Os testes de software ganharam o destaque merecido em 1979 quando Glenford Myers publicou a bíblia do teste de software.
Vamos voltar na década de 90 para entender o que são testes automatizados. Nos anos 90, os testes para software atingiram um nível qualitativamente novo, levando ao desenvolvimento de metodologias, ferramentas poderosas para gerenciar o processo de teste e ferramentas de automação.
Por isso o teste de software é uma etapa importante no desenvolvimento de qualquer aplicação para garantir um determinado nível de qualidade, além de antecipar problemas que podem ser resolvidos antes da entrega do produto.
Na prática, é o momento de avaliar desempenho e resolver qualquer bug ou falha.
Além disso, um software devidamente testado é confiável, seguro e tem alto desempenho.
Entenda o que são testes automatizados, benefícios e a sua importância em qualquer projeto.
O que são testes automatizados?
Os testes automatizados utilizam ferramentas especiais para realizar um conjunto de testes de software. Uma vez que o conjunto de testes é automatizado, nenhuma intervenção humana é necessária.
Ou seja, com a automação, os testes são repetidos várias vezes, sendo infinitamente mais fácil encontrar novos erros em instantes e minimizar problemas.
Os principais benefícios do teste automatizado
- 70% mais ágil do que o teste manual
- Resultado confiável
- Economia de tempo e custo
- Mais eficácia e precisão
- Sem necessidade de intervenção humana
- Testes minuciosos com mais frequência
- Menor tempo de lançamento de um software
Quando utilizar testes automatizados?
O primeiro passo é entender a viabilidade da automatização para o seu projeto.
Portanto, é recomendável utilizar a automação desde o início, logo nas primeiras linhas de código.
Se o cenário mais recomendado não for possível, você ainda pode incluir a automação em qualquer momento do desenvolvimento de software.
Como utilizar testes automatizados?
A squad envolvida no desenvolvimento deve avaliar a melhor ferramenta de teste para o projeto.
Existem 9 tipos de testes automatizados de software: teste de unidade, teste de fumaça, teste de integração, teste de regressão, teste de API, teste de segurança, teste de desempenho, teste de aceitação e teste de UI.
Depois de entender qual o tipo de teste automatizado você precisa, o passo seguinte é escolher um framework para organizar todo o processo de testagem. Portanto, padronizar o processo de teste é importantíssimo.
Ciclo de desenvolvimento de software seguro e teste contínuo
No ciclo seguro de desenvolvimento de software, as equipes testam cada compilação à medida que ela se torna disponível. Esse tipo de teste de software depende da automação de teste integrada ao processo de desenvolvimento e deploy.
Fazer atividades de teste no início do ciclo acelera o processo e minimiza erros que podem custar caro para a sua empresa, como perder uma data de lançamento ou entregar um software com bugs para o cliente.
Por isso diversas equipes de desenvolvimento utilizam uma metodologia de teste contínuo, que faz parte da abordagem DevOps – onde o desenvolvimento e as operações colaboram durante todo o ciclo de vida do produto.
O objetivo é acelerar a entrega de software, equilibrando custo, qualidade e risco.
Em outras palavras, erros de software causam trilhões de dólares em prejuízos às empresas todos os anos, comprometendo a segurança dos produtos e expondo os usuários.
Em conclusão, a automação de testes é a melhor maneira de aumentar a velocidade de execução e eficácia dos testes de software.
Quer se aprofundar no tema e receber em primeira mão mais conteúdos como esse? Assine agora a nossa newsletter de tecnologia.