A DHL é líder global em logística, com mais de 1,6 bilhão de entregas por ano. A América Latina tem espaço robusto na atuação global da empresa. 

Para modernizar os sistemas da companhia, a UDS atuou com o desenvolvimento de software personalizado, com arquitetura escalável em nuvem e alta observabilidade.


O desafio da DHL

A DHL já possuía vários sistemas para as áreas de importação, exportação, aduana, financeira e comunicação interna. Esses softwares eram responsáveis por suportar e facilitar a operação de toda a empresa. 

Porém, por serem antigos, não tinham boa usabilidade, interface gráfica pouco interessante e alguns só estavam disponíveis on premise. Esses fatores não atendiam aos padrões globais e dificultavam o dia a dia dos colaboradores da DHL.

Na imagem, colaboradores da DHL, líder global em logística, usando instrumentos não digitais para a execução do trabalho.

Tecnologias e soluções encontradas

A nossa squad multidisciplinar identificou como necessária a refatoração e modernização de sistemas legado, e também o desenvolvimento de novas plataformas para múltiplas áreas da gigante global de logística.

Vimos a necessidade de uma arquitetura de software robusta, cloud native e com alto grau de observabilidade para atender aos padrões globais. 

Isso também iria garantir uma manutenção futura muito mais fácil do que a que estava sendo feita.

Mapeamos uma grande quantidade de processos interdepartamentais (com BPMN, entre outras) para garantir completo entendimento da jornada dos colaboradores, embasar a UX e decisões de negócio durante o desenvolvimento.

Como os sistemas desenvolvidos são as ferramentas de trabalho e comunicação diária dos profissionais da DHL, “ter um sistema novo mais fácil de usar” era uma premissa para aumentar a adesão às novas plataformas. 


Entrega final

Fizemos o desenvolvimento de uma nova operação sistêmica para a DHL, com uma arquitetura de software moderna, cloud native, modular e de fácil manutenção, atendendo aos padrões globais da empresa.

Desenvolvemos novas aplicações em VueJS e também uma robusta plataforma administrativa (backoffice) web responsiva.

Criamos uma experiência do usuário (UX) intuitiva usando o profundo conhecimento adquirido sobre a jornada dos colaboradores.

Personalizamos as interfaces dos sistemas para garantir o máximo de eficiência no uso por cada função e  departamento. As plataformas refletem exatamente o que faz parte do escopo de atuação de cada profissional.

Além disso, fornecemos materiais de treinamento para os colaboradores e handovers técnicos ao time de tecnologia.

Na imagem, uma colaboradora DHL utiliza o sistema modernizado pela UDS, que foi a parceira para desenvolvimento de software da gigante da logística.

Conheça outros cases de sucesso da UDS, como o desenvolvimento de software para o streaming da Finclass, do grupo O Primo Rico, ou ainda, como diminuímos o custo em 60x em um projeto inédito no streaming do Brasil para a SKY DirecTV GO.


Sobre a DHL

Fundada em 1969, a DHL é referência global em logística e transporte de cargas. Possui 6.500 escritórios, 400 mil funcionários e realiza remessas para mais de 120.000 destinos em 220 países.

A empresa está no Brasil desde 1978 e entrega os mais diferentes tipos de cargas, desde cartas até encomendas bastante complexas.

Na imagem, um galpão de cargas da DHL, a líder global em logística, que contou com a UDS para modernizar o sistema que já possuía.

Leave A Reply