Ter um time de TI completo é um grande desafio atualmente. Mais do que as dificuldades para contratar, as empresas sofrem para reter talentos. Há um alto índice de turnover (rotatividade) dos profissionais de tecnologia e esta realidade traz uma série de dificuldades aos negócios.
A alta rotatividade vem justamente da falta de profissionais, que só cresceu com a pandemia da COVID. Estimativas e pesquisas dizem que o número de vagas do setor não preenchidas no Brasil ultrapassa as 400 mil.
Afinal, desde 2020, mais empresas vêm buscando trazer times de TI internos maiores para impulsionarem as respectivas inovações.
Vamos entender as causas, as consequências e as possíveis soluções para reduzir o alto índice de rotatividade dos talentos de TI nas empresas. Afinal, o tema é importante para todas, independentemente do setor, e ter um escritório divertido com mesa de sinuca, videogame e puff colorido não é a resposta.
As causas do alto Turnover de profissionais de TI
Segundo pesquisa da Brasscom, somente de janeiro a abril de 2021 foram abertas aproximadamente 52 mil novas vagas de TI no setor de Tecnologia. A estimativa é que aumente para uma média de 70 mil profissionais de TI por ano, no Brasil, até 2024. Ou seja, o cenário vai piorar cada vez mais.
Além disso, a IDC Brasil prevê um aumento de pelo menos 10% ao ano em todo o segmento de TI, com investimentos em cibersegurança, inteligência artificial, servidores cloud, modernização de sistemas e experiência do cliente.
Tudo isso causa aumento de demanda reprimida e, obviamente, uma busca pela alta qualificação dos profissionais, e impacta diretamente no aumento do índice de rotatividade dos talentos de TI.
Contratar desenvolvedores, QAs, engenheiros de dados, arquitetos de software, e até mesmo Product Owners com experiência e senioridade, têm sido uma verdadeira batalha. Alguns fatores são chave:
Salários altamente competitivos
Com a concorrência interna e estrangeira pelos melhores talentos de tecnologia, a área é uma das que apresenta as melhores remunerações do mercado, principalmente se o profissional tiver nível sênior. Este poderia ser um motivo para que os profissionais ficassem nas empresas, mas isso causa justamente o efeito contrário.
Os altos salários fazem com que os profissionais recebam propostas atrativas constantemente. Hoje, é comum que desenvolvedores brasileiros ganhem salários em Euro ou Dólar trabalhando para empresas de outros países.
Dessa forma, a tentação de novos desafios e a possibilidade de aumentar a remuneração e os benefícios acabam favorecendo a instabilidade e alto turnover dos profissionais de TI.
Falta de plano de carreira
Não é só o salário que impulsiona uma troca de companhia. Um plano de carreira mal estruturado pode ser o caminho para uma nova oportunidade.
Atualmente, não ter uma perspectiva de crescimento profissional é um dos motivos para o funcionário não seguir na empresa. No setor de TI, isso se repete. Quando não há visão clara de como evoluir na empresa, o colaborador para de se sentir parte do time, o que pode ocasionar em um pedido de demissão.
Cultura desalinhada
Com a falta de profissionais no mercado, as oportunidades para os principais talentos se multiplicam. Por isso, quando o funcionário não se identifica com a cultura da empresa, a chance de sair é muito grande.
Não ser ágil em uma empresa agilista, não ser operação em um cargo operacional, não ser estratégico em uma posição estrategista, são só algumas situações que podem acontecer. Ou, aquele clima de “acho que não me adaptei”, caso a cultura da empresa não esteja clara.
Portanto, o código de cultura não pode ser apenas mais uma aba no site ou um pdf, mas precisa fazer parte da avaliação, desenvolvimento, acompanhamento e dia a dia de todos os profissionais.
Liderança ruim
Um líder ruim é um atalho para o profissional buscar a porta de saída da empresa. A figura do chefe evoluiu muito nos últimos anos e, a partir disso, os funcionários também passaram a exigir lideranças mais atualizadas.
O líder centralizador, que atua com microgerenciamento, que está sempre desconfiado da equipe e que não aceita ideias que não sejam as dele, está tendo mais dificuldades para manter times. Na tecnologia não é diferente: os profissionais de TI estão ainda mais exigentes quanto a isso.
Por isso, a liderança que não evoluiu, tende a gerar um alto turnover de talentos para a empresa.
Falta de reconhecimento
Este ponto se relaciona diretamente com os quatro anteriores. Hoje, os profissionais querem ser reconhecidos além do salário, plano de carreira interessante e conquistas de projetos. Boa liderança, comunicação, relacionamento também são considerados, e partem de uma cultura direcionada a valorizar os talentos.
Entender que o seu trabalho faz diferença para a companhia é fundamental para manter a chama acesa.
As consequências do alto índice de turnover
Perder um profissional de TI é algo que pode atrapalhar bastante um projeto em andamento, que dirá toda a empresa. Mais do que altos custos e um longo período para substituir quem saiu, são vários os problemas de ter uma grande rotatividade na companhia. Entenda quais:
Clima organizacional ruim
As empresas são compostas por pessoas e os relacionamentos dentro delas são bastante importantes. Por isso, quando há saídas de profissionais, no geral, o clima organizacional tende a piorar.
Mesmo que o pedido de demissão tenha partido do funcionário, essa informação muitas vezes não chega a todos. A partir disso, os demais colaboradores podem entender que os respectivos cargos estão ameaçados.
Com essa insegurança, a satisfação da equipe tende a cair.
Menos produtividade
O clima organizacional afeta diretamente a produtividade de quem ficou no negócio e prejudica a empresa em geral. E mesmo que seja apenas um talento, a possibilidade de impacto geral é grande.
Quem permanece no time pode ficar sobrecarregado por assumir as demandas do funcionário que deixou a empresa, ainda que por um tempo curto. Mais do que o prejuízo direto ao bem-estar do profissional, a queda no volume e qualidade de entregas pode atrapalhar o cronograma do projeto e prazos finais, o que leva a uma outra consequência grave da alta rotatividade de perfis de TI.
Prejudica a experiência do cliente
Atualmente, a maioria dos segmentos de mercado possui alta demanda tecnológica. Mesmo que o core business não esteja relacionado ao tema, é possível que a parte de TI componha uma fatia importante da entrega aos clientes. Dois exemplos disso são empresas de logística e educação.
O foco de negócios da área de logística costuma estar no transporte de produtos, mas, por trás disso, há uma estrutura tecnológica, que garante o sucesso em todas as etapas do processo logístico.
Na educação, funciona da mesma forma. As plataformas de ensino a distância para aulas regulares ou atividades complementares já são uma realidade. Sem a garantia de que a equipe de TI tenha produtividade e clima para trabalhar bem, prazos poderão ser descumpridos, projetos poderão sofrer com falta de suporte, e o cliente final é quem acabará sendo bastante prejudicado.
É assim que o turnover de profissionais atrapalha a equipe, o projeto, o negócio, impactando negativa e diretamente na experiência do consumidor.
Prejuízo financeiro direto
Este tópico traz fatores extremamente relevantes. O primeiro deles é o mais simples e está relacionado ao custo da contratação em si.
É muito caro treinar novos colaboradores. Fora isso, há ainda os custos de divulgação de vagas, recrutamento, entrevista, validação técnica e comportamental (fundamental em contratações de TI) e onboarding do profissional.
Com a escassez do mercado, investimentos em plataformas de vagas e anúncios para que a oportunidade apareça para mais pessoas nas redes sociais se tornam ainda maiores. Afinal, encontrar o perfil certo não é fácil.
Além disso, os prejuízos com a experiência do consumidor e de produtividade listados nos pontos acima também são capazes de abalar os cofres da empresa.
Um ponto menos considerado, mas que também traz prejuízo direto ao negócio é relacionado à imagem da companhia. Com alto nível de turnover, a marca tende a ser vista como menos confiável aos consumidores em geral.
Este dano à imagem também pode impactar no mercado financeiro. Empresas listadas na bolsa têm seus resultados e movimentos acompanhados o tempo, e ameaças podem derrubar suas ações. Isso, sem falar que a perda de talentos de TI chave podem afastar algum investidor que esteja negociando aportes específicos de projetos e áreas do negócio.
Ou seja, o turnover de profissionais de tecnologia geram vários prejuízos que impactam diretamente a saúde financeira da empresa.
Como reduzir a rotatividade de profissionais de TI?
Vimos que as consequências do alto índice de rotatividade dos profissionais são bem prejudiciais. Buscar soluções não é uma alternativa, é uma necessidade.
Listamos abaixo algumas ações para superar esse grande desafio.
Invista nos profissionais da empresa
A tecnologia muda a cada momento e os treinamentos são essenciais para que os profissionais da área sigam atualizados e trazendo sempre novas soluções ao negócio. Por isso, é muito importante que a empresa invista em seus colaboradores. Pagar formações e certificações para os talentos da casa é primordial.
Quando o funcionário enxerga a preocupação por parte da companhia em investir nele, a insatisfação diminui e o turnover também.
Tenha uma política de benefícios
Pagar bons salários é primordial, mas os benefícios também fazem brilhar os olhos de desenvolvedores e outros profissionais de TI. A busca por jornadas de trabalho mais flexíveis, bônus por resultado atingido, vales (alimentação, refeição, cultura e outros) e plano de saúde são alguns dos principais exemplos.
O talento de tecnologia quer bons salários, mas é preciso ir além e trazer um pacote completo e atrativo de benefícios que não somente entreguem segurança, mas alguma experiência a mais.
Defina um plano de carreira bem claro
Como já falado acima, a falta de etapas e gatilhos claros no desenvolvimento de carreira do profissional é um dos pontos que motiva a troca de empresa. Para evitar esse possível descontentamento, a empresa deve ser transparente quanto aos planos para o funcionário e deixar claro cada possibilidade de progressão na carreira.
A clareza das etapas e ações a serem cumpridas para chegar aos novos marcos é fundamental. Além disso, um olhar próximo da gestão, com acompanhamento e foco no desenvolvimento individual é primordial para o profissional de TI (e de outras áreas) ter clareza sobre o que deve melhorar ou manter para atingir sua evolução dentro da empresa.
Reconheça os bons resultados
Em empresas nas quais não há o reconhecimento dos resultados do profissional, o alto índice de turnover é uma realidade. Este ponto é muito atrelado à cultura e ao perfil do líder.
Uma gestão com rotina de feedbacks constantes tende a reconhecer mais os funcionários. Nessas reuniões, é normal que reconhecimentos sejam dados. Porém, mais do que isso, o profissional quer a prática, com bônus por resultados ou entregas e, claro, aumento salarial.
Nisso tudo, o líder tem papel fundamental. Ele deve olhar para os liderados e buscar trabalhar ao máximo a meritocracia na sua equipe.
Contrate as pessoas certas
A melhor das soluções é investir bastante no recrutamento para encontrar e contratar as pessoas certas, que tenham bons conhecimentos técnicos, mas que, acima de tudo, sejam comprometidas.
No momento de seleção, além de considerar as soft e hard skills, a empresa deve buscar talentos que tenham sinergia com a cultura, aderência à técnica da vaga e ao modelo de atuação da empresa.
Com esse cuidado, a chance de reduzir o turnover de profissionais de TI e de outras áreas da empresa é bem grande.
Existe solução definitiva?
As ações listadas acima tendem a melhorar a taxa de retenção de talentos, porém não vão zerá-la completamente.
Outsourcing de TI
A UDS apresenta uma solução de outsourcing de profissionais de TI, que resolve a maior parte dos problemas ocasionados pelo turnover. Por meio dela, trazemos os melhores talentos da área, reduzimos os custos e eliminamos a rotatividade, afinal, se o profissional pede o desligamento, nos comprometemos com a reposição em, no máximo, dez dias.
Portanto, se está buscando profissionais de TI para projetos pontuais ou mesmo expandir o seu time definitivamente, preencha o formulário abaixo para conversar com um de nossos especialistas sobre o seu projeto.
O outsourcing de TI trará agilidade no recrutamento e acabará com o turnover e todos os problemas que ele ocasiona no seu negócio.