Desenvolver o mais rápido possível e com qualidade é um dilema na vida dos desenvolvedores de aplicativos móveis. A escolha da melhor tecnologia terá um impacto direto na produtividade do time de desenvolvimento e o sucesso do seu app.

Nesse contexto, a criação de frameworks para desenvolver aplicativos cross-platform, usando apenas um código, foi a solução para esse problema. 

Mas existe um confronto de qual o melhor framework de desenvolvimento multiplataforma, suas vantagens e desvantagens e o que cada um deles entrega, de fato.

Vamos nos aprofundar em 2 grandes frameworks para desenvolvimento de aplicações mobile: Flutter e React Native. Ainda faz sentido comparar os dois?

Confira o infográfico para uma comparação rápida ou continue a leitura para se aprofundar!

melhor-framework-de-desenvolvimento

Antes de entrarmos na comparação, um contexto rápido sobre as vantagens do desenvolvimento multiplataforma.


Desenvolvimento multiplataforma

O desenvolvimento multiplataforma consiste em desenvolver produtos de software para várias plataformas, sistemas operacionais ou ambientes de software. 

Na prática, engenheiros e desenvolvedores usam vários métodos para acomodar um aplicativo em diferentes sistemas operacionais ou ambientes.

Esse tipo de desenvolvimento tem uma enorme vantagem em termos de negócio, já que nos permite alcançar um público mais amplo com agilidade. Isso significa que os seus custos gerais de produção do início ao fim e o suporte custarão menos e exigirão menos esforço de administração.

Leva muito mais tempo para planejar, desenvolver, testar e implementar duas versões de aplicativos, iOS e Android, por exemplo, do que um único de plataforma cruzada. Imagine uma economia total em torno de 20%. 

Além disso, o código multiplataforma é reutilizável, ou seja, pode ser usado não só em várias plataformas, mas também em projetos. Eles também estão evoluindo constantemente para serem tão eficazes quanto os nativos. 


O que é e o que faz o Flutter? 

O Flutter é um framework para o desenvolvimento de aplicativos mobile para Android, iOS e também Windows, macOS e Linux. 
Criado pelo Google em 2017, podemos dizer que é um kit de desenvolvimento de interface de usuário de código aberto que apresenta seu próprio compilador nativo (Dart) para criar aplicativos otimizados para hardware para arquitetura ARM.

fluter

O que o queridinho do Google tem de tão interessante?

Ele cria aplicativos tanto para Android quanto para iOS utilizando a mesma base de código, ou seja, sem necessidade de codificação específica para cada sistema operacional.

Outros três fatores tornam o Flutter ainda mais atraente: a expansão enorme da sua comunidade no Brasil, o fácil acesso a linguagem de programação (Dart) pelo site oficial e a curva de aprendizado relativamente curta se comparado ao React Native. 

No Flutter com uso de uma única linguagem (Dart), você será capaz de produzir os mesmos apps que no React Native lhe exigiria conhecimento em três outras tecnologias (HTML, CSS, Javascript).


As principais vantagens do Flutter

vantagens-fluter
  • Gratuito, livre e de código aberto.
  • Documentação de qualidade
    Indispensável em projetos de código aberto. 
  • Desempenho muito similar a um app nativo.
  • Stateful hot reload
    Visualização em tempo real das mudanças feitas na programação do aplicativo, já que é emulado enquanto se programa. Pode ser uma das maiores vantagens do Flutter. Com o hot reload também é possível testar rápido, facilitando a correção de bugs e erros.
  • Interface de usuário personalizável
    Sua interface é rica em recursos totalmente personalizáveis, além disso, todos os componentes podem ser animados.
  • Suporta todas as plataformas populares
    É possível desenvolver aplicações em qualquer sistema operacional.
  • Grande comunidade
    Os desenvolvedores têm fácil acesso a cursos gratuitos em Português.
  • Compatível com dispositivos antigos
    Isso garante renderização e funcionalidades adequadas nas versões do Android a partir de 5.1.1 e nas versões 8 e superiores do iOS.
  • Melhor compatibilidade com IDE
    Por ser desenvolvido pelo Google (mesmo mantenedor do Android e do Android Studio), o Flutter oferece melhor integração com sua IDE ( Integrated Development Environment/ Ambiente de Desenvolvimento Integrado) facilitando o uso de ferramentas de debug, análise de desempenho, inspeção de widgets e criação de testes unitários.

Quais as desvantagens do Flutter?

O framework Flutter perde vantagem em alguns pontos. 

  • Tempo de vida

O tempo de vida curto pode ser uma desvantagem para o Flutter, mas grandes empresas têm assumido esse risco em prol da sua boa performance.

  • Evolução dinâmica
    Não é totalmente uma desvantagem, mas um desafio. As mudanças frequentes no ambiente de desenvolvimento significam que o produto comportará de maneira diferente após cada atualização. Situações inesperadas ou indesejadas podem aparecer.
  • Tamanho do projeto
    A sua interface de usuário separada e estável tem um preço: os arquivos ocupam mais espaço em comparação com os criados com outras ferramentas. O Kotlin, por exemplo, ganharia a briga em uma comparação Dart vs Kotlin. 
Empresas que usam Flutter

React Native: o que é e o que faz?

Basicamente, o React Native é uma biblioteca Javascript criada pelo Facebook em 2015, baseada em React.JS. É usada para desenvolver aplicativos para os sistemas Android e iOS de forma nativa. 

O React veio para facilitar o desenvolvimento de aplicativos que devem rodar nos dois sistemas operacionais.

O foco do React Native é na interface do usuário, fazendo com que os aplicativos carreguem mais rapidamente e tenham fluidez. 

react-native

O que torna o React Native especial?

Podemos falar que a chegada do React Native trouxe economia para os projetos.
De que maneira? Antes da sua existência, o programador precisava desenvolver suas aplicações de forma separada para dois ou mais sistemas operacionais ou recorrer a tecnologias cross-platform de baixo desempenho como Ionic ou Phonegap (possuem desempenho e funcionamento inferior ao React Native e Flutter), além de ser necessário uma equipe maior especializada em linguagens diferentes. 

Os custos de manutenção também são menores, já que você terá que lidar com uma base de código. Ou seja, é possível reduzir tempo e custos de desenvolvimento de um projeto com o React. 

Além disso, o framework tem suporte a widgets nativos, o que melhora a navegação e a experiência do usuário, outro ponto importantíssimo para o sucesso do seu app. 

Outra vantagem relevante para o seu negócio:

A popularidade do JavaScript oferece vários bônus agradáveis ​​ao desenvolvimento de aplicativos React Native como um todo: contratação mais rápida de desenvolvedores, lançamento de produto mais rápido, gastos de projeto baixos, fácil manutenção e muito mais.


As principais vantagens do React Native

As principais vantagens do React Native
  • Carregamento rápido de aplicativos.
  • Redução de custos de produção e tempo de desenvolvimento.
  • Excelente experiência do usuário. 
  • Atualizações eficientes
    Já que renderiza apenas os componentes modificados. Trazendo maior escalabilidade de software.
  • CodePush
    Um serviço que permite que aplicativos criados com React implementem atualizações diretamente nos dispositivos dos usuários finais.
  • Hot Reload
    Sim, praticamente idêntico ao recurso do Flutter e que poupa muita dor de cabeça para os desenvolvedores, permitindo que eles vejam as alterações sem a reconstrução do projeto.
  • Componentes nativos específicos
    O React Native tem uma vantagem em relação aos outros frameworks baseados em JS. Por exemplo, comparando React Native e  Ionic, o primeiro reconhece a importância de importar componentes nativos específicos da plataforma, enquanto o Ionic faz uso de uma segunda tecnologia (Cordova) usando-a  como ponte para acessar as funções nativas da plataforma, diminuindo substancialmente o desempenho da aplicação.

Confira o repositório do React Native no Github.


Quais as desvantagens do React Native?

Não existe ferramenta perfeita no desenvolvimento multiplataforma, ainda. Vamos entender algumas limitações do React. 

  • Documentação ruim
    Assim como o Flutter, embora apresente uma base única e central de conhecimento, até mesmo os fãs do React Native admitem que a documentação poderia ser melhor.
  • Problemas de compatibilidade e debug
    Os desenvolvedores podem se deparar com vários problemas de compatibilidade de pacotes ou ferramentas de debug. Se eles não forem proficientes em React Native, podem afetar o processo de desenvolvimento do aplicativo, gastando muito tempo na solução de problemas.

Empresas que usam o React Native

Facebook, Instagram, Airbnb, Artsy, Tesla, Shopify e Discord.


Flutter vs React Native: qual escolher em 2022?

Os dois frameworks possuem características gerais muito semelhantes. Ambos são jovens e, portanto, não muito estáveis e maduros. 

Ambos também são viáveis para construir um bom MVP multiplataforma com a possibilidade de reutilizar o código. Também podemos destacar que tanto React quanto Flutter reduzem o tempo de desenvolvimento e as despesas do projeto

Importante lembrar que cada projeto tem suas necessidades e a escolha depende inteiramente do que o negócio precisa, especificamente, naquele determinado momento. 

estatisticas-fluter-native

Como se diferenciam, então?

Vamos agora analisar alguns pontos específicos importantes de diferenciação e qual escolher para o seu projeto.

  • Escolha o Flutter se estiver trabalhando com aplicações maiores que necessitam de programação nativa. Precisa de um design incrível altamente personalizável ou entende mais de Dart do que de JavaScript? Vá de Flutter!
  • Escolha o React Native se você já tem uma equipe de desenvolvedores fluente em JS/React (o que é bem mais frequente), se o app tem possibilidade de migrar para web, será modularizado ou busca uma tecnologia estável para desenvolvimento. 

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar a sua experiência com a gente? Escreva nos comentários!

Leave A Reply