Os testes automatizados utilizam ferramentas especiais para realizar um conjunto de testes de software. Uma vez que o conjunto de testes é automatizado, nenhuma intervenção humana é necessária. Por isso as ferramentas para teste automatizado são tão importantes.
Testar devidamente um software é uma etapa indispensável no desenvolvimento de qualquer aplicação para garantir a qualidade do software. Na prática, o teste é uma maneira de avaliar a qualidade do software e reduzir o risco de falha durante o ciclo de desenvolvimento e operação.
Existem diversas ferramentas para teste automatizado de software que uma equipe de tecnologia pode utilizar.
Essas ferramentas são capazes de executar testes, reportar resultados e comparar testes anteriores. Além disso, os testes realizados com elas podem ser executados repetidamente, a qualquer hora do dia.
Ou seja, os projetos de software que adotam metodologias ágeis e são desenvolvidos por bons fornecedores incluem teste automatizado desde o início.
Continue a leitura para se aprofundar no processo de teste automatizado e conhecer as principais ferramentas para teste automatizado de software.
O processo das ferramentas para teste automatizado
As etapas a seguir fazem parte do processo de automação:
1) Escolha da ferramenta de teste;
2) Definição do escopo da automação;
3) Planejamento, design e desenvolvimento;
4) Execução do teste;
5) Manutenção.
A squad envolvida no desenvolvimento avaliará a melhor ferramenta de teste para o projeto.
10 ferramentas para teste automatizado de software
1. Selenium
O Selenium é uma das ferramentas para teste automatizado mais populares no momento, voltado à testes de aplicações web pelo browser. Portanto, utilizada para teste de regressão. É uma ferramenta gratuita open source que fornece recursos de reprodução e gravação para este tipo de teste.
Os testadores podem escrever em várias linguagens de programação como, por exemplo: Java, Perl, JavaScript, PHP, Python, C#, Ruby e Groovy.
2. Ranorex Studio
O Ranorex é uma das ferramentas para teste automatizado mais completas, altamente ajustável e fácil de usar, ideal para iniciantes, além de um IDE completo e APIs abertas para especialistas em automação.
Suporta testes de ponta a ponta em desktop, web e dispositivos móveis. A ferramenta possui apenas versão paga, mas oferece versão teste grátis.
3. TestComplete
O TestComplete é uma plataforma que automatiza testes do celular, desktop e aplicações web. Ele também permite a utilização de diversas linguagens, como, por exemplo: JavaScript, VBScript e Python, além de ter as funções de teste orientado por dados (DDT), teste por palavras-chaves, teste de regressão e teste distribuído.
4. Cypress
O Cypress é um framework de testes, de código aberto e de fácil configuração. Possui um painel próprio que exibe o que exatamente está acontecendo durante a execução do teste.
O Cypress utiliza o node JS como servidor e interpretador de sua linguagem JavaScript, permitindo testes E-2-E e com um conjunto completo de frameworks, como, por exemplo: Mocha, Chai, Jquery, SinonJs.
Acima de tudo, a enorme vantagem do Cypress é que com o uso único e exclusivo dele, o automatizador de teste tem à disposição diversos frameworks nativos que possibilitam o desenvolvimento, a execução e a visualização de relatórios dos testes automatizados.
Disponível em versão gratuita e paga.
5. Telerik Test Studio
O Telerik Test Studio é uma ferramenta abrangente de automação que pode ser usado manualmente e oferece teste funcional de UI, teste exploratório e de performance, teste mobile, teste de carregamento, além de teste no Visual Studio.
São compatíveis com apps de automação como, por exemplo: Angular, Android, HTML5, ASP.NET, JavaScript, AJAX, WPF, Silverlight, MVC, Ruby e iOS, PHP. Suporta linguagens de script como VB.Net e C#.
6. Robotium
O Robotium é um framework gratuito bastante popular em automação de testes para Android, compatível com aplicações nativas e híbridas. Mas a sua principal função é simular procedimentos que normalmente são executados por um analista de teste.
Uma das grandes vantagens é que facilita a escrita da automação de testes de caixa preta.
7. LambdaTest
O Lambda Test é uma das ferramentas preferidas para executar testes automatizados entre navegadores. Portanto, os usuários podem executar seus testes em mais de 2.000 navegadores e sistemas operacionais, suportando todos os navegadores recentes e legados.
Por isso, o suporte para todas as principais linguagens e frameworks é uma vantagem grande do LambdaTest. Disponível em versão gratuita e paga.
8. Watir
O Watir é uma ferramenta para testar aplicações web, sob a licença BSD, extremamente leve e open source. É, basicamente, um conjunto de bibliotecas em Ruby para automatizar testes, podendo rodá-los no IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera.
Use o Watir se você precisa testar qualquer navegador e aplicação web ou testar botões, links e tempo de resposta de páginas web, por exemplo.
Compatível com outras ferramentas para teste automatizado, como, por exemplo: Test/Unit, RSpec e Cucumber.
9. Katalon Studio
Ferramenta de automação de testes para aplicações web e móveis.
O Katalon Studio permite que os usuários executem e gerenciem os testes automatizados de forma eficiente, sem complexidades técnicas. Além de oferecer um conjunto variado de recursos.
Pode ser uma ótima opção para equipes pequenas e médias, já que é mais acessível. A ferramenta pode ser utilizada no Microsoft Windows, macOS e Linux.
Disponível em versão gratuita e paga.
10. Kobiton
O Kobiton é uma plataforma de teste móvel que acelera a entrega e o teste de aplicativos móveis, oferecendo testes manuais e automatizados.
A ferramenta permite que usuários criem testes manuais que podem ser executados novamente automaticamente em vários dispositivos reais.
Disponível em versão gratuita e paga.
A escolha da ferramenta de automação correta é importante para que o teste seja bem-sucedido. Além disso, a seleção da ferramenta depende da tecnologia na qual o software está sendo desenvolvido.
Quer continuar se aprofundando no assunto? Inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos sobre tecnologia, e as principais ferramentas para teste automatizado do mercado.