Encontrar o perfil ideal de tecnologia é sem dúvida um dos maiores desafios nos mais diferentes tipos de negócios. É por isso que a busca pelo serviço de hunting de profissionais de TI tem se destacado cada vez mais no recrutamento terceirizado de talentos da área. Entenda agora o que é o processo de hunting de TI e como fazer a contratação do serviço.
O que é hunting de TI?
Nada mais é do que a busca por profissionais de tecnologia sob demanda, ou seja, que sejam únicos para as características da sua empresa.
A palavra hunting vem do inglês e significa “caça”. Algumas empresas utilizam o termo talent tech acquisition, recrutamento técnico ou aquisição de talentos técnicos. Em qualquer caso, é o processo de identificação, atração e contratação de profissionais de TI qualificados para uma organização.
Diferente do tradicional search, no qual as empresas esperam os candidatos para a vaga, o hunting vai em busca dos profissionais que tenham a melhor correspondência para os requisitos do trabalho e a cultura da empresa.
Isso quer dizer que o hunting de profissionais de TI envolve a busca de pessoas com habilidades técnicas e experiência necessárias para preencher funções específicas dentro de um projeto ou para compor uma equipe na empresa.
Leia também:
4 principais vantagens do Hunting de TI
Guia da alocação e hunting de profissionais de TI
Quanto custa o recrutamento terceirizado de TI?
Quais são as etapas do processo de hunting de TI?
Há uma série de etapas para garantir qualidade e rapidez na contratação.
1. Definição do perfil da vaga
Para começar a delinear a busca, a empresa de hunting precisa das seguintes informações:
- Quais vagas serão preenchidas e qual o perfil pretendido?
- A atuação é por tempo determinado ou efetiva?
- Quais os pré-requisitos?
- Quais os conhecimentos técnicos e comportamentais necessários?
- Qual a visão de mercado, os aspectos culturais e expectativas da sua empresa para atrair o futuro profissional?
2. Definição de critérios
Considerando a cultura e as políticas da empresa, e de qual forma o trabalho será desempenhado, são especificados os critérios da pessoa com o fit ideal para a vaga. A proposta salarial e a oferta de outros atrativos também podem ser estabelecidas nesta etapa.
3. Mapeamento do mercado
É exatamente nesta etapa que a empresa especializada em hunting de TI faz toda a diferença. Com sua expertise e banco de talentos próprio, ela sabe onde estão os melhores perfis para a vaga. Ou seja, pode encontrá-los muito rapidamente. Na UDS, por exemplo, a busca e o retorno dos perfis podem levar apenas 24h.
Já uma empresa de RH pode levar semanas nesta fase, “nadando em mar aberto”: fazer o levantamento de perfis em redes sociais ou banco de talentos, verificar a média salarial, o tipo de especialização, testes, se tudo estaria de acordo com os critérios, etc.
4. Abordagem e encaminhamento de talentos
É o momento de entrar em contato com os profissionais que condizem com o perfil da vaga e ver se realmente são aderentes às necessidades da empresa. A partir daí, os profissionais mais adequados são encaminhados ao cliente.
5. Fechamento do contrato de hunting
Após a definição do candidato ideal, é preciso formalizar a negociação e o contrato.
Aqui também a expertise da empresa de hunting é determinante para que o contrato inclua determinadas garantias.
Na UDS, por exemplo, o pagamento só é feito em caso de sucesso (quando sua empresa contrata o candidato); há garantia de cobertura por até 45 dias após a contratação; reposição do perfil em até 5 dias, entre outros compromissos com o cliente.
Por isso, procure por um parceiro de tecnologia com expertise comprovada e com metodologias de hunting bem estabelecidas.
6. Oferta e integração do profissional
Uma vez que o candidato é selecionado, a etapa final é o onboarding bem-sucedido do novo contratado, o que pode envolver treinamento, orientação e outras fases para integrar o indivíduo à cultura da empresa.
Em busca de talentos de TI para sua empresa?
A busca por profissionais de TI costuma ser mais complexa em relação a outras áreas de conhecimento, não apenas pela escassez de talentos como pelas diferentes funções e habilidades que os cargos exigem.
Por isso, as empresas especializadas em hunting de profissionais de TI têm ganhado espaço, já que facilitam a busca, seleção e contratação destes talentos.
Elas também oferecem outras vantagens, como amplo banco de talentos constantemente atualizado, redução de custos e diminuição da burocracia, garantia de qualidade e grande velocidade para disponibilizar os profissionais certos para os clientes.
Mas para ter o sucesso definitivo no hunting de profissionais de TI, você precisa do suporte de uma empresa especializada em tecnologia e com comprovada experiência no ramo.
Quer encontrar agora o profissional de TI ideal para o seu negócio? Aqui você tem agilidade e o melhor custo-benefício.