Software Personalizado É Só Para Grandes Empresas?

Desenvolvimento de Software, Todos

Muitas pessoas pensam que o software personalizado é só para grandes empresas, mas isso não é verdade.

Todas as organizações podem ter soluções de software exclusivas e adaptadas às suas necessidades para simplificar as operações, aumentar a competitividade e potencializar seus lucros – sem gastar muito.

Em geral, a compra de soluções prontas para uso pode dar a ideia de economia de custos no início, mas no longo prazo leva ao aumento dos custos para cobrir gastos com manutenção, licenças ou atividades não realizadas da maneira ideal. Na ponta do lápis, isso significa um investimento maior.

E há muitos benefícios no desenvolvimento de software personalizado também para pequenas empresas, o que faz desse tipo de projeto um investimento inteligente e estratégico, como veremos neste artigo.


Benefícios do software personalizado para pequenas empresas

• O software personalizado é construído de acordo com as necessidades apresentadas pela empresa. Isso garante perfeito alinhamento entre as funções do sistema e a operação específica da companhia.

• Uma solução customizada pode unir as funcionalidades de vários softwares de prateleira em um só programa, aliando mais eficiência a uma significativa redução de custos.

•  Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio (e que, portanto, não serão utilizadas) resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz a melhor relação custo-benefício, pois a empresa investe para criar soluções relevantes específicas para o negócio .

•  Os softwares devem se adaptar à empresa, e não o contrário, especialmente no contexto atual de mercado, tão suscetível a mudanças. Um software personalizado é adaptável e flexível.

•  Os proprietários de pequenas empresas mantêm o controle sobre todo o ciclo do projeto de desenvolvimento de software, com acesso a feedbacks e aos resultados.

•  Não há recursos desperdiçados – ou seja, todos os recursos e funcionalidades são projetados com o negócio em mente.


Como garantir o ROI com um software personalizado

Para alcançar os resultados certos e garantir um retorno de investimento consistente, é preciso ter atenção para algumas questões importantes. Por isso, vale a pena você fazer um checklist de verificação do projeto:

  • Antes do início do projeto, defina os objetivos específicos do software.
  • Delimite o orçamento do projeto e as metas desejadas para a implantação do sistema.
  • Identifique quem são os usuários do software (clientes ou funcionários internos).
  • Certifique-se dos sistemas existentes em sua empresa e verifique se serão necessárias integrações/migrações.
  • Reconheça o tamanho do time de TI e se há condições de desenvolver o software internamente ou contratar uma empresa de desenvolvimento de software terceirizada.
  • Entenda o momento do seu negócio e suas metas de desenvolvimento: como o software personalizado deve evoluir no longo prazo?

Com isso em mente, seguir esta lista de verificação pode ajudar a garantir que o projeto seja um sucesso, entregando as vantagens desejadas e minimizando os custos. 


Software personalizado é sinônimo de preço alto?

Tão frequente quanto quem acredita que software personalizado é só para grandes empresas, também há quem pense que comprar um software do jeito que sua empresa precisa é sinônimo de preço alto, em comparação com as soluções prontas. Mas isso também não é verdade.

O investimento pode ser recuperado em alguns meses, e no longo prazo o retorno é visível: na prática, por exemplo, deixar de pagar as licenças gera imediatamente mais economia.

O fato é que boa parte das pequenas e médias empresas simplesmente não têm a verba necessária (ou tem um orçamento limitado) para investir em um projeto de software personalizado. Então, por onde começar?

O segredo é adaptar o software personalizado ao tamanho e às necessidades reais de sua empresa. Mas você sabe quais são elas?

A resposta a esta pergunta mostra como você pode usar software personalizado para que seja perfeitamente integrado aos seus fluxos de trabalho.

Uma solução de software personalizada pode resolver problemas que softwares de prateleira não resolvem, pois não foram criados especificamente para o seu negócio. 

É possível, também, reduzir o número de sistemas utilizados e adotar uma única plataforma, completa e personalizada, que orquestra seus principais fluxos de trabalho e tarefas.

Além disso, pode-se integrar a outros softwares importantes na sua operação. Resultado: uma solução eficiente que centraliza as principais atividades e operações de seu negócio.

Compare o desenvolvimento de software sob medida e as soluções prontas para o uso na tabela abaixo.

tabela-software-personalizado-x-software-de-prateleira


À primeira vista, as soluções prontas para uso parecem mais atraentes do que o desenvolvimento personalizado. Porém, para alcançar um público tão amplo quanto possível, suas soluções são “padronizadas” com os mesmos recursos para todos os clientes e pouca ou nenhuma personalização.

O baixo custo baixo no início também não significa que ele não aumentará. Muitas vezes, você aluga uma solução pronta e precisa pagar mensalmente ou anualmente, o que aumenta significativamente o custo.

O processo de desenvolvimento de software personalizado traz mais benefícios de em perspectiva de longo prazo e melhor atendimento às suas necessidades. É um investimento que trará lucro e vantagem competitiva para o seu negócio.


Como contratar uma empresa de desenvolvimento de software personalizado?

Para um fornecedor desenvolver um software para sua empresa, este deve entrar de cabeça no seu negócio e entender profundamente o porquê do projeto. A equipe trabalha junto com você para traduzir sua visão na solução mais adequada.

Como cliente, você não será apenas um número entre dezenas de milhares. A equipe de desenvolvimento tratará seu projeto como único, e te ajudará a criar o melhor escopo para resolver as necessidades da sua empresa, considerando seu orçamento e cronograma do projeto.

Mas hoje há milhares de empresas que prometem tudo isso.

Antes de contratar a empresa desenvolvedora, é fundamental conferir sua reputação, seus projetos, os seus casos de sucesso e as empresas que confiaram nela.

Leia também:
- Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software?
- As 7 melhores empresas de desenvolvimento de software

Confira se a empresa já trabalhou com marcas relevantes no mercado e se participou da criação de projetos complexos. 

Vale a pena conferir se a empresa já implementou com sucesso projetos que tenham semelhanças com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio. Visite o site e analise a seção de casos de sucesso (cases). 

Também vale analisar as avaliações sobre a empresa no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram. 

Veja ainda se a empresa possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia. Empresas confiáveis são transparentes no compartilhamento de informações sobre seus projetos.


3 perguntas antes de comprar um software personalizado

Antes de optar pelo desenvolvimento de software personalizado, há 3 perguntas importantes que ajudam a escolher melhor alternativa:

1. Um software de prateleira atende às minhas necessidades?

Se os softwares de prateleira existentes no mercado atendem plenamente aos requisitos do seu negócio e satisfazem as necessidades da sua empresa, vá em frente.

2. Quanto tempo você tem para adotar a tecnologia?

A criação de uma solução customizada ocorre em várias etapas: coleta de informações e análise (especificação), design e prototipação (definição da experiência do usuário), arquitetura do projeto (definições para garantir segurança, escalabilidade e operação adequada da plataforma), desenvolvimento (programação propriamente dita), teste, lançamento, manutenção e otimização. 

Mesmo na construção de um MVP, nenhuma das etapas pode ser ignorada. As soluções prontas são quase instantâneas, mas apresentam as desvantagens que apontamos neste artigo.

3. Custos: de quanto estamos falando?

No curto prazo, soluções prontas têm custos menores, o que faz sentido para pequenas empresas. No entanto, a médio e longo prazo, o software personalizado para pequenas empresas pode ser significativamente mais vantajoso.

À medida que sua empresa cresce e muda, sua tecnologia também deve acompanhá-la. Com o desenvolvimento de software personalizado, você pode criar os recursos essenciais para o crescimento dos negócios e nunca será limitado pela sua tecnologia.

Resumindo: se o seu negócio requer um produto único, com escalabilidade e segurança, opte por uma solução personalizada.


Software personalizado: soluções sob medida para o seu negócio

O software personalizado não é só para grandes empresas, nem é preciso gastar milhões ou ser uma startup que recebeu aporte para ter uma solução customizada. É possível desenvolver um software com as funcionalidades que você precisa dentro do custo que sua empresa pode pagar. Na maioria dos casos, os benefícios superam os custos. Cada empresa tem suas particularidades de negócio. Isso é especialmente importante ao criar um software exclusivo, com o DNA de sua marca, com opções que os concorrentes ainda não oferecem aos clientes.

Ao melhorar a eficiência dos negócios, você reduz os custos operacionais. O desenvolvimento de software personalizado permite que seus funcionários concluam tarefas em menos tempo, com maior satisfação. O aumento na produtividade terá um impacto positivo direto nos seus resultados.

Finalmente, é importante lembrar: o software personalizado (incluindo aplicativos) é um ativo de propriedade da sua empresa e sempre poderá ser alterado e ajustado conforme as exigências exclusivas dos negócios e dos clientes. Ou seja, o controle sobre o software é totalmente seu. 

Explore as vantagens das soluções de software personalizadas que podem impulsionar seus negócios.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em primeira mão mais insights sobre inovação e desenvolvimento de software.

Autor

Simone Marques

COMPARTILHE

Fique por dentro

POSTS RECENTES

Autor

Simone Marques

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.