Quase todo mundo hoje passa várias horas do dia conectado no smartphone utilizando algum tipo de aplicativo. Por isso, investir neste mercado é atualmente uma oportunidade de negócios e uma necessidade competitiva. Se você está pensando em desenvolver o seu, chegou no lugar certo: este artigo é um guia com o passo a passo para saber tudo sobre o processo de desenvolvimento de app, do planejamento ao lançamento.
Sabemos que a criação de aplicativos pode parecer um pouco complexa, mas com esse guia você verá que é possível fazer isso com um pouco mais de facilidade. Confira!
Principais etapas do processo de desenvolvimento de aplicativos móveis
Geralmente, um projeto de desenvolvimento de aplicativo móvel consiste em 7 etapas, as quais discutiremos agora. Mas o processo pode variar um pouco de acordo com as necessidades e objetivos das soluções individuais. A sequência é a seguinte:
1. Estratégia: objetivos e público-alvo
2. Esboço: design e características
3. Protótipo: crie um MVP
4. Tecnologias: escolha o sistema operacional e a plataforma
5. Desenvolvimento: mão na massa!
6. Testes, testes e testes
7. Tudo pronto: o lançamento do aplicativo
8. Pós-lançamento: manutenção, atualização e suporte
Veja a seguir passo a passo cada uma das etapas.
1. Estratégia: objetivos e público-alvo
O seu app deve atender uma demanda do mercado. Nesta etapa inicial, os objetivos do seu produto devem ser definidos, pois é a partir deles que os requisitos são estabelecidos. Para isso, pergunte a si mesmo: qual problema meu app vai resolver?
Esse é o ponto de partida para uma boa ideia. Você pode realizar um brainstorming com colegas, parceiros ou mesmo com a empresa de desenvolvimento de aplicativos escolhida. Para tornar a ideia tangível, faça um esboço com caneta e papel.
Para ajudar nessa etapa, é recomendável reunir algumas informações básicas, como:
Público-alvo: quem será o usuário do aplicativo?
Mercado: quem são seus concorrentes?
Utilidade: qual o objetivo do aplicativo?
iOS/Android: qual será a plataforma de desenvolvimento?
A partir destes aspectos, você terá uma visão mais clara do perfil de seu app.
Além disso, nesta etapa, já é possível estimar o custo aproximado do aplicativo e escolher um modelo de monetização.
2. Esboço: design e características
O esboço é, por assim dizer, o começo do desenvolvimento do aplicativo. Nele você vai fazer um rascunho das telas, da aparência da interface, entre outras especificações que vão servir de referência para a empresa de desenvolvimento de app. Se estas características e recursos serão realmente viáveis, são os desenvolvedores quem vão dizer na hora de analisar seu projeto.
3. Protótipo: crie um MVP para o desenvolvimento de app
O Mínimo Produto Viável (MVP) dá vida à ideia do aplicativo por meio de um protótipo. A ideia é desenvolver rapidamente um conjunto mínimo de recursos, suficientes para implantar, testar e analisar a interação entre o cliente e um produto ainda não plenamente desenvolvido. Depois disso, erros são corrigidos e melhorias, propostas.
A partir daí, o produto final vai ser construído aos poucos, à medida que alternativas viáveis ao projeto forem verificadas.
A vantagem do MVP é colocar em prática a ideia geral do aplicativo o mais rapidamente possível, antes que a ideia fique ultrapassada ou outra pessoa a faça primeiro. Outra vantagem é aprender com o usuário. É ele quem vai dizer se a ideia é boa ou não, validar ou sugerir funcionalidades.
4. Tecnologias: escolha o sistema operacional e a plataforma
A seleção do sistema operacional de seu aplicativo é determinante, não apenas para definir como será o desenvolvimento (linguagem de programação utilizada, custos, entre outros fatores), mas também para determinar exatamente o público-alvo.
Ao mesmo tempo, também é recomendável já escolher a tecnologia para desenvolvimento de app: nativo (com código-fonte desenvolvido para uma plataforma específica: Android ou iOS) ou híbrido, que atende tanto ao sistema Android quanto ao iOS com apenas um código-fonte desenvolvido.
5. Desenvolvimento: mão na massa!
Agora é hora de transformar em realidade tudo o que você imaginou e o que foi definido nas etapas anteriores. Dentre as atividades desta etapa estão: design (UI/UX), prototipagem, codificação, entre outras.
No entanto, a maior parte desta fase é dedicada à arquitetura técnica apropriada e codificação do aplicativo, adotando as melhores práticas de desenvolvimento de aplicativos móveis. No final, você terá um front-end e um back-end prontos para o seu aplicativo.
Vale lembrar que o tempo de produção varia conforme a complexidade do aplicativo, funcionalidades, integração e construção de APIs, dentre outros fatores.
Para garantir a qualidade no desenvolvimento de app, é importante escolher uma empresa especializada e idônea que deve abrir espaço para a sua participação ativa ao longo desta fase.
Leia também:
- Desenvolvimento mobile: UDS entre as melhores da América Latina
6. Testes, testes, testes
Antes de colocar seu aplicativo nas mãos de seus usuários, não importa o quão inovador seu aplicativo móvel pareça, você precisa garantir que tenha feito testes rigorosos do aplicativo para encontrar os defeitos/bugs e resolvê-los.
Em geral, são aplicados três tipos de testes:
- Teste de funcionalidade: garante que seu aplicativo esteja funcionando conforme o esperado, ajudando a eliminar quaisquer problemas críticos com a jornada do usuário e o fluxo de navegação do aplicativo.
- Testes de compatibilidade: ajudam a garantir que o aplicativo esteja funcionando conforme o esperado nos dispositivos e nas diferentes situações para as quais foi destinado.
- Testes de desempenho: ajudam a eliminar problemas como consumo excessivo de bateria ou uso de recursos.
Sem dúvida, os testes são essenciais para o seu aplicativo evitar inúmeras falhas, incluindo segurança, desempenho, experiência do usuário, usabilidade, compatibilidade e funcionalidade. Depois de passar por esta etapa, seu aplicativo está pronto para o lançamento.
6. Tudo pronto: o lançamento do aplicativo
Finalmente, chegou a hora! Aqui você escolhe as plataformas de distribuição de acordo com o sistema operacional do aplicativo: Google Play Store e/ou Apple App Store. É o momento também de aplicar várias estratégias de marketing para tornar seu aplicativo popular entre os usuários.
Algumas ações de marketing possíveis são: anúncios pagos, vídeos explicativos do app, envio de releases para portais de notícias, uso de ASO (otimização de busca nas lojas de aplicativos), influencers, entre outras iniciativas.
É importante notar que a publicação dos apps nas respectivas lojas não é gratuita: a Google Play Store (Android) cobra uma taxa única de 25 dólares e a Apple App Store, 99 dólares anuais. Portanto, tenha um orçamento separado para isso.
Leia também:
- App em iOS ou Android: Qual deles priorizar?
- 6 erros na criação de aplicativos que sua empresa não pode cometer
7. Pós-lançamento: manutenção, atualização e suporte
Um aplicativo de sucesso é aquele que não é apenas bem desenvolvido, mas também possui suporte, manutenção e constante atualização para manter o engajamento de seus usuários.
Se você deixar de fazer a correção adequada de bugs e não resolver problemas técnicos pode levar seus usuários a se afastarem do aplicativo – por exemplo, lentidão para carregar.
Já imaginou o seu aplicativo falhar depois de todo o dinheiro investido e do cuidado de etapa em etapa? Portanto, você deve monitorar regularmente as áreas de melhoria e o desempenho do aplicativo, tais como:
Segurança e a privacidade do usuário
Siga as práticas-padrão e os protocolos de segurança mais recentes para proteger a segurança e a privacidade dos usuários do seu aplicativo, evitando roubo de dados e ataques cibernéticos.
Manutenção agendada com a fábrica de software
Ao praticar agendar a manutenção do seu aplicativo, você não apenas obtém a correção de bugs em tempo hábil, mas também garante a boa integridade geral do seu aplicativo.
Suporte ao aplicativo
Tenha uma equipe de suporte para resolver os problemas dos clientes mais rapidamente e aprimorar seu atendimento aos usuários. Aliás, o próprio aplicativo pode incluir funções como bate-papo para ajuda, para não deixar pedra sobre pedra no fornecimento do melhor suporte ao cliente.
É uma boa ideia acrescentar o serviço de manutenção e suporte ao seu aplicativo no contrato com a empresa desenvolvedora, ou ainda contratar a equipe por meio de outsourcing de TI.
Quanto custa o desenvolvimento de app mobile?
O investimento necessário para criar um aplicativo dependerá principalmente de 3 variáveis:
- Quantas e quais são as funções do aplicativo?
- Como as funções do aplicativo devem se comportar?
Estes dois pontos estão ligados à quantidade de trabalho (normalmente em horas) necessária.
- Quais as especialidades e a quantidade de profissionais envolvidos no projeto?
- Quantas etapas serão as adotadas por seu fornecedor para garantir que seu aplicativo tenha qualidade?
Já estes dois pontos estão ligados à qualidade (variados quesitos, tais como: robustez, performance, confiabilidade, interatividade).
Dica importante: Não contrate desenvolvimento de app sem identificar quanto tempo será investido na qualidade (processos e ferramentas).
Note também que há projetos que exigem atuação de apenas alguns profissionais durante pouco tempo; já outros demandam uma equipe robusta dedicada por vários meses.
Quanto ao custo geral, projetos de porte mediano, desenvolvidos com uma boa arquitetura e experiência do usuário variam entre R$ 120.000 e R$ 195.000 para cada sistema operacional. Mas tenha em mente que se trata de um dado muito sensível e variável diante de diversas questões abordadas neste artigo.
Ou seja, existem projetos de aplicativos de R$ 50 mil, R$ 500 mil ou na casa dos milhões.
A precificação é muito discutida não só para desenvolvimento de aplicativos, mas para softwares em geral.
É importante ressaltar que a definição das etapas/profissionais variam de empresa para empresa. Embora existam melhores práticas e padrões desse mercado, nem todas as organizações os adotam.
Leia também:
- Quanto custa criar um app?
Como escolher uma empresa de desenvolvimento de app?
Com certeza, as melhores empresas de desenvolvimento de app possuem pelo menos 2 características:
Processo de trabalho e contrato claros, com garantias de qualidade ao longo de todo o processo e uma entrega de qualidade no fim do desenvolvimento;
Cases de sucesso para comprovar sua competência/experiência.
Visite o site da empresa. Há projetos similares ao seu? Confira também os principais feedbacks dos clientes sobre como foi todo o processo.
Além disso, recomendamos que você:
Avalie a qualidade da equipe de tecnologia. A qualidade do seu aplicativo dependerá da experiência da equipe terceirizada.
Procure por recomendações e certificações importantes do mercado que comprovem a qualidade do time. Por exemplo, aqui na UDS, o nosso time possui diversas certificações fornecidas pela Google (Google developers expert, Associate Android Developer, Nanodegree Google) e Apple (iPhone Developer).
Leia também: - Quais são as melhores empresas de desenvolvimento de aplicativos? - Empresa de desenvolvimento de aplicativos: como ter sucesso ao contratar
Entenda o método de desenvolvimento utilizado. Metodologia Ágil ou modelo cascata (Waterfall)? Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
Além de priorizar a Metodologia Ágil, um dos princípios da UDS é desenvolver projetos junto com o cliente, garantindo não só a agilidade na entrega como uma gestão participativa durante todo o processo de desenvolvimento.
Qual tipo de suporte a empresa oferece?
Lançar um produto é só o começo da sua jornada. Entenda qual tipo de suporte pós-lançamento a empresa oferece e quais as opções de sustentação do app.
Procure garantias concretas de entrega. Uma parceria eficaz oferece o controle total do projeto em cada etapa.
A empresa de terceirização deve ter um excelente processo de comunicação com o cliente, assim como ser totalmente transparente sobre o andamento do projeto, apresentando indicadores e entregas semanais ou quinzenais do produto, ou MVP.
Leia também:
- UDS entre as melhores empresas para criação de apps
- Como escolher uma empresa para terceirização da criação de apps
- Por que sua empresa precisa desenvolver um app?
- Saiba como contratar um desenvolvedor de aplicativo
Conecte-se com seu público e expanda seus negócios
Como você pôde ver, o desenvolvimento de app é um processo desafiador, mas ao mesmo tempo promissor. Dado o rápido crescimento do mercado de soluções móveis e o uso generalizado de smartphones, você precisa de um produto desse tipo para o seu negócio.
Afinal, um aplicativo bem desenvolvido é fundamental para ampliar o alcance de produtos e serviços e, assim, impulsionar o retorno sobre o investimento (ROI) da marca.
Mas, embora o desenvolvimento de app seja, sem dúvida alguma, benéfico para o seu negócio, você deve entender qual o tipo ideal e a plataforma móvel adequada.
Para isso, a terceirização do projeto a uma equipe especializada ou a contratação de uma consultoria podem ser valiosos para que seu aplicativo realmente seja um sucesso.
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