Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.

Philip Kotler

A frase de um dos maiores nomes da história do marketing, representa bem a nova tendência em desenvolvimento de softwares: o foco crescente em usabilidade (especialmente se for um software personalizado).

Muitos especialistas em tecnologia afirmam que estamos entrando em uma era de “clientecentrismo” (uma tradução livre do termo “client-centric”, em inglês). Nela, a experiência do cliente é a parte mais importante de todo o processo de desenvolvimento.

E para criar este encantamento no cliente é necessário todo um esforço da empresa desenvolvedora para empreender testes de usabilidade e focar no UX Design.

Quer saber porque a usabilidade em seu software personalizado é um investimento importante e não um gasto? Continue a leitura para saber mais.

Usabilidade e UX Design

Usabilidade é o nível de facilidade que uma ferramenta qualquer (software, aplicativo ou mesmo um produto físico) oferece ao usuário para executar uma tarefa, bem como a qualidade dessa interação.

Alguns critérios de uma boa usabilidade são: facilidade de aprendizado e memorização dos recursos de uma ferramenta e baixa taxa de erros.

Enquanto UX é uma sigla para a expressão em inglês User Experience (“experiência do usuário”, em tradução livre), o UX Design se refere a um conjunto de estratégias para moldar e enriquecer essa experiência do cliente com determinado produto.

O processo de formação das experiências do usuário é essencial para o UX Design: da impressão adquirida em um primeiro momento até a consolidação de uma memória sobre o produto, passando por percepções e motivações. O UX Design atua nesse processo.

A usabilidade é parte de um todo: a experiência do usuário. Esses dois conceitos têm forte ligação um com o outro.

É impossível falar em usabilidade e UX Design sem citar Donald Norman, professor emérito da Universidade da Califórnia, considerado o principal criador e divulgador destes conceitos.

Segundo Norman, o UX Design: “é a forma que você experencia um serviço, um aplicativo ou um sistema de computador.”

Embora os profissionais de UX (assim como outros responsáveis por testes de usabilidade) sejam associados ao desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, hoje em dia empresas de vários outros ramos (até mesmo sem relação com produtos digitais) têm equipes dedicadas a estas questões.

Motivos para investir em usabilidade de software

A maioria dos clientes valoriza a usabilidade

Segundo uma pesquisa feita pela empresa ClickZ, 79% dos usuários de produtos digitais colocam a usabilidade no mais alto nível de importância.

Vantagem competitiva

Pouco mais de metade das empresas (55%) conduz algum tipo de teste relacionado à experiência do usuário, segundo pesquisa de 2019 realizada pela empresa Shyhook. Por isso, negócios que se atentem a esta questão terão vantagens competitivas em relação à concorrência.

A maioria dos negócios online falha por usabilidade ruim

Uma pesquisa do Uxeria apontou que o motivo do fracasso de 70% dos negócios online foi a sua má usabilidade. Se a sua empresa opera online, a atenção deve ser redobrada!

Identificação ágil de falhas

A identificação de erros nos testes de usabilidade é valiosa: segundo dados do UX Planet, resolver problemas na fase de desenvolvimento custa 10 vezes mais que resolvê-los no projeto e 100 vezes mais que solucioná-los quando o produto já estiver no mercado. 

Produtividade

Um software com alta performance irá cumprir os seus objetivos com a maior excelência possível, proporcionando uma maneira mais ágil e eficiente de trabalhar e aumentando a produtividade

UDS: softwares personalizados com excelente usabilidade

A UDS é especialista em transformação digital continuada para líderes de mercado e foi considerada pela Clutch como uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina.

Temos times especializados em UX para que a experiência de uso do seu software personalizado tenha excelência e competitividade.

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Leave A Reply