Dicas para acelerar o tempo de desenvolvimento de software

Desenvolvimento de Software, Gestão e Liderança, Plataformas e Sistemas Web

Além da metodologia ágil, existem alguns segredos para diminuir o tempo de desenvolvimento de software

Líderes de tecnologia e grandes empresas estão sendo cada vez mais pressionados para encontrar soluções que acelerem o desenvolvimento de software. 

Impossível não falarmos do desenvolvimento ágil de software nessa missão. A eficiência, flexibilidade e a aversão à burocracia são pontos fortes dos métodos ágeis muito valorizados atualmente. 

Então leia até o final, para entender como você pode diminuir tempo e custo no desenvolvimento de software do seu projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

5 dicas essenciais para acelerar o tempo de desenvolvimento de software

1. Invista em uma consultoria de desenvolvimento de software sob demanda

Desenvolver um software do zero não é uma tarefa simples nem barata. O processo envolve ter uma equipe altamente especializada, conhecimento em metodologias específicas e competência técnica. Muitas vezes é o suficiente para perder o timing e lançar um produto que já nasce atrasado no mercado. 

Por isso, terceirizar esse processo com uma empresa de desenvolvimento de software web e mobile sob demanda pode ser a solução para destravar de vez o seu projeto.

As principais vantagens da terceirização:

  • Elimina tempo e custo de contratação de time interno.
  • Alta velocidade para alocar profissionais qualificados e terceirizados.. 
  • É possível aumentar ou reduzir a equipe sob demanda.
  • Garantia de grande qualidade visual e técnica no projeto.
  • Know-how de uma empresa especialista em tecnologia. 

2. Desenvolva um MVP 

Um MVP (mínimo produto viável) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. 

O objetivo é apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto. Dessa forma, o time entende o que está faltando no produto e quais são seus pontos fortes e fracos. 

Compreender o interesse do cliente em seu produto antes de desenvolvê-lo totalmente pode ser valioso porque quanto antes você entender a viabilidade do seu produto, menos dinheiro e esforço você gastará em um produto que não terá aderência.

3. Aposte em DevSecOps: desenvolvimento, segurança e operações

O objetivo do DevSecOps é lançar software melhor e mais rápido, além de detectar e corrigir falhas na produção.

Adotar processos, metodologias ou boas práticas como DevSecOps em seu projeto de desenvolvimento, acelera os ciclos de entrega, aumenta a produtividade e garante mais segurança.

Basicamente, DevSecOps pensa e incorpora a segurança da aplicação e da infraestrutura a todos os processos de desenvolvimento do software, do início ao fim. Isso resolve a tensão entre as equipes de DevOps que desejam lançar software rapidamente e as equipes de segurança que priorizam a segurança acima de tudo.

Ao integrar princípios e práticas de segurança ao desenvolvimento e às operações de software, as equipes fornecem novos softwares e serviços em velocidade ágil, sem comprometer a segurança do aplicativo ou software. 

Prática imprescindível não só para diminuir o tempo do desenvolvimento, mas para se diferenciar em um mercado altamente competitivo. 

4. Adote o desenvolvimento com Low-code

Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que dispensa o conhecimento de programação para construir aplicativos, automatizando todas as etapas do ciclo de vida do produto. 

Low-code é uma das fortes tendências de desenvolvimento para os próximos anos. 

Segundo a Gartner, até 2024 é esperado que 65% ou mais dos softwares sejam desenvolvidos a partir de plataformas low-code em todo o mundo.

Muitas empresas vêm adotando plataformas de low-code e ferramentas de prototipagem para facilitar a sua jornada de inovação, criando protótipos rapidamente, produtos mínimos viáveis (MVPs) e até mesmo aplicativos inteiros.

As plataformas de low-code permitem que quase qualquer pessoa desenvolva software sem a codificação tradicional, mas por meio de interfaces gráficas entre usuário e configuração.

5. Terceirize a squad interna focada no projeto

Contratar os melhores talentos é um dos maiores desafios atuais em qualquer empresa. A procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% durante a pandemia, só em 2020. Sendo pessoas desenvolvedoras as mais procuradas. 


A demora na contratação de desenvolvedores causa prejuízo para empresas de diversas formas, atrasando o início dos projetos e aumentando o investimento com contratações. 

Leia também:
- Hunting TI: o que é e como ter sucesso

Terceirizar o projeto com uma consultoria de desenvolvimento de software é uma opção (item 1), mas você também pode optar por alocar uma squad com a consultoria especializada. 

Uma empresa de hunting tem o desafio de contratar a Squad que se encaixa perfeitamente na sua demanda. 

Não se engane: apenas bons profissionais constroem software de qualidade. Portanto, o sucesso do seu produto depende diretamente das pessoas envolvidas. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

No desenvolvimento de software, ser rápido é decisivo

Mas é importante lembrar que não estamos falando de desenvolvimento rápido sem controle. Estamos falando sobre a utilização de metodologias certas, frameworks e, acima de tudo,  mudança de mindset. 

Como vimos, existem várias maneiras de acelerar o tempo de desenvolvimento de software. Embora algumas dessas dicas possam exigir um investimento inicial de tempo ou dinheiro, o retorno pode ser significativo. 

Seguindo essas diretrizes e usando as ferramentas e técnicas corretas, você pode reduzir semanas ou até meses do cronograma do projeto sem sacrificar a qualidade ou a funcionalidade. Quais estratégias você achou mais úteis para acelerar o desenvolvimento de software?

Inscreva-se na nossa newsletter para continuar aprendendo e experimentando novas maneiras de melhorar o seu fluxo de trabalho.

Autor

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

COMPARTILHE

Fique por dentro

Fale com a UDS

Autor

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.