/Blog

CASE

Como criamos a Plataforma Fitness e sua Infraestrutura Cloud em tempo recorde

A Utreino, plataforma de streaming fitness, superou desafios significativos ao migrar de uma solução White Label restritiva para uma plataforma altamente personalizável, criada pela UDS. Com o Desenvolvimento de Software e Consultoria Cloud, a empresa transformou a experiência de seus clientes.

Quer saber como transformamos a Utreino? Continue a leitura.

Foram desenvolvidas duas soluções, App e Backoffice, ambas com estrutura adaptável e autônoma para criar uma experiência de streaming fitness excepcional e gestão intuitiva.

Além disso, a infraestrutura Cloud foi construída do zero, utilizando o AWS CloudFront. Solução escalável, segura e eficiente em termos de custos. O resultado é uma plataforma robusta e personalizada, alinhada com os padrões dos principais players do mercado, concluída em apenas 3 meses.

Quer saber como transformamos a Utreino? Continue a leitura.

A EMPRESA

Utreino

Uma plataforma online de treino e bem-estar, fundada pela atriz Flávia Alessandra e Otaviano Costa.

O app oferece uma ampla gama de recursos para auxiliar indivíduos em seus objetivos de saúde e fitness.

Isso inclui uma biblioteca diversificada de treinos adaptados a todos os níveis de condicionamento físico, proporcionando flexibilidade para serem realizados em casa ou na academia.

O DESAFIO

Desenvolver uma plataforma personalizada e exclusiva,
capaz de promover uma experiência de alto nível e
absorver grande volume de acessos.

PERSONALIZAÇÃO

A modalidade White Label, anteriormente adotada pela Utreino, restringia a personalização da plataforma. A empresa desejava se destacar no cenário fitness com uma identidade visual única.

Era necessário criar uma UX envolvente que proporcionasse aos usuários uma experiência ao estilo Netflix.

AUMENTO DE ESCALA

A expansão da empresa demandava uma infraestrutura escalável, segura e robusta. A modalidade white label também era um obstáculo a essa crescente demanda.

Era preciso criar uma infraestrutura robusta que suportasse o número crescente de usuários, garantindo também a qualidade do serviço.

AUTONOMIA

A equipe da Utreino não era especializada em aspectos técnicos e necessitava de uma solução autônoma, com uma estrutura de fácil ajuste em termos de conteúdo.

Era preciso garantir a adaptabilidade em relação a novos recursos de maneira ágil e intuitiva.

White label é um modelo de negócio em que um produto ou serviço é produzido e depois comercializado para outras marcas, que têm a opção de personalizá-lo de forma limitada.
Embora inicialmente mais acessível e rápida, essa solução pode impactar a flexibilidade e personalização, como no caso da Utreino, que buscava uma identidade visual única e maior controle sobre sua plataforma fitness.
Outra dificuldade é quanto a infraestrutura de nuvem, que é fixa e limitada à estrutura criada pela fornecedora.

AS SOLUÇÕES

Uma plataforma fitness completa, feita
com tecnologia exclusiva e solução Cloud AWS.

Tecnologia UDS

Para atender à proposta de personalização e alto nível de user experience, criamos a plataforma Utreino a partir de código-fonte consolidado, feito para atender às melhores práticas de serviços em streaming.

Com isso, foi possível cumprir com todos os requisitos iniciais da empresa.

Infraestrutura do zero

Utilizamos o AWS CloudFront, infraestrutura ideal para o alto número
de requisições em casos de pico de acessos, além de estável e econômica.

Dessa forma, a Utreino poderia realizar campanhas, lançamentos e expandir sua plataforma sem maiores contratempos.

Gestão intuitiva

Para garantir que a equipe Utreino pudesse adaptar o conteúdo de sua plataforma de forma intuitiva e rápida, trabalhamos em um Backoffice dinâmico, feito para ser personalizado.

A plataforma se adapta para receber novas campanhas e priorizar informações sem auxílio técnico.

POR DENTRO DO PRODUTO

App

Com o modelo de streaming de conteúdo, a UDS criou a plataforma fitness mobile. Sua identidade e estrutura foi idealizada com base na experiência de navegação promovida pelos maiores players do mercado, como Netflix, HBO Max e Prime Vídeo.

Outro diferencial é a qualidade de imagem e som, padrões adaptados para o modelo de negócios, pensados também para espelhamento em outras plataformas.

Player fácil e intuitivo

Alta usabilidade na navegação

Carteira de pagamentos e cartões

Divisão por categorias e timeline do usuário

Modo de visualização noturno

Backoffice

Área de gestão da aplicação, projetada para permitir que a equipe da Utreino administre de forma autônoma todo o conteúdo e realize outras modificações, caso necessário.

Nela, é possível fazer toda a parte de:

Consultoria

Nessa modalidade da Consultoria UDS, criamos a estrutura de Cloud Computing do zero da Utreino. Para isso, integramos os recursos necessários, sejam eles de software, hardware ou virtuais.

Através de Provas de Conceito (PoC) e Testes Preliminares, asseguramos o sucesso da transição para a nova infraestrutura. Também fornecemos apoio financeiro para tornar o processo ainda mais acessível e suave para a equipe.

Alguns dos benefícios da Start Cloud:

AS TECNOLOGIAS

Versáteis, escaláveis e fluidas.

Para a gestão eficaz dos bastidores, a escolha do Backoffice em Node.js foi uma estratégia ágil e de alto desempenho. Essa linguagem de programação rápida, combinada com um Start Kit sólido, aproveita a ampla experiência dos profissionais da UDS para impulsionar a velocidade operacional com qualidade.

Escolhida para o Desenvolvimento Mobile, essa tecnologia se destaca pela facilidade de integração com recursos nativos. O Flutter permite criar aplicativos dinâmicos em um ambiente de desenvolvimento unificado. Com isso, otimizamos o tempo de produção e reduzimos custos.

Menor tempo de carregamento e muito mais estabilidade.

O CDN da AWS acelera a entrega de conteúdo estático e dinâmico para usuários finais. Para isso, o CloudFront distribui o conteúdo por meio de uma rede global de datacenters denominados locais da borda.

Os benefícios são diversos:

Segurança com criptografia em trânsito e em repouso, além de alta proteção contra ataques DDoS.

Ganho de escala com dimensionamento segundo a demanda da empresa.

Reduz os custos de largura de banda e de infraestrutura.

O RESULTADO

Plataforma completa, personalizada e escalável, desenvolvida em apenas 3 meses.

A larga experiência da UDS e código-fonte personalizado para solução de streaming tornou o trabalho muito mais ágil e coeso, concluÍdo em apenas 3 meses.

Experiência de navegação e identidade visual criadas segundo os maiores players do mercado, adaptadas para o segmento fitness e seus usuários.

Start Cloud concluído com sucesso, com tecnologia de distribuição que garante uma experiência fluída, mais segura e escalável para a Utreino e seus usuários.

Alta satisfação do cliente,
com cumprimento de todos os requisitos de personalização e autonomia da plataforma criada pela UDS.

Quer desenvolver um app incrível e
alavancar os resultados da sua empresa?

Fale com nossos especialistas: