4 etapas para facilitar modelos de negócios ágeis

4 etapas para modelos de negócios ágeis

Indústria, Outros, Transformação Digital

Todo líder precisa conhecer as 4 etapas dos modelos ágeis para impulsionar os negócios de sua empresa na era da Transformação Digital. Afinal, depois de mais de um ano de interrupções nos negócios, as empresas atuais perceberam que velocidade e agilidade são o único caminho a tomar.

De fato, conforme o relatório Top Priority IT Leadership Vision – 2021 da Gartner, “as organizações que não se orientarem pela eficiência, eficácia e business agility serão deixadas para trás”.

Para se manterem preparados para o futuro, líderes e organizações de todos os setores estão adotando um modelo operacional ágil e competitivo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Os obstáculos no caminho para a agilidade

Impulsionar a agilidade operacional é mais fácil no discurso do que na prática. As empresas enfrentam uma variedade de desafios quando se trata de otimizar seus processos de ponta a ponta, incluindo a falta de visibilidade das falhas nos negócios, sistemas legados monolíticos, departamentos isolados e requisitos regulatórios em evolução.

As empresas não têm escolha, a não ser superar esses obstáculos e simplificar suas operações, ou então realmente ficarão para trás em relação à concorrência.

Agora, mais do que nunca, os líderes de negócios e de TI devem reconhecer a importância de investir em business agility quando se trata de seus resultados financeiros. Especialmente porque, como aponta a Gartner, “as práticas de desenvolvimento ágil de software estão alimentando as inovações em todo o mundo. As técnicas ágeis criam mais valor para o negócio com mais rapidez que os métodos tradicionais”.

A verdadeira questão é: como as empresas podem mudar mais facilmente para um modelo operacional ágil?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Modelo de negócios ágil: a abordagem em 4 etapas

1. Entendendo as necessidades do seu negócio

Um modelo operacional ágil e eficaz é baseado em uma compreensão abrangente e profunda das necessidades e deficiências de uma empresa. Isso vai além de identificar objetivos de negócios, exigindo que as organizações analisem as nuances de suas operações, os desafios que impactam as funções do dia a dia e todos os resultados previstos.

Com base nessa imagem holística, os líderes de negócios podem começar a reconhecer quais tecnologias e estratégias devem implementar e onde gerar o máximo retorno sobre o investimento (ROI).

2. Conecte, colabore, contextualize!

O alicerce da agilidade é uma empresa conectada; portanto, superar os silos operacionais e departamentais é de extrema importância. Cada parte interessada e relevante deve ter uma visibilidade completa de toda a organização, bem como acesso a ferramentas colaborativas, como dashboards, funcionalidades remotas e móveis e interfaces de usuário personalizadas.

Aproveitando tecnologias modernas para permitir a colaboração a qualquer hora e em qualquer lugar, as empresas podem tomar decisões e mudanças inteligentes sem comprometer sua qualidade nem a agilidade.

3. Foco na geração de valor

Obviamente, o objetivo geral de implementar as 4 etapas do modelo operacional ágil é gerar valor de negócios; no entanto, para garantir que os resultados esperados sejam alcançados, as empresas devem definir claramente – e redefinir periodicamente – como o valor e o ROI são avaliados.

Aproveitando a análise de processos e ferramentas de monitoramento, os líderes de negócios podem manter a visibilidade completa de suas operações, reajustando rapidamente sua abordagem sempre que necessário.

4. Capacite os funcionários com uma infraestrutura de TI moderna

As organizações podem impulsionar a melhoria contínua e aumentar a produtividade adotando tecnologias modernas e a capacidade de desenvolvimento de low-code.

Para responder às necessidades de avanço nos negócios, as empresas podem aproveitar as tecnologias da era da Transformação Digital, incluindo: nuvem, Automação Robótica de Processos (RPA), Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML), mantendo uma infraestrutura de TI bem integrada.

Além disso, através do código baixo, as empresas podem capacitar seus funcionários para que desenvolvam aplicativos mais facilmente, de acordo com as exigências do negócio e com menos dependência da TI.

Erros fatais da transformação digital
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Agilidade: a necessidade do momento

Não há desaceleração para empresas ágeis e modernas. Para navegar com sucesso pela onda crescente de concorrência, em meio a clientes com expectativas cada vez mais elevadas e um mercado em constante evolução, as organizações devem priorizar a agilidade dos negócios.

Na verdade, a velocidade da mudança veio para ficar e a necessidade de um modelo operacional que possa se manter nesse contexto de transformação nunca foi tão grande.

Assim, para os líderes de negócios e de TI que têm os olhos no futuro, agora é o momento de adotar essas 4 etapas do modelo ágil para impulsionar os negócios e facilitar o caminho para tornar a sua empresa mais ágil.

Enfrentando dificuldades para aplicar o modelo ágil em seus negócios? A UDS Tecnologia é especialista em desenvolvimento ágil de software de alta performance, prezando por segurança e escalabilidade. Conheça agora nossas soluções.

(Este conteúdo é de autoria de Virender Jeet, CEO da Newgen Software, e foi traduzido e adaptado pela UDS Tecnologia do original 4 Steps to More Agile Operations.)

Autor

Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

COMPARTILHE

Fique por dentro

Fale com a UDS

Autor

Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.