Como saber se aplicativos mobile para empresas são soluções viáveis para o seu negócio? Ao longo deste artigo você vai conferir o passo a passo da organização inicial do projeto e além disso, quais os fatores devem ser considerados para calcular os custos do desenvolvimento de um aplicativo.
Antes de desenvolver um aplicativo mobile para o seu negócio, é importante saber que o projeto requer um estudo de viabilidade e planejamento. Afinal, é preciso analisar se esta é a melhor opção, quais são as necessidades a serem atendidas pelo aplicativo, traçar a estratégia de lançamento e, é claro, tomar a melhor decisão custo-benefício.
Alguns dados relevantes sobre aplicativos mobile para empresas e sua importância
Os usuários de smartphones do mundo gastaram um total combinado de US $170 bilhões em aplicativos móveis e compras em aplicativos em 2021.
Os gastos do consumidor em aplicativos também continuam a aumentar, com a receita aumentando quase 19% em comparação com o total de 2020. Esse percentual é equivalente a 0,2% do PIB global total em 2022.
State of Mobile 2022/App Annie
O uso de aplicativos obteve um crescimento de até 400% em alguns estados brasileiros.
Pew Research
Haverá 299,1 bilhões de aplicativos móveis que serão baixados globalmente até 2023.
Cisco, 2020
📎 O usuário típico gasta uma média de 4 horas e 48 minutos por dia usando seu smartphone.
Por isso, diante deste padrão de consumo que promete continuar sólido, o setor corporativo tem destinado cada vez mais recursos para desenvolver aplicativos móveis.
Público-alvo de aplicativos mobile para empresas
Desenvolver produtos com foco em UX (User Experience) é uma forte tendência em diferentes setores.
Assim, fatores como a escolha de funcionalidades e facilidade de uso delas, organização das informações, identidade visual e a estrutura como um todo definem a qualidade do aplicativo mobile e devem atender o usuário da melhor maneira possível.
Mas quem é esse cliente?
Quem é o público-alvo do app?
Se o seu negócio ainda não possui uma buyer persona, chegou o momento de traçar esse perfil destinado ao desenvolvimento de aplicativos mobile para empresas.
Trata-se de uma descrição detalhada das características e hábitos de consumo de uma pessoa semifictícia, isto é, uma personagem criada com base em informações reais da maioria dos clientes da empresa.
Porém, como encontrar essas informações?
Pesquisa de necessidades do cliente
Para desenvolver um aplicativo de sucesso, é fundamental entender quais são as necessidades e preferências dos clientes em detalhes.
Caso já possua informações em sua base, todas com as devidas autorizações exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é possível começar a pesquisa, a qual guiará todo o planejamento do aplicativo.
A pesquisa deve responder à pergunta: “Qual problema o aplicativo que quero construir vai resolver?”
Ou seja, qual será o diferencial do aplicativo? Por que este público-alvo vai escolher o seu aplicativo e não o do concorrente?
A importância do MVP para a viabilidade de um aplicativo mobile
O Produto Viável Mínimo (Minimum Viable Product – MVP) é o piloto de um projeto digital. Sua função é testar e avaliar a viabilidade do produto – no caso, um aplicativo móvel.
No MVP apresenta-se um conjunto mínimo de funcionalidades ao usuário, contendo apenas aquelas fundamentais para que ele atinja seu objetivo com o aplicativo. A partir disso, as opiniões dos usuários são colhidas para identificar onde o software pode melhorar e o que ainda necessita ser desenvolvido.
O objetivo é acelerar o lançamento de uma solução no mercado, economizar tempo, dinheiro e claro: identificar as opiniões reais dos usuários sobre como o aplicativo lançado pode ser ainda melhor. Portanto, as chances do produto atender às expectativas dos consumidores são maiores com este projeto inicial.
Nesta etapa, é possível determinar o tempo de produção necessário e os custos envolvidos no orçamento.
Planejamento de custos do aplicativo mobile
Mas antes de encontrar uma empresa parceira para o desenvolvimento do seu app, é essencial compreender que os custos incluem mais do que o valor necessário apenas para a sua criação.
Um orçamento de aplicativo mobile para empresas inclui os pontos principais a seguir:
- Investimento para desenvolvimento
- Estrutura Cloud / Serverless
- Licenciamento de marca, Registro ou Patente
- Manutenção ou sustentação do aplicativo
- Landing page
- Anúncios/divulgação para captar usuários externos ou internos à empresa
Leia também: - Quanto custa criar um aplicativo?
Viabilidade de aplicativos mobile para empresas
A partir do levantamento destes fatores, é hora de avaliar se o projeto do aplicativo é viável. Para isso, verifique quais são os objetivos da tecnologia e como o custo-benefício pode ser calculado.
O propósito da ferramenta pode variar de acordo com o setor da sua empresa, mas abaixo estão alguns índices que podem ajudar a avaliar a viabilidade do aplicativo:
Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Este é o retorno mínimo do seu investimento, muito importante para todos os projetos de aplicativos mobile para empresas, o qual leva em consideração fatores internos e externos, como os custos de capital e oportunidade, risco presente no investimento e sua liquidez.
Neste cálculo, são levadas em consideração taxas do mercado que influenciam as transações, como a SELIC, fundamental no cálculo do impacto da variação da taxa básica de juros na sua rentabilidade; a Taxa Básica Financeira, para correção e valores e aplicações financeiras, ou a Taxa de Longo Prazo, que indica a expectativa de rendimento de empréstimos feitos pelo BNDES.
Uma boa maneira de calcular a TMA é por meio da fonte de capital do projeto e a margem de lucro que o negócio precisa atingir. Ou seja, é a TMA que dirá se o novo projeto é um bom negócio ou não. Então, a Taxa Mínima de Atratividade é variável.
A TMA não pode ser generalizada, ela depende de fatores externos e internos, como a Taxa Selic, apetite ao risco da empresa e tempo de investimento.
Valor Presente Líquido (VPL)
Essa métrica revela os fluxos de caixa programados para uma data determinada. Nesse cálculo, somamos todos os valores presentes na TMA até a data de investimento, então subtraímos do valor total investido.
Se o VPL é positivo, então o projeto tem potencial de gerar lucros. Quando o resultado obtido é nulo, significa que a iniciativa precisará de um período para arrecadar o valor de custo antes de gerar lucro. Caso o VPL seja negativo, então a proposta irá gerar prejuízos.
Taxa Interna de Retorno (TIR)
Trata-se da rentabilidade do aplicativo mobile para a empresa, índice com base nos fluxos de caixa gerados. Caso seu projeto vise gerar retorno diariamente, estamos diante de uma TIR diária, mas também pode ser mensal ou de acordo com a estimativa de tempo determinada.
Para analisar a TIR, é preciso ter também a TMA, visto que caso a primeira taxa seja a maior, o projeto tem potencial de gerar lucro. Quando os dois valores são iguais, a expectativa é apenas pagar os investimentos realizados, ao passo que diante de uma TIR menor que TMA, a expectativa é de prejuízos.
Tempo de Retorno do Investimento (payback)
Mesmo com essas taxas indicando a possibilidade de rendimento, calcular a viabilidade de um aplicativo mobile para empresas envolve saber se o prazo de retorno corresponde às expectativas – caso contrário, mesmo com lucros futuros, o projeto pode trazer prejuízos.
Existem dois tipos de payback: o tradicional (ou simples) e o descontado.
O payback tradicional não considera o valor do investimento de longo prazo, que pode ser afetado por questões como inflação e outros fatores econômicos. O segundo, por sua vez, utiliza a TMA para descontar o custo do capital utilizado nos fluxos de caixa.
O aplicativo precisa ser produzido por meio de sistemas sob medida, excelência no processo de integração, agilidade em otimização e entre outras demandas feitas por profissionais com conhecimentos de programação, webdesign, análise de sistemas, banco de dados e testes; arquitetura de software, desenvolvimento de front-end e back-end.
Siga as seguintes etapas para verificar a viabilidade de um aplicativo mobile:
Planeje seu produto
Liste diferenciais, vantagens competitivas, carências e objetivos. Enfim, crie uma proposta de valor.
Identifique seu usuário
Crie personas, mapeie seu comportamento, anseios e jornada de uso. Identifique quando e onde ela utilizará seu software.
Defina o produto
Conhecendo o usuário e suas dores, estabeleça as funcionalidades mínimas e prioritárias para uma boa utilização do produto.
Desenvolva o aplicativo
Escolha um time com competências para criar e desenvolver as soluções de qualidade garantida.
Qual escolher: Híbrido ou Nativo?
É o momento de decidir qual o tipo de aplicativo que será desenvolvido, sua linguagem e as particularidades de cada um.
Aplicativos Híbridos
São desenvolvidos para iOS e Android com um código-fonte único a partir de uma determinada estrutura (framework).
O desenvolvimento híbrido usa frameworks como Flutter ou React Native.
Leia também: - Tudo sobre aplicativos híbridos.
Aplicativos Nativos
São desenvolvidos para uma plataforma específica (iOS/Android) com linguagem de programação do Sistema Operacional daquela plataforma, ou seja, Swift para iOS e Kotlin para Android.Em resumo, é necessário desenvolver um código fonte para cada uma das plataformas.
Leia também: - Aplicativos nativos: desenvolvimento mobile para empresas.
Agora que você já sabe o que deve levar em conta para calcular a viabilidade de aplicativos mobile para sua empresa, continue se aprofundando no tema. Assine agora a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como esse.