podem se concentrar no que mais importa: a customização e a qualidade do produto.


Ao contratar uma empresa de desenvolvimento de software, os clientes geralmente procuram:

  • Acelerar seus projetos de desenvolvimento de software.
  • Preencher lacunas de habilidades de sua equipe de TI.
  • Escalar sua equipe de desenvolvimento.
  • Criar um software ou aplicativo do zero.

De modo geral, as fábricas de software especializadas em aplicativos móveis lidam principalmente com o desenvolvimento em sistemas operacionais Android, iOS, além de construir aplicativos multiplataforma.

Algumas empresas de desenvolvimento de software também são capazes de criar aplicativos multiplataforma ou aplicativos móveis híbridos que usam tecnologias da web, como apps corporativos ou de consumo.

Graças a tecnologias inovadoras e interfaces de programação de aplicativos, as fábricas de software podem ainda construir aplicativos web que oferecem uma série de funcionalidades inovadoras aos usuários. Além disso, é possível criar aplicativos para dispositivos móveis baseados em tecnologias da Web, mas que oferecem uma experiência nativa.

Há ainda fábricas de software que também criam aplicativos para todos os sistemas operacionais de desktop tradicionais, como Linux, Mac ou Windows. Esses aplicativos podem auxiliar as organizações em suas tarefas diárias, automatizar processos e fornecer uma ampla gama de funcionalidades (como geração de relatórios).

Outros serviços oferecidos por fábricas de software  front-end e back-end, UX/UI e de controle de qualidade (Quality Assurance).


Como escolher uma fábrica de software para o seu projeto?

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a verificar se a empresa de desenvolvimento de software é confiável. Afinal, você não gostaria de entregar o trabalho de construir seu sistema ou aplicativo nas mãos de um parceiro de negócios em quem você não confia.

Dê uma olhada no portfólio: Ao analisar os estudos de caso publicados no site da empresa, verifique se a equipe já construiu produtos semelhantes ao que você está buscando e se tem experiência em trabalhar com empresas do seu setor.

É uma boa ideia verificar se a fábrica de software já trabalhou ou trabalha com empresas da sua região. É muito melhor fazer parceria com uma empresa de software que saiba como trabalhar com diferenças de tempo significativas se você estiver procurando oportunidades offshore.

Qual o perfil das empresas com as quais a fábrica de software trabalha? Startups, pequenas e médias empresas, empresas nacionais, internacionais ou talvez todas?

• Quais são as tecnologias utilizadas pela empresa de desenvolvimento de software? São focadas em tendências ou especialistas naquilo que importa, desenvolver software?

O próximo passo é dar uma olhada em plataformas como Clutch.co para ver se as colaborações anteriores da empresa foram bem-sucedidas e o trabalho foi entregue no prazo.

Encontre o perfil da empresa e veja as avaliações dos clientes. É melhor se concentrar em avaliações escritas por empresas semelhantes à sua ou que construíram um produto semelhante. Essas avaliações são objetivas e muito mais valiosas do que quaisquer depoimentos publicados no site da empresa.

Entre em contato com a fábrica de software. A ideia aqui é enviar os requisitos do seu projeto e esperar a empresa entregar um orçamento.

Peça estimativas a outras empresas para comparar os valores e ver como cada uma delas visualiza o processo de construção de seu software.• Conheça a equipe de TI da fábrica de software antes de firmar a parceria. Confira os seus valores profissionais e veja se é possível estabelecer a confiança.

Esse também é o momento de pedir informações detalhadas sobre o código. Por exemplo, você vai obter a propriedade total do código criado pela empresa? Onde o código será hospedado? A equipe usará repositórios de código como GitHub ou Bitbucket? Conheça os detalhes para saber tudo o que precisa sobre como o código será armazenado e se você terá acesso a ele o tempo todo.


6 principais vantagens de contratar uma fábrica de software

1. Especialização tecnológica

Cada empresa de desenvolvimento possui seu próprio stack de tecnologias, que geralmente inclui linguagens de programação (PHP, JavaScript, Python, Java, C++), estruturas, bibliotecas, ferramentas de design de interface do usuário e UX e soluções de servidor.

2. Métodos de design e comunicação eficientes

A implementação de um projeto de TI não se limita à programação. Também é crucial definir as necessidades e objetivos do cliente, preparar especificações, analisar soluções, testar, coletar feedback e, finalmente, implementar. As fábricas de software utilizam Scrum, um método ágil que promove a comunicação constante entre os membros da equipe de desenvolvimento e o cliente, melhorando muito a eficiência e permitindo um fluxo de trabalho fácil entre várias pessoas e projetos complexos.

3. Qualidade de implementação

As fábricas de software selecionam as melhores equipes de TI, com comprovada competência, habilidades e conhecimento em programação. Além disso, estas empresas possuem ferramentas e procedimentos internos para verificar a qualidade do trabalho dos funcionários. Assim, o cliente recebe um produto de categoria superior.

4. Economia e flexibilidade

Você já pensou no dinheiro e no tempo gasto para o desenvolvimento de software em uma empresa? Em tempos de alta competitividade, diminuir os gastos é uma excelente alternativa para se manter forte no mercado. A terceirização do trabalho de programação ajuda a reduzir custos e pagar apenas pelo que você precisa naquele momento.

A cooperação com uma fábrica de software a preço fixo também permite ao cliente controlar rigorosamente os custos de implementação do projeto.

5. Economia de tempo

Um dos maiores benefícios de contratar uma fábrica de software é a economia de tempo, já que não é preciso recrutar programadores, verificar suas habilidades e contratar funcionários para supervisionar a coordenação do projeto, produzir relatórios e lidar com testes.

Na maioria dos casos, basta uma pessoa do lado do cliente para manter o contato adequado, verbalizar as necessidades e verificar se o produto final está de acordo com as especificações do cliente. Independentemente de o projeto ser realizado pelo método ágil ou em cascata, todos os processos que não exigem a participação do cliente são realizados de forma independente pela equipe da fábrica de software.

6. Suporte na pós-implementação

Ter o software pronto não significa que o trabalho de tecnologia. O suporte pós-implementação é parte de qualquer contrato de terceirização no desenvolvimento de software. A fábrica de software deve fazer o monitoramento e garantir a observabilidade do sistema entregue, a fim de verificar se alguma coisa está errada com a aplicação.


As 5 melhores fábricas de software do Brasil

1. A UDS está entre as 5 melhores fábricas de software do Brasil, com um portfólio de nível gourmet, incluindo clientes como Calvin Klein, DHL, C&A, Médicos Sem Fronteiras, O Primo Rico, ONU, entre outras grandes empresas nacionais e internacionais. É listada pela Clutch como Top 3 empresas de desenvolvimento da América Latina, além de ser Partner Network da AWS.

2. A Accenture é uma competidora global no setor de consultoria de tecnologia, desenvolvimento de softwares e serviços de TI e outsourcing. Desde 2017, é parceira da Apple na criação de software de negócios iOS. 

3. A Cognizant é uma empresa global de amplas soluções e serviços de tecnologia em Inteligência Artificial, IoT, robótica, desenvolvimento de aplicativos e engenharia de produtos de software em mais de 15 segmentos de mercado.

4. A Stefanini é uma das 100 maiores empresas de TI do mundo, com fábricas de software no Brasil e no México. Além do desenvolvimento de software, atua com soluções e aplicações em Internet das Coisas (IoT), automatização e Realidade Aumentada/Virtual, aplicativos corporativos, entre outras frentes. 

5. A Thoughtworks é referência global em métodos ágeis de desenvolvimento de software. A companhia integra estratégia, design e engenharia de software para criar soluções inovadoras em tecnologias para negócios. No Brasil, a empresa possui unidades em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo.


Fábrica de software: a solução ideal de tecnologia

Com a força da Transformação Digital, as empresas apostam cada vez mais na contratação de profissionais de TI e na modernização da sua estrutura digital, pois é preciso atrair os consumidores para as lojas e ambientes virtuais e ter os talentos certos no time de desenvolvimento. Por outro lado, os clientes exigem muito mais que um aplicativo funcional, mas uma experiência totalmente imersiva e personalizada.

As fábricas de software são a alternativa mais rápida e prática de criar soluções em tecnologia para lidar com as novas expectativas dos consumidores e a falta de profissionais de TI especializados no mercado.

Sem dúvida, hoje é indispensável contar com uma equipe de TI qualificada e capaz de desenvolver softwares com alto nível de usabilidade, de forma rápida e prática. Este é o diferencial para conseguir atender e fidelizar os consumidores, mantendo a competitividade e o retorno sobre investimento.

Contratar uma fábrica de software otimiza e facilita todo o processo de desenvolvimento, tornando-o mais produtivo, reduzindo os custos associados à personalização de produtos, com conveniência e flexibilidade, economia e rapidez, além de receber um produto final da mais alta qualidade.

Se você chegou até aqui, provavelmente está em busca de uma boa solução para escalar o desenvolvimento de softwares de qualidade para sua empresa. A UDS é especialista em transformação digital para líderes de mercado e é considerada pela Clutch uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina.

Preencha o formulário para falar com um de nossos especialistas e entender como destravar de uma vez por todas o seu projeto.

Leave A Reply