/Blog

Imagem ilustrativa de Desenvolvimento de Software em camadas.
Imagem ilustrativa de Desenvolvimento de Software em camadas.

Desenvolvimento de Software em Camadas: funcionamento e vantagens

Construir um sistema robusto e escalável requer conhecimento e planejamento, especialmente para empresas que buscam criar soluções sustentáveis e duráveis. O Desenvolvimento de Software em camadas existe justamente para facilitar esse processo. 

A técnica assemelha-se a um tipo de design/arquitetura que organiza o software em diferentes camadas hierárquicas. Cada uma delas possui uma função específica e bem definida, e se comunica com as camadas adjacentes para realizar tarefas complexas.

Dessa forma, é possível contar com módulos bem estruturados e reutilizar componentes, ações vitais para que os processos de criação e manutenção de sistemas sejam mais eficazes. Além disso, o desenvolvimento em camadas traz maior competitividade à corporação, já que acelera e facilita processos-chave de desenvolvimento.

Continue sua leitura para saber mais sobre esse modelo e suas vantagens.

Por dentro das diferenças

Para facilitar a sua compreensão sobre esse tema, é válido abordar o funcionamento dos softwares comuns, que apresentam somente duas camadas. 

  • Também conhecido como arquitetura cliente-servidor, o software de duas camadas divide a aplicação em um cliente (front-end) e um servidor (back-end). O cliente é responsável pela apresentação e interação com o usuário, enquanto o servidor gerencia a lógica de negócios e o acesso aos dados – frequentemente armazenados em um banco de dados. Essa estrutura é relativamente simples e adequada para aplicações menos complexas, onde a separação clara entre cliente e servidor é suficiente para atender aos requisitos do projeto.
  • A arquitetura de múltiplas camadas, por outro lado, introduz camadas intermediárias entre o cliente e o servidor, o que permite uma distribuição mais granular das responsabilidades. Essa abordagem é usada para construir sistemas mais complexos e escaláveis e, geralmente, inclui pelo menos três camadas: apresentação (interface do usuário), lógica de negócios (aplicação), e dados (persistência). 

Isso quer dizer que a arquitetura de múltiplas camadas tem como finalidade servir como referência para organizar e estruturar softwares com um maior grau de complexidade. Ela permite uma separação bem nítida das atribuições dos diferentes tipos de camadas, tornando cada camada responsável por uma determinada tarefa.

Isso não apenas facilita a manutenção e atualização do software, mas também melhora sua escalabilidade e segurança, ao separar claramente as diferentes funções. Portanto, o Desenvolvimento de Software em camadas torna-se uma alternativa bastante útil em projetos robustos e estratégicos.

Confira um resumo do comparativo:

CaracterísticaSoftware de duas camadasSoftware de múltiplas camadas
EstruturaDivide a aplicação em cliente (front-end) e servidor (back-end).Introduz camadas intermediárias entre cliente e servidor, geralmente incluindo apresentação, lógica de negócios e dados.
ComplexidadeMais simples e direto, adequado para aplicações menos complexas.Mais complexo, adequado para sistemas escaláveis e com requisitos detalhados.
GestãoA separação clara entre cliente e servidor facilita a gestão para projetos menores.A distribuição granular das responsabilidades pode complicar a gestão, mas oferece flexibilidade.
EscalabilidadeMenos escalável devido à limitação para expansão além das duas camadas.Altamente escalável, permitindo adicionar mais camadas conforme necessário para a expansão.
UsoAdequado para projetos com requisitos simples e onde a comunicação direta entre cliente e servidor é suficiente.Preferido para projetos mais complexos que exigem uma separação detalhada de preocupações e flexibilidade operacional.
Exemplo de UsoAplicações web simples, aplicativos de desktop que acessam um banco de dados diretamente.Sistemas de informação empresariais, aplicações web complexas, serviços de computação em nuvem.

Facilidade, agilidade e escalabilidade

Outro aspecto importante é que esse tipo de desenvolvimento é muito empregado na criação de aplicativos modernos. Isso acontece em virtude de possibilitar um trabalho mais ágil. À medida que é possível aliar velocidade com qualidade, uma empresa tem condições de contar com soluções robustas e eficientes no tempo certo, para atender às necessidades do negócio e até fidelizar consumidores. 

Ainda, embora possa apresentar diversas camadas, a dinâmica de funcionamento desse tipo de desenvolvimento é fácil de ser compreendida. Isso porque cada uma delas envolve um serviço e integração diferentes, facilitando a organização do trabalho dos programadores. 

Tal separação também favorece o processo de manutenção: ao modificar apenas uma camada, por exemplo, o desenvolvedor terá menos trabalho do que ao atuar com a arquitetura inteira, e também correrá menor risco de ‘quebrar’ outras partes do software.  Ou seja, as ações de manutenção e evolução de um sistema, realizadas em uma camada, não interferem, de forma direta, na performance das outras. 

Por fim, o Desenvolvimento de Software em Camadas facilita a escalabilidade. Isso significa que há maior capacidade de inserir ou eliminar camadas, de acordo com as necessidades do negócio. Assim, torna-se mais simples adaptar a solução às prioridades e ao crescimento da empresa.

Características da arquitetura de software em camadas

O processo de Desenvolvimento de Software em camadas deve adotar algumas práticas. Para que você entenda melhor, vamos mostrá-las detalhadamente abaixo.

1. Estabeleça as atribuições das camadas

O indicado é verificar os requisitos do sistema com bastante atenção. Essa postura vai contribuir para identificar as diferentes responsabilidades de cada camada. A partir de uma análise precisa, é possível identificar as camadas de apresentação, lógica de negócios e acesso aos dados, por exemplo. 

2. Estipule as interfaces entre as camadas

Definir corretamente as interfaces entre as camadas fará com que a comunicação entre elas seja feita com eficiência e modularidade. Nesse sentido, é recomendado constatar as funcionalidades de cada camada para agilizar o desenvolvimento e minimizar eventuais falhas. 

3. Tenha uma atenção especial com a camada lógica de negócios

Deixe a lógica de negócios em uma camada específica. Assim, ela estará independente das tecnologias ligadas às camadas de apresentação ou de acesso aos dados. Essa medida tornará mais simples usar novamente a lógica de negócios, além de dinamizar a manutenção.

4. Priorize a escalabilidade e a flexibilidade

O Desenvolvimento de Software em camadas deve ter como um dos focos a escalabilidade. Ou seja: ele precisa considerar a necessidade de inserir ou eliminar camadas, conforme a necessidade de aprimorar o rendimento.

Essa flexibilidade torna possível gerenciar melhor os novos requisitos relacionados à melhoria do software. Outro detalhe vital é manter cada camada com um grande grau de independência, para que seja mais fácil substituir ou atualizar a ferramenta sem prejudicar seu funcionamento. 

Não custa lembrar que a disponibilidade de um sistema é peça-chave para a satisfação dos usuários e para fortalecer a confiança nos serviços e produtos oferecidos. Quanto mais fácil for acessar um software, maior serão as chances de atrair mais clientes. 

5. Adote boas práticas de desenvolvimento

É essencial empregar boas práticas de desenvolvimento no Desenvolvimento de Software em camadas. Isso envolve seguir algumas iniciativas, como os princípios SOLID e a modularização. Assim, é viável ter uma arquitetura de software mais limpa, o que facilitará a manutenção. 

Por que desenvolver em camadas?

Agora que você já conferiu os principais atributos desse modelo de desenvolvimento, vamos conhecer algumas de suas vantagens. Já falamos sobre o fácil aprendizado e a implementação simples, e vale destacar também a praticidade em mudar uma camada da solução, sem afetar negativamente o funcionamento do sistema.

Entre os principais benefícios do Desenvolvimento de Software em camadas, estão:

  • Manutenção simplificada: atualizações, correções de bugs, e melhorias podem ser implementadas com menos risco de impactar outras partes do sistema;
  • Desenvolvimento paralelo: diferentes equipes podem trabalhar em camadas separadas simultaneamente, aumentando a eficiência do desenvolvimento;
  • Testabilidade: a separação clara das responsabilidades facilita a criação de testes unitários e de integração para cada camada;
  • Adaptabilidade: facilita a adaptação da aplicação a diferentes ambientes ou tecnologias, pois as dependências são minimizadas.

Caso queira entender melhor e aplicar o Desenvolvimento de Software em camadas, é melhor não perder tempo e entrar em contato com a equipe da UDS agora mesmo! 

Preencha o formulário abaixo e fale com um especialista: 

Tainá Aquino

Jornalista, especialista em copywriting e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.