CASE

O Primo Rico: como a UDS criou
uma das maiores plataformas de
educação
financeira, a Finclass

O Primo Rico: como a UDS criou uma das maiores plataformas de educação financeira, a Finclass

A EMPRESA

O Grupo Primo

O Grupo Primo pertence ao maior influenciador de finanças do Brasil, Thiago Nigro. A empresa atua em quatro frentes: educação, tecnologia, investimento e mídia. Todas essas áreas juntas têm o objetivo de trazer inovação e transformar não somente o mercado com constantes avanços, mas ajudar pessoas. 

Com o propósito de dar acesso ao conhecimento, o Grupo Primo atua por meio de quatro frentes de atuação: a educação, a tecnologia, os investimentos e o marketing. A partir desses pilares, a empresa desenvolveu um ecossistema robusto capaz de impactar positivamente milhões de pessoas.

Ao todo, a empresa possui atualmente três plataformas que estão entre as maiores na área de educação do país, e também tem um dos maiores treinamentos de formação de empresários do país, o EAP. Uma destas plataformas é a Finclass, o maior sistema educacional mobile de educação financeira  do Brasil, criada pela UDS em parceria com o Grupo Primo.

O DESAFIO

O desafio de 1 milhão

O projeto da Finclass era audacioso por sua abrangência nacional e global. A ideia existia no papel há muitos anos e sempre foi tratada pelo CEO Thiago Nigro como uma verdadeira missão da empresa.

O objetivo era oferecer educação financeira de alto nível através de um aplicativo mobile, com uma arquitetura totalmente escalável, capaz de receber e-books, aulas, documentários e outros produtos criados pelo Grupo Primo.

Para isso, também era preciso construir uma estrutura de streaming com resolução 4K, com qualidade cinematográfica que não travasse, e que garantisse autoria, ou seja, ninguém pudesse gravar aulas ou baixar conteúdos.

O grande problema era desenvolver uma plataforma com distribuição de conteúdo de alta qualidade de imagem a um baixo custo – uma ferramenta capaz de atingir 1 milhão de assinantes em apenas 1 ano.

O objetivo era ser a plataforma nº 1 de educação financeira EAD e a maior referência do segmento no mundo.

A SOLUÇÃO

Obstáculos superados com intenso trabalho nos bastidores do app

Além do desafio de desenvolver a maior plataforma mobile de educação financeira do país, e da meta de chegar a 1 milhão de assinantes em um ano, havia um intenso trabalho de infraestrutura para garantir a disponibilidade para a live de lançamento da plataforma.

A UDS superou essa dificuldade criando um sistema de pré-aquecimento da infraestrutura para que ela estivesse preparada para receber a quantidade de pessoas esperadas. Nesse ambiente, foram realizados rigorosos testes de cargas e simulação de cenários em que um alto volume de espectadores estariam conectados.

A Live de Lançamento atraiu

+ de 150 mil

pessoas ao vivo

O êxito da live foi determinante para testar a qualidade da entrega final e, é claro, para o sucesso do novo projeto da empresa:

Finclass, O Primo Rico e UDS Tecnologia, desenvolvimento de software e streaming

Como foi o processo de desenvolvimento

A UDS atuou nas seguintes frentes:

Para desenvolvimento do aplicativo, utilizamos o Flutter, framework Google que permite a criação de apps para iOS e Android.

A definição do framework foi apenas uma das soluções. A construção do app Finclass envolveu importantes processos para que a entrega fosse de acordo com as exigências do mercado e cliente. 

O foco principal foi na experiência do usuário (UX), com bastante fluidez em menus, trilhas, vídeos, imagens e em todo o app. Além disso, concebemos a infraestrutura para oferecer qualidade cinematográfica ao conteúdo, sem indisponibilidades. 

Aumentamos as oportunidades de expansão e escalabilidade do negócio, fornecendo desenvolvimento web e mobile que garantisse maior personalização da plataforma, integração com player de vídeo Vimeo e pagamentos facilitados via Hotmart.

Incluímos trilhas de conhecimento, melhoramos entrega e segurança na plataforma, facilitamos o relacionamento professor-aluno e criamos área para divulgação de talentos.

“A plataforma possui uma das melhores experiências de aprendizado do mercado, onde você pode assistir as aulas por meio de vários dispositivos, como smartphone, desktop, tablet, laptop ou TV.”

primo rico, cases UDS Tecnologia

Tecnologias e soluções usadas para a construção do app Finclass

Arquitetura completa e totalmente escalável do aplicativo, capaz de receber e-books, documentários, aulas online e outros produtos que venham a ser criados pelo Grupo Primo.

A parceria com os serviços Amazon Web Services (AWS) S3, CloudFront, Lambda, MediaConvert, MediaPackage e Web Application Firewall foram responsáveis por garantir uma arquitetura completa e totalmente escalável para a aplicação.

Finclass, O Primo Rico e UDS Tecnologia, desenvolvimento de software e streaming

Desenvolvimento de estrutura de streaming usando as soluções AWS. Desenvolvemos um player de vídeo específico, já que as soluções existentes no mercado não resolviam o problema do cliente. 

A estrutura de streaming é robusta e oferece qualidade cinematográfica do conteúdo, sem apresentar indisponibilidades.

Toda a parte de segurança para a propriedade intelectual dos conteúdos dos cursos e vídeos disponíveis na plataforma foi garantida.

Desenvolvimento de estrutura de streaming usando as soluções AWS. Desenvolvemos um player de vídeo específico, já que as soluções existentes no mercado não resolviam o problema do cliente. 

A estrutura de streaming é robusta e oferece qualidade cinematográfica do conteúdo, sem apresentar indisponibilidades.

Finclass, O Primo Rico e UDS Tecnologia, desenvolvimento de software e streaming

Toda a parte de segurança para a propriedade intelectual dos conteúdos dos cursos e vídeos disponíveis na plataforma foi garantida.

Por meio dessas soluções, foi possível entregar um app sempre disponível e ainda capaz de suportar altos volumes de acessos, com baixa latência.

e

Gestão participativa no desenvolvimento do app

A sinergia entre os profissionais da UDS e Primo Rico foi fundamental. Durante o desenvolvimento da plataforma, formamos um time só, com muita integração nas sprints

A gestão participativa permitiu flexibilidade pra ajustar o projeto em tempo recorde e desburocratizar o desenvolvimento do sistema

Com isso, a UDS disponibilizou informações para acompanhamento em tempo real: marcos do projeto, status de atividades em andamento e principalmente indicadores. Isso quer dizer que houve participação ativa e contínua em todas as etapas do desenvolvimento do aplicativo Finclass.

Esta parceria permitiu trabalhar de forma bem ágil, e a entrega do app ocorreu em apenas 6 meses de projeto.

ENTREGA EM

6 meses

O RESULTADO

Recordes de metas e de lucros

Logo nas primeiras 24 horas, a nova plataforma EaD do Grupo Primo ganhou destaque e foi a 2ª mais baixada na categoria educação (atrás apenas do Google Classroom), com mais de 6 mil acessos simultâneos.

Além do trabalho pré-evento, durante a sua realização, uma equipe da UDS acompanhou os indicadores, garantindo que tudo funcionasse corretamente.
Após o lançamento, disponibilizamos o app na App Store e Google Play.

“A Finclass chegou para promover uma disrupção no panorama atual da educação financeira no Brasil. Dinheiro é sinônimo de prosperidade e segurança. Para transformar a educação financeira em uma experiência sem precedentes, aliamos um time de profissionais renomados com alta tecnologia e uma experiência de cinema. Nosso objetivo é dar acesso para que todas as pessoas tenham o conhecimento necessário para investir melhor seu dinheiro”.

Thiago Nigro

CEO do Grupo Primo

Hoje, a Finclass é a primeira plataforma de streaming de educação financeira do país, com 125 mil alunos inscritos e mais de 1 milhão de acessos.

Mas além do sucesso como plataforma educativa, o faturamento também é comemorado pelo Grupo Primo: em apenas um ano de lançamento, a geração de receita da Finclass atingiu os R$ 130 milhões.

125mil

ALUNOS

1mi

ACESSOS

R$ 130mi

DE RECEITA

Decididamente, a ideia de ajudar as pessoas a ganharem dinheiro através de uma plataforma de conhecimento se uniu ao potencial crescente de geração de lucros do negócio – e tudo indica que agora só o céu é o limite.

Crie seu app com especialistas em desenvolver aplicativos de ponta.

Fale com nossos especialistas:

O que o maior influenciador de finanças do país e a UDS têm a ver? 

UDS e Thiago Nigro, o Primo Rico, são parceiros naquele que foi considerado pelo especialista como o maior projeto de sua vida. Estivemos juntos no desenvolvimento da Finclass, plataforma de educação financeira do Grupo Primo. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

O desafio

As metas eram ousadas.

Em âmbito nacional, o desafio era ser a maior plataforma mobile de educação financeira e, em um ano, atingir 1 milhão de assinantes

Em escala global, o objetivo também era ser o número um. Neste caso, no longo prazo, o Grupo Primo visualiza a possibilidade da Finclass se estabelecer como a grande referência de educação financeira do mundo.

Com os propósitos tão claros, o projeto não surgiu de repente. Ele já existia no papel há muitos anos e sempre foi tratado pelo CEO Thiago Nigro como uma missão da empresa. O objetivo era trazer a educação financeira de alto nível (inclusive, em 4K) para o público geral e de forma acessível. 

Atingir uma plataforma de excelência, conteúdo de qualidade elevada (talvez, único) e baixo custo para o cliente final do Grupo Primo parecia uma equação complicada de fechar. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Tecnologias e soluções encontradas 

Para desenvolvimento do aplicativo, utilizamos o Flutter, framework Google que permite a criação de apps para iOS e Android.

A definição do framework foi apenas uma das soluções. A construção do app Finclass envolveu importantes processos para que a entrega fosse de acordo com as exigências do mercado e cliente. 

O foco principal foi na experiência do usuário, com bastante fluidez em menus, trilhas, vídeos, imagens e em todo o app. Além disso, concebemos a infraestrutura para oferecer qualidade cinematográfica ao conteúdo, sem indisponibilidades. 

Case Primo Rico - Desenvolvimento de software streaming - Flutter - UDS Tecnologia - Depoimento
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Parceria com AWS

Os serviços Amazon Web Services (AWS) S3, CloudFront, Lambda, MediaConvert, MediaPackage e Web Application Firewall foram responsáveis por garantir uma arquitetura completa e totalmente escalável para a aplicação. Por meio dessas soluções, foi possível entregar um app sempre disponível e ainda capaz de suportar altos volumes de acessos, com baixa latência. 

A AWS também foi a parceira no desenvolvimento da estrutura de streaming para a plataforma do Grupo Primo. Com velocidade de entrega dos conteúdos e segurança, abrigamos um player de vídeo específico para a Finclass. Por meio dessa construção, além da alta disponibilidade, ficou garantida toda a segurança para a propriedade intelectual dos conteúdos dos cursos e dos vídeos disponíveis na plataforma.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Entrega final

No desenvolvimento do projeto, UDS e Grupo Primo formaram um time só. Existiu muita sinergia entre os profissionais das duas empresas e bastante integração nas sprints. Com flexibilidade, ajustamos os modelos de trabalho para desburocratizar os processos. Dessa forma, foi possível alcançar tudo o que foi planejado na criação do app Finclass.

Um ponto importante da entrega final foi a live de lançamento da plataforma. Ela foi fundamental para o sucesso do novo projeto da empresa. Cercada de expectativa, o evento on-line atraiu mais de 150 mil pessoas simultaneamente ao vivo. 

Para que tudo desse certo, a UDS atuou ativamente nos bastidores. Criamos um sistema de pré-aquecimento da infraestrutura, para que ela estivesse preparada para receber a quantidade de pessoas esperadas. Nesse ambiente, foram realizados testes de cargas e simulação de cenários em que um alto volume de espectadores estariam conectados. 

Assim, foi possível realizar o dimensionamento correto da infraestrutura necessária para o lançamento da Finclass. O resultado foi uma live com milhares de pessoas entrando simultaneamente e sem nenhuma indisponibilidade na transmissão. 

Além do trabalho pré-evento, durante a sua realização, uma equipe da UDS acompanhou os indicadores, garantindo que tudo funcionasse corretamente.

Após o lançamento, disponibilizamos o app na App Store e Google Play. Logo nas primeiras 24 horas, a nova plataforma EaD do Grupo Primo ganhou destaque e foi a 2ª mais baixada na categoria educação (atrás apenas do Google Classroom), com mais de 6 mil acessos simultâneos.

A plataforma Finclass está disponível nas principais lojas de aplicativos com links no site: https://finclass.com/. Mesmo com o alto volume de downloads, o app segue com ótima avaliação. Entre os usuários iOS, 5 estrelas; enquanto no Android, tem 4,6 estrelas. Números excelentes e que ressaltam a qualidade da entrega realizada por UDS e Grupo Primo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Sobre o Grupo Primo

É o grupo fundado pelo influenciador Thiago Nigro e surgiu com o único propósito de dar acesso ao conhecimento em. Isso é realizado por meio de quatro frentes de atuação: a educação, a tecnologia, os investimentos e o marketing. A partir desses pilares, o Grupo Primo desenvolveu um ecossistema robusto capaz de impactar positivamente milhões de pessoas. 

Essa grandiosidade pode ser medida com base em alguns números. O Grupo Primo Rico tem um dos maiores treinamentos de formação de empresários do país, o EAP. Além disso, ainda possui a Finclass, o Staage e a DNAClass, três das maiores plataformas de educação do país.

Case Primo Rico - quem é Thiago Nigro - Desenvolvimento de software streaming - Flutter - UDS Tecnologia

Entre os sistemas de ensino à distância desenvolvidos pelo Grupo, o destaque fica para a Finclass. Ela é a maior e a mais completa plataforma de educação financeira do Brasil. Foi no desenvolvimento dela que a parceria com a UDS começou.