Adotadas por empresas como Uber, Netflix e Airbnb, as metodologias ágeis são uma forma de trazer maior alinhamento entre a equipe. Elas ajudam empresas a otimizar processos e aumentar a eficiência de qualquer empresa de desenvolvimento de sistemas.

Utilizadas primordialmente para o Desenvolvimento ágil de software, as metodologias ágeis também são utilizadas por empresas de outros setores como marketing, extração de petróleo (Noble Energy), planejamento de eventos (Redgate), desenvolvimento de produtos (LEGO Digital Solutions) e finanças (LMAX Exchange).

Isto ocorre porque qualquer projeto onde exista um time com o objetivo de entregar valor ao cliente (através do desenvolvimento de um produto ou da prestação de um serviço) pode se valer dos valores ágeis.

A Gênese foi o manifesto ágil: uma declaração de 12 princípios e 4 valores lançada em 2001.

Quer saber quais são esses valores e quais são os benefícios de aplicar as metodologias ágeis em sua empresa? Continue a leitura para descobrir.

Os 4 valores do manifesto ágil

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Os 12 princípios da metodologia ágil

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construir projetos em torno de indivíduos motivados, dando-lhes o ambiente e o suporte necessário e confiando neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumentam a agilidade.
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Leia também o artigo: Manifesto Ágil: os 12 princípios para o Desenvolvimento Ágil de Software.

Quais as vantagens das metodologias ágeis?

Entregas ágeis

Nos projetos que seguem metodologias ágeis, os ciclos dos projetos são reduzidos, com entregas mensais ou mesmo semanais, o que garante agilidade ao desenvolvimento e possibilita feedbacks do cliente a cada etapa do desenvolvimento, que toma as suas decisões baseadas nas entregas parciais.

Previsibilidade

O fato das entregas terem um tempo determinado e obedecerem a um cronograma traz previsibilidade, facilitando o planejamento de forma geral e o gerenciamento de recursos.

Adaptabilidade

A estruturação do projeto em etapas permite que a empresa que desenvolve o sistema possa atuar rapidamente em caso de imprevistos e adicionar recursos ao produto antes da conclusão do desenvolvimento.

Qualidade

Testes constantes são aplicados ao software para que o desempenho e a segurança sejam continuamente aprimorados. Além disso, as entregas ágeis e feedbacks constantes permitem que as falhas sejam identificadas e corrigidas já nos primeiros estágios do processo, aumentando a qualidade do produto final e criando soluções mais completas.

Equipes menores e mais independentes

As equipes que seguem metodologias ágeis são menores e mais independentes: esta descentralização facilita o gerenciamento, diminui a burocracia e confere mais autonomia a cada profissional para buscar soluções e identificar falhas.

Leia também: O que é Squad? Veja as vantagens para a sua empresa

Personalização/Customização

A interação empresa/cliente ao longo de todo o desenvolvimento do produto, é uma peça fundamental: o produto será embasado nas necessidades do cliente e oferecerá soluções relevantes e customizadas.

Afinal, o primeiro princípio ágil já coloca a satisfação do cliente como o valor mais relevante.

Transformação digital ágil é com a UDS

A UDS auxilia empresas como C&A, DHL, Calvin Klein e outras a desenvolver sistemas e aplicativos de forma ágil. Fale agora com um especialista.

Leave A Reply